F1, Antevisão da Época 2025: Sauber

A Sauber atravessa um momento delicado da sua existência e isso vai certamente refletir-se nas prestações de 2025. De uma equipa mais focada no futuro e em resolver os problemas do presente, não se podem esperar grandes feitos.

A Sauber está em transição. A entrada em força da Audi em 2026, aproveitando a estrutura suíça para alavancar um projeto ambicioso, pensado para vencer a curto prazo, deveria significar entusiasmo e já alguns bons apontamentos. Não é isso que se vê pelos lados de Hinwill.
A Sauber era uma equipa que, apesar de se ter reforçado nos últimos anos, fruto da parceria com a Alfa Romeo, precisava de uma nova abordagem e mais investimento. A entrada da Audi deu esperança que a mudança acontecesse de forma um pouco mais célere, mas a verdade é que a Sauber mostrou grandes dificuldades em 2024. Seguindo a tendência dos últimos anos da Alfa Romeo, vimos um carro pouco competitivo, evoluções que nunca permitiram sonhar com muito melhor e uma equipa destinada aos últimos lugares da tabela.

O projeto Audi pretendia pegar na base da Sauber e fazer algo melhor, mas a primeira fase não correu bem, com uma reestruturação do projeto ainda no começo desta aventura para a marca alemã. 2025 é o primeiro ano em que Mattia Binotto (diretor da equipa) e James Key (diretor técnico) estão desde o arranque da temporada, mas não se esperam grandes mudanças. A equipa procura ainda cimentar as suas fundações e está completamente focada em resolver problemas atuais e preparar a entrada da Audi.
Assim, esperar algo mais desta Sauber, em 2025 é claramente um exercício demasiado otimista.
"I would like to say a big thank you to the team both trackside and in the factory for all their effort throughout these days—it’s great to be working with them. My first Formula One race is coming up, and I’m really looking forward to it.” – @gabortoleto85 💚#F1Testing pic.twitter.com/i6rHLjA2s2
— Stake F1 Team KICK Sauber (@stakef1team_ks) March 1, 2025
Os Pilotos
A prova que a equipa está mais focada no futuro do que no presente é a escolha da dupla de pilotos. Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto são duas caras novas na equipa, uma aposta na experiência e na juventude.
Hülkenberg conta com 227 GP, 571 pontos conquistados, uma pole, duas melhores voltas e o seu melhor resultado foi um sétimo lugar no campeonato do mundo. Um CV pobre para um dos pilotos mais respeitados da grelha, pelo seu talento e pelo seu passado. Este deverá ser o último projeto de “Hulk” na F1, feito à sua medida. Equipa alemã, para um piloto alemão, que já conhece as exigências de ser piloto de fábrica. Do seu lado tem a vivência de 15 épocas na F1, tendo passado por oito construtores. Vem de uma das suas melhores épocas na F1, tendo conseguido tirar o máximo do monolugar da Haas.

Bortoleto é um jovem de 20, estreante na F1, um dos mais entusiasmantes talentos da nova geração. O campeão em título da F2 chega depois de um ano 2024 de grande nível, para uma estrutura onde as expetativas são baixas. O cenário é muito interessante para Bortoleto: uma equipa que não vai exigir grandes resultados, onde poderá crescer com tempo e calma, ao lado de um dos mais experientes da grelha. Se atingir o potencial que todos lhe reconhecem, poderá ser um caso sério na F1.
A dupla tem um potencial interessante e apesar das grandes diferenças entre os pilotos, há potencial para um equilíbrio que pode fazer crescer a equipa. Neste capítulo, a estrutura fez uma aposta que tem os ingredientes todos para dar certo.
"It’s been good to be back on track. I really enjoy this side of things, getting into the details and figuring out how to get the most out of our car." – @hulkhulkenberg 💚#F1Testing pic.twitter.com/kDgaEnr5ho
— Stake F1 Team KICK Sauber (@stakef1team_ks) March 1, 2025
O que fez a Sauber nos testes?
No Bahrein, a Sauber confirmou o que todos esperavam. Foi a única equipa que deu sinais de regressão. O ritmo apresentado foi pouco animador e se não forem implementadas algumas melhorias desde início, poderemos ver os carros verdes nas últimas posições da grelha nas primeiras corridas. E como não se esperam grandes evoluções no carro, com o foco claramente em 2026, pode ser mais um ano doloroso para esta estrutura.
Os números da equipa
- GP – 486
- Vitórias – 1
- Pódios – 27
- Poles – 1
- Melhores voltas – 5
Nico Hulkenberg
- GP – 227
- Vitórias – 0
- Pódios – 0
- Pontos – 571
- Poles – 1
- Melhores voltas – 0
- Melhor resultados – 7º no Campeonato do mundo
Gabriel Bortoleto
- GP – 0
- Vitórias – 0
- Pódios – 0
- Pontos – 0
- Poles – 0
- Melhores voltas – 0
- Melhor resultados – 0
Fotos: Philippe Nanchino /MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Último lugar nos construtores em 2024 e mais lentos nos testes, não há muito a esperar, Hulk e Bortoleto vão andar em… último.
Alguém terá de ser último…
Pois mas que não fosse em todas as provas… (acho que é o que vai acontecer). O que li dos testes foi que além do carro ser lento é difícil de guiar.