F1, Antevisão da Época 2025: Williams

Se para algumas equipas 2025 trará poucos motivos de interesse, face à iminente chegada dos novos regulamentos de 2026, para outras, 2025 poderá ser um prólogo interessante para o que lá vem. A Williams parece ser um desses raros casos.
Uma Williams à imagem e semelhança do que foi no passado. É este o objetivo que os homens e mulheres da equipa de Grove perseguem. Uma das equipas mais míticas da F1, que desde 2004 está afastada dos primeiros lugares da competição, com a exceção do oásis que foi 2014 e 2015, os dois primeiros anos da era turbo-híbrida, que não foram aproveitados da melhor forma.

A Williams quer voltar a fazer este truque, com a diferença de ter uma estrutura preparada para capitalizar o potencial bom momento, ao contrário do que aconteceu a partir de 2016, em que a equipa voltou a passar por maus momentos. Depois de alguns anos à procura da fórmula certa, com a Dorilton já ao leme da equipa que deixou de ser comandada pela família Williams, James Vowles parece ser o homem certo no lugar certo.
Desde a entrada do britânico, ex-responsável da estratégia da Mercedes, que a equipa tem dado passos certos rumo a um futuro mais brilhante. Em 2023, Vowles entrou na equipa e o seu foco tem sido apenas e só preparar a equipa para a nova era de 2026. Reestruturou a equipa, deu carta-branca para os engenheiros arriscarem, sem medo do erro, para entenderem onde podiam e devia melhorar. 2024 foi um ano difícil, com resultados aquém do esperado, devido a uma primeira metade com performance longe do ideal e uma segunda metade em que o azar bateu demasiadas vezes à porta. Mas 2025 começa com uma aura diferente.
Got a burning question you want to ask James Vowles ahead of Round 1 in Melbourne? 💭
Reply below for a chance to have them answered by our Team Principal ⬇️ pic.twitter.com/QBAwA7fPqb
— Atlassian Williams Racing (@WilliamsRacing) March 6, 2025
Para isso muito contribuiu a chegada de Carlos Sainz. Um namoro longo e difícil, que deu em casamento em 2024, com a Williams a roubar um dos melhores da atualidade a estruturas como a Sauber (futura Audi) e Alpine (já com Flavio Briatore). A chegada de Sainz trouxe um fogo mais vivo e uma motivação redobrada para uma estrutura que, apesar de 100% focada em 2026, parece ter feito um bom trabalho em 2025.
Os Pilotos
A Williams passou a ter uma das melhores duplas da atual grelha da F1 e é preciso recuar até ao começo do milénio para termos uma dupla tão capaz como Alex Albon e Carlos Sainz.
The first Team Torque of 2025 is coming this week from Australia 🇦🇺
Submit your questions for Alex and Carlos below, and we'll pick out some our favourites to get answered ⬇️ pic.twitter.com/Q5AYB6MP1v
— Atlassian Williams Racing (@WilliamsRacing) March 9, 2025
Albon é o garante da estabilidade. Na equipa desde 2022, encontrou na Williams a equipa certa para cimentar a sua carreira na F1, depois de uma passagem meteórica pela estrutura Red Bull, com uma queda quase tão rápida quanto a sua ascensão. Desde a sua dispensa dos Bull´s que Albon é uma espécie de “patinho feio” da F1. Poucos serão os que lhe dão o devido valor. Mas desde a sua entrada na Williams que tem sido a referência.
No entanto, é importante realçar que a concorrência interna não tem sido a mais forte. Nomes como Nicholas Latifi, Logan Sargeant e Franco Colapinto foram colegas do tailandês, que não teve dificuldade em superá-los. Em 2025 chega finalmente um desafio digno desse nome, que permitirá tirar todas as dúvidas quanto à valia de Albon. A qualidade do piloto é indiscutível, e por algum motivo Vowles fez questão de o manter, mas em 2025 terá finalmente um desafio digno desse nome.
Final day of testing, let's go 👊 pic.twitter.com/e7MK7fBVpi
— Atlassian Williams Racing (@WilliamsRacing) February 28, 2025
Sainz é agora a estrela da companhia. Acabado de chegar da Ferrari, tem sido um dos melhores pilotos da grelha nos últimos cinco anos, aliando regularidade e consistência a um trabalho de equipa sem par na F1. Ajudou a melhorar a McLaren e foi fundamental na Ferrari (apenas uma oportunidade chamada Lewis Hamilton poderia tirar o lugar ao espanhol). Sem culpa própria, encontrou-se em 2024 a tentar encontrar o melhor projeto para o seu futuro, com as equipas de topo a optarem por outras soluções. A Williams foi a escolha e o espanhol tem agora a missão de levar a equipa até ao topo.
Os primeiros passos parecem prometedores e na Williams, Sainz é encarado como a peça-chave para o futuro da equipa, o que é um elemento extra de motivação. Terá ao seu lado um bom piloto, que promove um bom ambiente na equipa, exatamente o que é necessário nesta fase da Williams. Sainz, um dos mais inteligentes da grelha, parece ter feito a opção certa. Apenas o futuro dirá se realmente foi a melhor escolha, mas olhando aos elementos atuais, dificilmente Sainz poderia ter escolhido melhor. No entanto o risco desta escolha é tremendo, e Sainz pode ver a sua carreira definhar se a Williams não cumprir com o que prometeu.
P1 (in testing) VIBES 😮💨 pic.twitter.com/gOxDAGm3Ua
— Atlassian Williams Racing (@WilliamsRacing) February 27, 2025
O que fez a Williams nos testes?
O que vimos nos testes coletivos de pré-temporada, no Bahrein, deu motivos para sorrir no campo da Williams. A equipa apresentou um monolugar competitivo que, aparentemente, tem capacidade para competir pelo top 5, um upgrade tremendo face ao nono lugar conquistado em 2024. Isto, para uma equipa 100% focada em 2026 é um feito por si só. Alex Albon e Carlos Sainz conseguiram mostrar tempo muito interessantes no Bahrein e parece que a luta por um lugar nos cinco primeiros deverá acontecer nesta primeira fase entre a Williams e a Alpine.
O ritmo de desenvolvimento da Williams será forçosamente menos intenso este ano, mas esta primeira amostra, com um carro dentro do peso limite, apresentado a tempo e sem grandes contrariedades é um indicio claro que o trabalho de casa está a ser (bem) feito.

Os números da equipa
- GP – 851
- Vitórias – 114
- Pódios – 313
- Poles – 128
- Melhores voltas – 133
- Campeonatos do mundo de construtores – 9
- Campeonats do mundo de pilotos – 7
Alex Albon
- GP – 104
- Vitórias – 0
- Pódios – 2
- Pontos – 240
- Poles – 0
- Melhores voltas – 0
- Melhor resultados – 7º no Campeonato do mundo
Carlos Sainz
- GP – 206
- Vitórias – 4
- Pódios – 27
- Pontos – 1275.5
- Poles – 6
- Melhores voltas – 4
- Melhor resultados – 5º no Campeonato do mundo
Fotos: Philippe Nanchino /MPSA
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