F1, Christian Horner: “Não vão ser sete anos de domínio”

Por a 13 Julho 2023 17:19

Esta regulamentação foi feita a pensar no espetáculo e para evitar era de domínio exacerbado como o que vimos na Mercedes desde 2014 a 2021. Christian Horner não acredita que a Red Bull conseguirá ter sete anos de domínio como os Flechas de Prata e já vê a convergência a acontecer.

A convergência é o que vemos quando a performance das equipas começa a ser igual e as diferenças se dissipam. A tecnologia usada começa a ser equivalente e o espetáculo começa a ser mais interessante, pois as lutas são mais renhidas. Na primeira era turbo-híbrida, a convergência demorou a ser atingida e assim que aconteceu, entrou este conjunto de regulamentos, pensados para que essa convergência aconteça mais rapidamente. Horner acredita que já está a acontecer:

“Uma coisa que sabemos com este desporto é que as coisas vão começar a convergir, já podemos ver isso a acontecer. A coisa mais importante a ter na convergência é a estabilidade e a estabilidade dos regulamentos vai aproximar muito mais todas as equipas. Podemos ver que já está a começar a acontecer, não vão ser mais sete anos de domínio. As unidades motrizes são todas muito semelhantes atualmente e os chassis evoluem muito mais rapidamente do que os motores. Já podemos ver, desde o início da época até agora, que as coisas já estão a convergir.”

A McLaren é o exemplo da convergência, com uma atualização a trazer grandes ganhos, usando a filosofia aplicada pela Red Bull:

“É um conceito muito semelhante” disse Horner. “Eu estava a olhar para o carro na grelha, é a primeira vez que o vemos este ano e podemos ver que a filosofia que eles adotaram é muito semelhante. Escolheram um caminho semelhante. É lisonjeiro, não é? É inevitável que isso aconteça. Porque é que não havia de acontecer? Quando se tem um carro com um desempenho como o nosso, é bastante lógico que se procure imitá-lo, o que algumas equipas escolheram fazer.”

Assim, talvez em 2024 as corridas sejam mais equilibradas. Mas em 2023 a referência é clara.

Foto: Ryan Pierse/Getty Images

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
dannyricfanclub
dannyricfanclub
10 meses atrás

Talvez um dia as luminárias da F1 descubram que homogeneizar os carros não é o melhor caminho para a competitividade. Com regulamentos demasiado estritos, quem descobrir as melhores soluções adquire uma supremacia prolongada. Foi o que aconteceu com a Mercedes em 2014, com a geometria do turbocompressor, e o que está a acontecer agora com a Red Bull. Das duas uma: ou transformam a F1 num troféu monomarca, com fornecedor único de chassis e motores (o que, alem de ser rejeitado pelas equipas, só garante igualdade até certo ponto, como se vê na F2 e na F3), ou fazem regulamentos… Ler mais »

Patucho10
Patucho10
Reply to  dannyricfanclub
9 meses atrás

Concordo a 100%

Patucho10
Patucho10
9 meses atrás

Não vai ser 7 anos de domínio? Bem 2anos já estão e com a margem que a Red Bull tem este ano dá para se concentrarem na evolução do carro para o ano, coisa que a Mercedes fez durante esses 7 anos, se as regras não mudam então a Red Bull no próximo ano parte novamente na pole para a próxima época e com larga vantagem . Uma coisa é certa pode não ser um domínio da Red Bull durante 7 anos, mas o domínio ainda é maior este ano e com a falta de luta entre os pilotos da… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado