F1, Antevisão da Época 2025: Sauber

Por a 10 Março 2025 10:41

A Sauber atravessa um momento delicado da sua existência e isso vai certamente refletir-se nas prestações de 2025. De uma equipa mais focada no futuro e em resolver os problemas do presente, não se podem esperar grandes feitos.

A Sauber está em transição. A entrada em força da Audi em 2026, aproveitando a estrutura suíça para alavancar um projeto ambicioso, pensado para vencer a curto prazo, deveria significar entusiasmo e já alguns bons apontamentos. Não é isso que se vê pelos lados de Hinwill.

A Sauber era uma equipa que, apesar de se ter reforçado nos últimos anos, fruto da parceria com a Alfa Romeo, precisava de uma nova abordagem e mais investimento. A entrada da Audi deu esperança que a mudança acontecesse de forma um pouco mais célere, mas a verdade é que a Sauber mostrou grandes dificuldades em 2024. Seguindo a tendência dos últimos anos da Alfa Romeo, vimos um carro pouco competitivo, evoluções que nunca permitiram sonhar com muito melhor e uma equipa destinada aos últimos lugares da tabela.

O projeto Audi pretendia pegar na base da Sauber e fazer algo melhor, mas a primeira fase não correu bem, com uma reestruturação do projeto ainda no começo desta aventura para a marca alemã. 2025 é o primeiro ano em que Mattia Binotto (diretor da equipa) e James Key (diretor técnico) estão desde o arranque da temporada, mas não se esperam grandes mudanças. A equipa procura ainda cimentar as suas fundações e está completamente focada em resolver problemas atuais e preparar a entrada da Audi.

Assim, esperar algo mais desta Sauber, em 2025 é claramente um exercício demasiado otimista.

Os Pilotos

A prova que a equipa está mais focada no futuro do que no presente é a escolha da dupla de pilotos. Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto são duas caras novas na equipa, uma aposta na experiência e na juventude.

Hülkenberg conta com 227 GP, 571 pontos conquistados, uma pole, duas melhores voltas e o seu melhor resultado foi um sétimo lugar no campeonato do mundo. Um CV pobre para um dos pilotos mais respeitados da grelha, pelo seu talento e pelo seu passado. Este deverá ser o último projeto de “Hulk” na F1, feito à sua medida. Equipa alemã, para um piloto alemão, que já conhece as exigências de ser piloto de fábrica. Do seu lado tem a vivência de 15 épocas na F1, tendo passado por oito construtores. Vem de uma das suas melhores épocas na F1, tendo conseguido tirar o máximo do monolugar da Haas.

Bortoleto é um jovem de 20, estreante na F1, um dos mais entusiasmantes talentos da nova geração. O campeão em título da F2 chega depois de um ano 2024 de grande nível, para uma estrutura onde as expetativas são baixas. O cenário é muito interessante para Bortoleto: uma equipa que não vai exigir grandes resultados, onde poderá crescer com tempo e calma, ao lado de um dos mais experientes da grelha. Se atingir o potencial que todos lhe reconhecem, poderá ser um caso sério na F1.

A dupla tem um potencial interessante e apesar das grandes diferenças entre os pilotos, há potencial para um equilíbrio que pode fazer crescer a equipa. Neste capítulo, a estrutura fez uma aposta que tem os ingredientes todos para dar certo.

O que fez a Sauber nos testes?

No Bahrein, a Sauber confirmou o que todos esperavam. Foi a única equipa que deu sinais de regressão. O ritmo apresentado foi pouco animador e se não forem implementadas algumas melhorias desde início, poderemos ver os carros verdes nas últimas posições da grelha nas primeiras corridas. E como não se esperam grandes evoluções no carro, com o foco claramente em 2026, pode ser mais um ano doloroso para esta estrutura.

Os números da equipa

  • GP – 486
  • Vitórias – 1
  • Pódios – 27
  • Poles – 1
  • Melhores voltas – 5

Nico Hulkenberg

  • GP – 227
  • Vitórias – 0
  • Pódios – 0
  • Pontos – 571
  • Poles – 1
  • Melhores voltas – 0
  • Melhor resultados – 7º no Campeonato do mundo

Gabriel Bortoleto

  • GP – 0
  • Vitórias – 0
  • Pódios – 0
  • Pontos – 0
  • Poles – 0
  • Melhores voltas – 0
  • Melhor resultados – 0

Fotos: Philippe Nanchino /MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
1 mês atrás

Último lugar nos construtores em 2024 e mais lentos nos testes, não há muito a esperar, Hulk e Bortoleto vão andar em… último.

Pity
Pity
Reply to  917/30
1 mês atrás

Alguém terá de ser último…

917/30
Reply to  Pity
1 mês atrás

Pois mas que não fosse em todas as provas… (acho que é o que vai acontecer). O que li dos testes foi que além do carro ser lento é difícil de guiar.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado