F1, Colin Kolles: “Um dia, pode haver só três fabricantes e as suas equipas satélite”
Colin Kolles, antigo chefe de equipa de F1, diz que não há maneira da Racing Point ter copiado o Mercedes apenas a partir de fotografias. Alega que receberam “peças” e “dados”. Mais uma acha para a fogueira. Kolles, que, recorde-se esteve à frente desta mesma equipa, baseada em Silverstone, durante o seu tempo como Jordan e Midland, quando lá esteve Tiago Monteiro, disse ao Sport 1 que é impossível copiar um carro a partir de fotografias: “Não é apenas as condutas dos travões, mas sim de todo o conceito do carro. Não se trata apenas de copiar a partir de fotografias. Eles não só tinham peças, mas também certos dados”.
Kolles questiona também a participação de Toto Wolff em tudo isto, uma vez que o austríaco é um bom amigo do proprietário da Racing Point, Lawrence Stroll. Kolles é ainda de opinião que “A base da Fórmula 1 é desenhar o próprio carro. A F1 arrisca-se a que as equipas mais pequenas fiquem completamente dependente dos grandes fabricantes. A dada altura, haverá apenas três fabricantes e as suas equipas de satélite que terão de fazer o que os fabricantes dizem”, alega.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pois é, mas a culpa é de quem ?
Da FIA que é quem faz os regulamentos.
Se os regulamentos fossem mais simples e acessiveis…tudo se resolvia. É tão simples.
Falta é vontade politica, e então numa FIA sempre muito bem comportadinha no politicamente correcto, isso não é possivel.
Pensar que simplicidade e acessibilidade nos regulamentos resolve os problemas de cópias dos carros o é para ter piada ou é pura ignorância
Como se hoje em dia não fosse possível em computador fazer uma reprodução perfeita.
Não, claro que não é possível.
Se assim fosse, não faltariam equipas a querer entrar na formula 1 e a ganhar nos primeiros anos…
E ainda digo mais, se tudo fosse possível com um computador, qual seria a necessidade das equipas em testar no túnel de vento, sendo que estes testes gastam uma parte considerável dos seus orçamentos?
As opções da RP eram simples… desenhava o próprio carro e ficava a 2s ou fazia uma cópia barata e ficava a 1s…
Se as equipas pequenas não poderem “copiar” nada, o fosso irá aumentar. Também não sei até que ponto isso é bom…
Vamos ver é se não acabamos como as corridas de Fórmula Indy… era mau e desvirtuava tudo aquilo que a F1 foi até hoje, mas como a FIA também não parece querer impor-se mais cedo ou mais tarde algumas equipas vão acabar por abandonar o barco.
Na escola não se podia… na Faculdade não se devia… na Profissão pode-se… fantástico!
Isto parece-me mais que óbvio…
Quem tem a ideia de quão complexo é um carro de F1, há muito tempo que já tinha percebido que a tanga de terem usado apenas fotografias do W10 para desenhar o RP, era “milho para pardais”. Copiar um carro, e ainda de repente acertarem com o conceito, e geometria da suspensão…é de mais evidente que tiveram ajudas externas. Resta saber se a FIA faz algo contra o complô Mercedes.
E agora quantos há de cada?
3 equipas Mercedes
3 equipas Ferrari
2 equipas Red Bull
Mclaren
Renault
Ja temos 3 fabricantes e a Honda. Não estamos longe do fim!
só quem tiver um QI perto do zero ou for intelectualmente desonesto é que acredita no Stroll e no Toto… é mais do que evidente que utilizaram dados e peças para elaborar o carro cor de rosa….. não venham com tangas é por esta e outras que a actual F-1 tem tanto intresse como apanhar gambuzinos…..
“A dada altura, haverá apenas três fabricantes e as suas equipas de satélite que terão de fazer o que os fabricantes dizem”, alega.” Conto 4 fabricantes, Ferrari, Mercedes, Renault e Honda (RB), que como construtores/fornecedores de UP, gerem a F1. Só por mero acaso uma equipa não construtora poderá ganhar UM grande prémio. Assim sendo porque não regulamentar especificamente as equipas satélite? Poderiam, por exemplo, correr com os carros da época anterior e ter uma classificação distinta das equipas de fábrica (já se faz uma coisa parecida no motogp) Os regulamentos actuais estão desajustada à realidade, as equipas não oficiais… Ler mais »
Meu caro, isto não é leMans. Achas bem que se faca um campeonato do mundo aoenas com 4 equipas a competir pela vitória?
Então quantas equipas podem aspirar vitórias na F1 actual? 1.5? Ora pensa lá bem naquilo que escreves-te.