F1: As estatísticas do Mónaco

Por a 22 Maio 2019 14:31

É outra vez aquela altura do ano. O típico glamour que existe na F1 encontra o seu palco de eleição. O número de estrelas nas garagens das equipas aumenta exponencialmente, as festas que antecedem as corridas evidenciam o luxo e a ostentação.

O Grande Circo torna-se ainda maior para quem as corridas são apenas algo secundário. Para os verdadeiros fãs, é tempo de regressar aos primórdios, onde o passado e o presente se cruzam mais uma vez. Uma pista que segundo as tendências modernas não faz sentido e que se mantém intalterada há muitos anos. Mónaco é sinónimo de corridas míticas, onde grandes nomes da F1 se evidenciaram.

A pista é muito técnica e exigente, numa sucessão quase interminável de curvas. A concentração é colocada à prova e qualquer erro paga-se nas barreiras. É muitas vezes considerada uma prova aborrecida pela falta de ultrapassagens, mas o bailado constante das máquinas a velocidades impensáveis é um espectáculo ainda mais belo do que qualquer ultrapassagem com DRS,

Será o 67º GP nas ruas do principado. A pista com 3.337 Km, que serão percorridos por 78 vezes, tem a curva mais lenta do ano, na prova com a média de velocidade mais baixa do ano. As 19 curvas exigem um nível de apoio aerodinâmico máximo e muita aderência mecânica. Apenas um terço da pista se faz a fundo, pelo que a valia dos motores é colocada em segundo plano, assim como a recuperação de energia na travagem, que se faz com facilidade dadas as constantes travagens. No Mónaco para vencer é preciso ter um carro ágil, com boa tracção e estabilidade na travagem.

36 pilotos conseguiram inscrever o nome na lista de detentores da pole e 34 na lista dos vencedores. Por 29 vezes (43.9%) o homem da pole venceu, ou seja a posição de largada é importante, mas as ruas do Mónaco muitas vezes viram cenários inesperados.

O rei do Mónaco continua a ser Ayrton Senna, com seis vitórias, seguido de Michael Schumacher (5) e Graham Hill (5). A McLaren é a equipa mais bem sucedida com 15 vitórias, contra 8 da Ferrari e 5 da BRM. No ano passado Daniel Ricciardo assinou o novo recorde da pista com o tempo de 1:10:810.

Para este ano, a Mercedes parte como favorita, mas contará com a concorrência da Red Bull. A Ferrari deverá ter dificuldades nas ruas do principado. Mas o Mónaco costuma dar surpresas pelo que outras equipas poderão evidenciar-se mesmo que não cheguem à luta pelo pódio (cuidado com a McLaren!).

E como na maioria dos citadinos… o piloto fará a diferença, por isso apenas os melhores e os mais corajosos conseguirão ir buscar o último décimo de segundo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado