F1: As 886 razões que a Racing Point diz ter…
Segundo o que o patrão da Racing Point Formula 1, Otmar Szafnauer disse ao ‘The Race’ é impossível as condutas de arrefecimento de travões do RP20 estarem ilegais porque existem “886 desenhos” a provar que não. Como se sabe a Renault protestou os dois últimos Grandes Prémios, pois acredita que a Racing Point está a utilizar informação da Mercedes para as peças do seu carro: “não temos preocupações, as condutas de travão são legais e não é possível ser decidido doutra forma. As condutas são muito complicadas e temos 886 desenhos delas. Não quebrámos qualquer regulamento, esse ou qualquer outro,” disse.
A decisão deve surgir até ao GP da Grã-Bretanha. Provavelmente, vai haver apelo, da ‘parte’ perdedora. Tendo em conta os prazos, tudo deverá estar completamente resolvido, prazos de apelo incluídos até ao GP de Espanha de F1.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Tantos?
não me parecem muitos…
Foi dia de levar os filhos para o trabalho e dar asas à criatividade.
AH! Deve ter sido isso, pois. .) 🙂
É muito dinheiro em cópias!
Cumprimentos
Ao que parece têm em sua posse provas irrefutáveis. A Renault e as outras já foram.
Acredite que não é assim tanto. Então em partes de peças de engenharia até podem ser bem mais.
Caso fosse tão “fácil” copiar por fotos os monolugares já todas as equipas tinham cópias dos Mercedes, visto que já alguns anos todos perceberam que é carro mais completo em todos os aspectos. Se assim fosse equipas como Red Bull ou Ferrari com recursos que tem já tinham feito copias do Mercedes.
As equipas não têm todas os mesmos recursos financeiros. Não é só querer copiar, as partes que dão downforce aos carros custam dinheiro. Além disso as equipas de topo devem ter “vergonha” de copiar porque não daria muito boa imagem à marca. Então a Racing Point com a injecção de dinheiro do Stroll e como não têm um grande nome por trás decidiram arriscar.
nao tem apenas a ver com querer copiar. cada equipa (ou melhor, lider de projecto) tem ideias e conceitos que segue e explora. A capa que direciona o ar a partir do nariz (aquela aba preta por baixo do nariz) foi copiado por grande parte das equipas, é facil copiar igual à Mercedes, no entanto, o resultado pode ser mt diferente pois as peças funcionam em conjunto. Depois existe as opções na geometria da suspenção que influenciam na progressão do ar, depois existe ainda constrangimentos das unidades de potencia, desde necessidades de arrefecimento a alimentação de ar para o mm;… Ler mais »
Diga isso à Haas que nem a clonar o Ferrari lá vão. E copiar peças por copiar não serve para nada, uma peça que é feita no nariz (por exemplo), tem de funcionar em conjunto com as barge boards, o fundo plano, a asa traseira, etc etc… Continuo sem entender porque é assim tão surpreendente ver uma equipa a ser bem sucedida na sua cópia, quando esta mesma equipa só não é quarta classificada desde 2016 devido a problemas financeiros. E tem muitos anos de experiência, boas instalações e um staff muito competente, além de saberem gastar o seu dinheiro… Ler mais »
Li algures que no ano anterior as condutas dos travões não eram peças listadas e que a Racing Point usava as condutas da Mercedes. Este ano as condutas já são uma peça listada, ou seja, terão de ser desenhadas por cada equipa. Assim sendo, não me surpreende que a Racing Point tenha desenhado as condutas tendo por base as do ano anterior. Julgo que vai ser muito díficil a Renault conseguir ter razão no protesto.
É uma hipótese, sim.
Acabo de saber, em primeira mão, que a racing point acaba de conseguir um patrocínio de peso – nada menos que a XEROX. Ao que consta, o apoio não será dado em dinheiro mas sim em serviços de apoio…
Eu ouvi dizer que a Haas está toda chateada porque a Racing Point lhes roubou o patrocínio da XEROX.
xD
Faltou foi explicarem como conseguiram construir de uma ano para o outro um chassi, que até bateram os Red Bull na qualificação do GP da Hungria. Devem ter contratado o Super-homem para Designer, com visão Raios X.
Não pá, foi com aquela tecnologia revolucionária de foto-imagem .
Quando entender o que é “foto-montagem” e interpretação de “foto-imagem”…”fotografia vectorizada (imagem)”, falamos. Até lá resuma-se à sua ignorância no assunto.
Dasss de em ter de certeza chineses a trabalhar na fábrica. Ninguém os bate nas cópias
A RP está muito atrasada em tecnologia. No século XXI o normal é ter um desenho 3D da peça. É verdade que daí se podem fazer um sem número de cortes e imprimir os tais 886 argumentos. Ou mais. É só ter paciência e impressoras.