F1: Bernie Ecclestone e Max Mosley têm razão ao sugerir o cancelamento da temporada? | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

F1: Bernie Ecclestone e Max Mosley têm razão ao sugerir o cancelamento da temporada?

David Pacheco by David Pacheco
19 Abril, 2020
in F1, FÓRMULA 1, Sapo
A A
Fórmula 1: O que fazer ao teto orçamental?

Share on FacebookShare on Twitter

Bernie Ecclestone e Max Mosley têm sido duas vozes ativas de momento, sendo ambos da opinião de que a temporada de 2020 da Fórmula 1 deveria ser cancelada. O mais curioso da questão é que são duas personalidades que conhecem bem as consequências duma decisão desse tipo. Medidas drásticas, é uma coisa, agora cancelamento?

F1, BERNIE ECCLESTONE: TERMINAVA JÁ O CAMPEONATO 2020 – CLIQUE AQUI PARA LER MAIS

F1: MAX MOSLEY AFIRMA QUE SE DEVE ABANDONAR A ÉPOCA 2020 – CLIQUE AQUI PARA LER MAIS

Artigos relacionados

GP do Bahrein F1: Fernando Alonso fala em injustiça face à decisão no recomeço da corrida

4 Outubro, 2026

GP do Bahrein F1: Atualização de Software ajudou ao atraso no recomeço da prova

4 Outubro, 2026

Em âmbitos diferentes, Bernie Ecclestone e Max Mosley foram responsáveis pelo crescimento da Fórmula 1. De Ecclestone não vale sequer a pena recordar o que fez pela F1, e por exemplo, foi Max Mosley quem negociou o primeiro Acordo da Concórdia, em 1981. Neste processo, a Fórmula 1 passou a ser um desporto muito mais profissional. Mosley foi trilhando o seu caminho pela Fórmula 1 e pelos corpos governamentais do desporto motorizado, chegando à presidência da FIA em 1993.

O seu amigo, Bernie Ecclestone, acabou por pagar cerca de 313 milhões de dólares, tomando assim ‘conta’ da Fórmula 1, até 2017, altura em que a Liberty Media adquiriu o controlo à CVC Capital Partners.

Embora seja fácil para Ecclestone e Mosley falar, será viável à Fórmula 1 simplesmente não se correr em 2020? Ecclestone e Mosley sabem que a Fórmula 1 é um negócio global que movimenta muitos milhões de dólares e emprega diretamente mais de 10.000 pessoas, não contando com os empregos indiretos.

Esta dupla compreendeu há algum tempo que as equipas da Fórmula 1 obtêm receitas através dos patrocinadores e das receitas da FOM, nomeadamente as geradas pelo detentor de direitos comerciais, através da taxas de promoção de corrida, receitas de direitos televisivos, etc.

Ou seja, não correr significa que não há rendimentos para as equipas, que gastam grandes somas todos os anos. Resumidamente, a F1 precisa de voltar à ação rapidamente, não só pela legião de adeptos que move, mas pelo bem das empresas que fornecem ao desporto, desde os alimentos aos softwares utilizados.

Para além de que a Fórmula 1 está cotada na NASDAQ, a segunda maior bolsa de valores do mundo. Assim, a Liberty Media tem o dever de assegurar que os interesses dos accionistas sejam melhor servidos, o que certamente não aconteceria se a Fórmula 1 fosse simplesmente cancelada.
Resumidamente, a não ser que a COVID-19 piore, não há razões para o cancelamento duma temporada que tem várias formas de se realizar, nem que seja com corridas à porta fechada, algo que reduziria muito a possibilidade do vírus se propagar.

David Pacheco

David Pacheco

Artigos relacionados

FÓRMULA 1

GP do Bahrein F1: Fernando Alonso fala em injustiça face à decisão no recomeço da corrida

by Fábio Mendes
4 Outubro, 2026
FÓRMULA 1

GP do Bahrein F1: Atualização de Software ajudou ao atraso no recomeço da prova

by Fábio Mendes
4 Outubro, 2026
Next Post
Quem é o melhor piloto de todos os tempos no WRC?

Quem é o melhor piloto de todos os tempos no WRC? (Quartos-de-final)

COVID-19 já faz baixas no mundo do desporto motorizado

COVID-19 já faz baixas no mundo do desporto motorizado

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
15 Comentários
Sr. Dr. HHister
Sr. Dr. HHister
6 anos atrás

Para mim o compromisso seria fazer corridas sem espectadores! Cancelar por completo não me parece nem viável nem saudável.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Sr. Dr. HHister
6 anos atrás

Sem espectadores mas com espetadores, assim sempre é mais interactivo.

rfz
rfz
6 anos atrás

A questão não é ter ou não ter razão, é simplesmente ser ou ser não possível realizar provas este ano. É facilmente constatavel que não será possível. Quem não reconhece isso está em estado de negação. Quanto aos problemas económicos que daí advirão, iram sofrer dos mesmos que todas as empresas e pessoas vão sofrer,

pedro-prates44gmail-com
pedro-prates44gmail-com
6 anos atrás

Para mim parece-me perfeitamente possível fazer um campeonato mais reduzido a partir de finais de Agosto ou princípios de Setembro. Eventualmente, poderia terminar em Janeiro ou Fevereiro de 2021.

Fast Turtle
Fast Turtle
6 anos atrás

Totalmente contra.

Como já disse antes

Fazer um campeonato como nós años 50. Seis ou sete corridas e ta a andar. Para começar em Setembro e até Dezembro. Férias em Janeiro e Fevereiro e novo campeonato. Não é preciso desenvolver carro para o ano ou quase não é preciso.

831AB0
831AB0
6 anos atrás

Penso que, neste momento, a realização do campeonato é absolutamente indefensável. Pôr considerações económicas à frente da saúde pública é de uma irresponsabilidade criminosa. Não vai morrer ninguém por não houver campeonato – mas o contrário pode acontecer. Se não há grandes prémios é porque os Estados dos países que os acolhem impuseram medidas restritivas, de maneira a evitar ou atenuar a propagação da doença. Este é um poder soberano que nada nem ninguém pode contrariar. A F1 não pode sobrepor-se a estes poderes, por muitos adeptos que tenha e por muitos milhões que estejam envolvidos na competição. Quem não… Ler mais »

pedro-prates44gmail-com
pedro-prates44gmail-com
Reply to  831AB0
6 anos atrás

A atitude de Sebastian Vettel na Austrália foi a mais correta. A F1 nem sequer lá devia ter ido, pois a pandemia estava a começar nessa altura e estava a tomar todos de surpresa, havia pouca informação sobre a mesma. Mas agora, já tudo é diferente. O mundo ocidental já sabe como lidar com esta situação. Alguns países da Europa já conseguem conviver o melhor que sabem com este vírus e com algum sucesso. Outros ainda estão em grandes dificuldades, mas também já ganharam grande experiência e vão dar a volta por cima. Por isso creio que em finais de… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  831AB0
6 anos atrás

“mas será um campeonato que pode ficar lembrado da mesma maneira que o GP dos Estados Unidos de 2005.”

Discordo, se o campeonato for celebrado vai ser lembrado pela perseverança em realizarm o campeonato. Claro que se for feito quando for minimamente seguro e não quando há ainda uma facto de contágio grande em cada GP realizado, aí será lembrado como um erro colossal, tal como o quase GP da Austrália.

Sr. Dr. HHister
Sr. Dr. HHister
Reply to  831AB0
6 anos atrás

Tanta letra!
Mas se se verificar que os casos baixam e as economias arrancam, porque razão há de a F1 ficar parada? Eu respondo por si; nenhuma.

O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
6 anos atrás

É claro que ambos têm razão. Está mais que visto que não há condições para a realização do campeonato deste ano. Apenas algumas personagens, por motivos de dinheiro, defendem ainda o contrário.
Espero que impere o bom senso e que voltemos a ter corridas em 2021, se houver condições para isso.

Cumprimentos

Fast Turtle
Fast Turtle
6 anos atrás

Acho uma graça…

O futebol pode voltar em Agosto como a própria UEFA já admite e vai ser a final da champions league mas o f1 não deve haver en 2020.

Nunca vi adeptos tão maus como a da F1…

Vasco Moura
Vasco Moura
Reply to  Fast Turtle
6 anos atrás

São os mais inteligentes e sensatos. Tão cedo não vai ser seguro grandes aglomerações de pessoas

rfz
rfz
Reply to  Fast Turtle
6 anos atrás

O futebol também não vai voltar este ano, nem o final desta época nem o inicio da próxima, pode ter a certeza disso. Essa malta da bola é que está iludida e pensa que já vão jogar nos próximos meses…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Se querem mesmo realizar o campeonato, por agora só vejo a ser feito à porta fechada. Se realmente acontecer nos moldes “normais”, somente pode ser feito em países que já tenham controlado os surtos e onde seja seguro. Pode começar na àsia, em Agosto ou Setembro, porque nessa altura já deveriam ter o surto controlado e depois viria para a Europa, que nessa altura também já deveria estar controlado por cá (atenção que quando digo controlado falo de já não haver novos casos depois de pelo menos uma a duas semanas. Enquanto houver uma margem de contágio de mais de… Ler mais »

Scb
Scb
6 anos atrás

À porta fechada julgo ser possível um campeonato, mais curto em agosto, provavelmente centrado na europa para reduzir custos deslocações mas é bastante provável até que venha a ser cancelada a época.
Convém lembrar que em pleno estado de emergência, com 2 pingos de sol as pessoas voltam em massa às marginais, por isso novos picos serão inevitáveis até surgirem vscinas

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Luis Cidade sétimo no Rali do Algarve: “estamos a dar os passos certos”

Luis Cidade sétimo no Rali do Algarve: “estamos a dar os passos certos”

5 Outubro, 2026
Elfyn Evans conquista o título mundial do WRC após final dramático na Sardenha

Elfyn Evans conquista o título mundial do WRC após final dramático na Sardenha

4 Outubro, 2026

GP do Bahrein F1: Fernando Alonso fala em injustiça face à decisão no recomeço da corrida

4 Outubro, 2026
Volkswagen ID. Tiguan sucede a ID.4 e ID.5

Volkswagen ID. Tiguan sucede a ID.4 e ID.5

4 Outubro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz