F1: ‘Caso’ Ferrari ainda não acabou

Por a 11 Junho 2020 11:33

O coronavírus ‘confinou’ a política na Fórmula 1, mas com as corridas a regressarem dentro de três semanas, retornam também os ‘jogos de bastidores’ e pelo que já se ouve, a questão da legalidade dos motores da Ferrari de 2019 não está morta e enterrada.

Quem olhou para as novas regras da F1 de 2020 percebeu que foram emitidas uma série de novas diretivas técnicas relativas ao funcionamento dos motores híbridos, que se crê serem baseadas no controverso acordo secreto alcançado entre a FIA e a Ferrari.

Uma das novas medidas passa por um sensor adicional para medir a utilização dos complexos sistemas de recuperação de energia, enquanto outra trata-se duma restrição ao consumo de óleo: “Este tema ainda não foi encerrado”, disse Cyril Abiteboul, da Chefe de Equipa da Renault a um jornal alemão. Da McLaren também surgem vozes dissonantes, com Andreas Seidl a insistir que “a Ferrari poderia ter sido mais transparente”. Por fim o inevitável Helmut Marko, consultor da Red Bull-Honda, disse: “Por causa do coronavírus tivemos, infelizmente, de lidar com outras coisas, mas isso não significa que não vamos continuar a trabalhar neste acordo entre a FIA e a Ferrari, assim que as coisas voltem ao normal”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
an19071747
an19071747
3 anos atrás

Ate se espuma o Marko

can-am
can-am
3 anos atrás

Isto tem minado a credibilidade da F1 ao longo de muitos anos,o que é mau. Pior ainda por ser sempre o mesmo suspeito,e pela atitudes singulares de que quem deveria ser imparcial e zelar pela paridade entre todos os competidores.

F1_4ever
Reply to  can-am
3 anos atrás

Sempre o mesmo suspeito???!!! então e os casos da há muitos anos atrás da Tyrrel e da Benetton que foram apanhadas a fazer batota e desclassificadas, já para não falar do Brabham ventilador ou do Lotus com duplo chassis. Não é sempre o mesmo suspeito.

Patucho10
Patucho10
3 anos atrás

A ser verdade esse acordo secreto a Ferrari deveria ser punida e ficava com zero pontos na época anterior, e estas medidas colocadas á pressa mais duvidas deixam que pode ser verdade, Mas já falta pouco para o inicio do campeonato então vamos ver se se confirma ou não aquela performance dos Ferrari em recta, ou se de um ano para o outro perderam velocidade, e aí pode se perceber melhor se ouve batota da Ferrari ou não.

galileufigarogmail-com
galileufigarogmail-com
3 anos atrás

Não vou desculpar a Ferrari que viu um buraco técnico no regulamento e explorou a falta de capacidade técnica da FIA de provar a injecção de combustível no motor. Mas fico parvo com alguns comentários de algumas pessoas que parece que só vêem F1 desde que começou a era híbrida. Esqueceu-se como começou o avanço da Mercedes. Parece que só a scuderia aproveita estas tecninalidades. Dizer que este caso prejudica a F1 à anos…mas vocês sabem do que tão a dizer? O caso é de 2019. O que prejudica a imagem da F1 é adulterar uma corrida obrigando um piloto… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  galileufigarogmail-com
3 anos atrás

Então para quê um acordo secreto? Se a Ferrari não fez nada ou não se provou nada? É essa a grande questão.

eugenio.quintino@gmail.com
3 anos atrás

Eugenio acho incrível quando algo se passa com a Ferrari. Porque é que a Mercedes teve sempre tanta vantagem nesta era híbrida? Nunca se questionou a potência do motor da Mercedes? O problema foi quando apareceu uma equipa capaz de ter um melhor motor que a Mercedes e que capaz de dar luta esse é que foi o problema. A Ferrari sempre foi capaz de desenvolver grandes motores e isso não é de agora, mas hoje existe uma marca que tem de estar no top e isso politicamente é a Mercedes. Portanto se faz favor não estejam sempre a dizer… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  [email protected]
3 anos atrás

“Porque é que a Mercedes teve sempre tanta vantagem nesta era híbrida? Nunca se questionou a potência do motor da Mercedes?”

Tem andado desatento. Se há motor que tem sido questionado e escrutinado é o da Mercedes. Todos os anos surgia alguma questão das outras equipas e a FIA investigava.

driver-on-track
driver-on-track
3 anos atrás

já é patológico….. tanta dor de chifre…. continuem a ladrar… a caravana passa….

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado