F1, antevisão da época 2025: McLaren

A McLaren entra em 2025 com um objetivo claro: conquistar o título de Pilotos, depois de ter quebrado a longa seca e garantido o Campeonato de Equipas em 2024 – o primeiro desde 1998.
Lando Norris, agora vencedor de Grandes Prémios e principal rival de Max Verstappen na última temporada, acredita estar pronto para dar o passo decisivo. Ao seu lado, Oscar Piastri, igualmente vitorioso em 2024, também se vê como candidato ao título.
A equipa de Woking demonstrou um crescimento notável ao longo da época passada, aproveitando a queda de rendimento da Red Bull e superando Ferrari e Mercedes. No entanto, erros estratégicos custaram vitórias importantes, algo que será crucial corrigir para 2025.
Com uma dupla de pilotos forte e confiança renovada, a McLaren quer voltar ao topo da F1, desta vez com um dos seus pilotos a erguer o troféu de campeão.
Mas conseguirá a McLaren dar continuidade ao sucesso do seu título e conquistar o Campeonato de Pilotos em 2025? Lando Norris entra na sua sétima época na F1 – e como piloto da McLaren – em 2025. Mas as coisas parecem um pouco diferentes para o britânico desta vez, que não só se tornou um vencedor de corridas pela primeira vez no ano passado, mas também se transformou no rival mais próximo de Max Verstappen pelo título.
Norris admite que ficou muito confiante por saber que pode levar a luta até Verstappen – o que representa um grande passo para o jovem de 25 anos.
Do outro lado da garagem está Oscar Piastri, a caminho da sua terceira campanha no desporto. Tal como Norris, o australiano conquistou as suas primeiras vitórias em Grandes Prémios em 2024 e afirmou que se sente pronto para se tornar Campeão do Mundo esta época. As coisas foram do bom ao ótimo para a McLaren à medida que a época de 2024 se desenrolava, com a sua promissora forma inicial a traduzir-se rapidamente em resultados, com Norris a conquistar a sua primeira vitória na sexta ronda em Miami.
Como as suas fortes prestações coincidiram com o facto de a Red Bull já não parecer ter o carro mais forte, a equipa de Woking fechou-se e Norris, em particular, parecia pronto para lutar com Verstappen – o que resultou em alguns momentos de roer as unhas, incluindo a sua dramática colisão no final da corrida no Grande Prémio da Áustria.
Nem sempre foi fácil para a equipa; houve alguns erros de estratégia, com um deles a fazer com que Norris perdesse uma potencial vitória em Silverstone, enquanto as ordens de equipa também geraram confusão em alguns momentos. Mas depois de conquistar a liderança na classificação das equipas na 18ª ronda em Singapura, a McLaren estava determinada a conquistar o tão esperado título, o que conseguiu, conquistando a coroa por 14 pontos da Ferrari no final da temporada em Abu Dhabi. Embora a liderança de Verstappen tenha sido demasiado grande para Norris ultrapassar no Campeonato de Pilotos, tanto o britânico como o companheiro de equipa Piastri parecem prontos para lutar em 2025.
Tudo isto deverá dar à equipa a confiança de que necessita para lutar por ambos os títulos esta época, com Norris também a expressar a sua convicção de que está agora mais pronto do que nunca, depois de ter estado frente a frente com Verstappen na última época.
E com Piastri igualmente confiante de que também ele pode vencer o Campeonato do Mundo em 2025, a McLaren pode potencialmente encontrar-se com uma batalha no seio da equipa nas suas mãos – algo que como sabemos, já existiu na sua história – uma situação que o Diretor de Equipa Andrea Stella está a ver como uma “oportunidade” em vez de um “problema”. Como tal, garantir o título de pilotos desta vez será um objetivo fundamental em 2025.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Uma equipa que alguns por aqui davam como acabada. Para esses esta equipa é mais uma garagista, sem qualquer chance frente a uma Renault, Mercedes ou Ferrari. As ditas puras. Mas como se vê, mesmo sendo cliente, consegue-se ser superior ao fornecedor de UP.
Que o Piastri comece bem o ano e mostre ao Norris como se faz para ser Campeão.
Calma que ainda é sedo para o Piastri!
O Piastri vai ganhar muitas corridas este ano, se o MCL39 se confirmar competitivo para ganhar, mas não acredito que ele consiga ganhar o mundial porque o Lando tem muito melhor ritmo de corrida e isso a longo prazo faz a diferença.
Norris tem de melhorar largamente as largadas, perdeu demasiados pontos nas primeiras curvas. Idealmente, a equipa deveria apoiar a Norris este ano e que Piastri aguardasse a pelo ano seguinte. Não me parece que consigam fazer essa gestão. Tal como a Ferrari, arriscam-se a perder pontos por lutas entre os dois pilotos.
No final da época, a diferença entre as equipas de topo era muito pequena e variável. Ficava muito surpreso se conseguissem uma diferença substancial, particularmente agora que a flexibilidade das asas vai ser mais restrita.
Os responsáveis da McLaren já deixaram bem claro que ambos têm luz verde para lutar e ganhar dentro das regras! E assim a essência das corridas mantém-se viva!
Uma correção inevitável a RBR não “caiu”, as outras é que evoluiram mais… Os últimos anos tem sido competitivos , independentemente de gostar de A ou B a emoção , adrenalina este presente…Este ano promete porque tem 4 equipas fortes que poderão lutar pelo titulo, isto é óptimo…