F1, Antevisão da época 2025: Aston Martin

Por a 11 Março 2025 16:45

Um projeto forte, ainda não materializado. Talvez seja esta a melhor definição para a Aston Martin nesta altura. 2025 deverá ser um ano muito semelhante a 2024, mas ninguém duvida da força deste projeto.

A Aston Martin está a “cozinhar em lume brando”. Não falta investimento, as infraestruturas estão praticamente concluídas e são do melhor que se faz no desporto motorizado, os lugares-chave são ocupados por nomes de inquestionável valor. Os ingredientes estão todos reunidos para uma equipa de sucesso. É preciso apenas tempo para que tudo comece a fazer sentido e a dar resultados. Lawrence Stroll não poupou esforços e criou uma equipa temível. Os resultados desse trabalho ainda são parcos, mas o canadiano sabe que tem tudo para ser feliz e somente precisa de deixar trabalhar o talentoso grupo que reuniu.

Para já, a Aston Martin parece estar ainda longe dos lugares que pretende. 2024 foi um ano abaixo das expetativas para a equipa sediada em Silverstone, com menos de metade dos pontos conquistados em relação à época de 2023 em que a equipa começou a temporada com excelentes resultados e vários pódios.

A Aston Martin fez algumas mudanças na sua estrutura, para acomodar nomes como Adrian Newey e Andy Cowell (entre outros) que dão um acréscimo de qualidade invejável para qualquer equipa de topo. Com a estrutura ainda a receber e acomodar as novas caras, seria demasiado exigir muito mais do que vimos em 2024. Aliás, os primeiros apontamentos foram algo desapontantes para a equipa britânica. Alguns pormenores foram resolvidos, mas outros parecem necessitar de mais tempo para tonar o AMR25 um carro verdadeiramente competitivo.

Os pilotos

É um dos pontos que mais tem dado que falar. A dupla de pilotos não reúne unanimidade, como acontece com o resto da estrutura. Fernando Alonso está acima de qualquer crítica e o piloto espanhol de 43, apesar da idade, é ainda um dos mais competitivos e não pelo #14 que a Aston Martin está longe dos primeiros lugares. Alonso é ainda parte da solução e não parte do problema. Tem evitado o discurso mais ácido, habitual quando as coisas não correm de feição. O espanhol tem sido um “team player”, sem apontar o dedo à equipa mesmo nos momentos menos bons do passado. Alonso quer o terceiro título, mas precisa de estar na F1 em 2026 para que isso aconteça (a Aston está, nesta fase, ainda longe desse nível).

A questão está do lado de Lance Stroll. O piloto canadiano, filho de Lawrence Stroll, tem dado muito pouco à equipa. Stroll tem ficado consecutivamente atrás dos seus colegas de equipa na equipa (Sebastian Vettel e Fernando Alonso). Stroll dá pouco quer do ponto de vista desportivo, quer dos pontos de vista de imagem, com um discurso e uma postura que muito dificilmente angariará muitos fãs.

Há quem diga que só quando Stroll sair da equipa é a Aston tiver uma dupla forte é que pode ambicionar com o título. Não parece que Stroll vai sair tão cedo, mas olhando para o que tem feito, é difícil apontar algo positivo. Não se retira o mérito do piloto e o talento, mas questionam-se as últimas exibições e prestações.

O que fez a Aston Martin

A Aston Martin teve um teste de pré-temporada pouco convincente no Bahrein, com poucas voltas dadas e com tempos por volta pouco animadores. O principal objetivo da equipa com o AMR25 era torná-lo mais fácil de usar, e o feedback inicial dos pilotos sugere algum progresso. No entanto, o chefe de equipa Andy Cowell admitiu que algumas áreas ainda precisam de ser melhoradas e de mais atenção enquanto a equipa se prepara para a época. A Aston Martin não pareceu estar com capacidade para chegar ao top 5, no entanto, espera-se que haja algumas atualizações que talvez possam melhorar o nível da performance.

Os números da equipa

  • GP – 95
  • Vitórias – 0
  • Pódios – 9
  • Poles – 0
  • Melhores voltas – 3
  • Campeonatos do mundo de construtores – 0
  • Campeonatos do mundo de pilotos – 0

Lance Stroll

  • GP – 166
  • Vitórias – 0
  • Pódios – 3
  • Pontos – 292
  • Poles – 1
  • Melhores voltas – 0
  • Melhor resultados – 10º no Campeonato do mundo

Fernando Alonso

  • GP – 401
  • Vitórias – 32
  • Pódios – 106
  • Pontos – 2337
  • Poles – 22
  • Melhores voltas – 26
  • Melhor resultados – 1º no Campeonato do mundo

Fotos: Philippe Nanchino /MPSA e oficiais

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
5 dias atrás

As caras de Alonso e Stroll nas fotos acima são bem apropriadas para o que se espera da AM este ano… Valha-lhes São Newey para fazer um milagre! Bem… no caso de Stroll não há Newey nem milagre que lhe valha! 😉

Last edited 5 dias atrás by ...
Patucho10
Patucho10
Reply to  917/30
5 dias atrás

😂😂 engraçado que também pensei o mesmo!

malhaxuxas
malhaxuxas
5 dias atrás

Alonso acima de qualquer crítica.
Bem! O que é que o espanhol já acrescentou a esta equipa?
Nada. Zero!
Desde que trocaram o Vettel por este calimero, foi sempre a descer.
Do Stroll falar o quê?

Thor
Thor
5 dias atrás

Já cá faltava um comentário inteligente sobre a Aston Martin e os pilotos. Felizmente somos abençoados e podemos ler estes comentários!

917/30
Reply to  Thor
5 dias atrás

Comentário “inteligente” e cheio de “verdade”. lol Temos que nos dar por felizes por poder desfrutar das autênticas pérolas que são os comentários desse expert na matéria… Como todos sabemos é melhor ter 55 pontos em 2022 (com Vettel) do que 280 no ano seguinte (com Alonso).

Thor
Thor
Reply to  917/30
4 dias atrás

😉

Patucho10
Patucho10
5 dias atrás

Se o AMR25 for melhor que o anterior como os pilotos dizem então acredito que o Adrian possa melhorar este carro do dia para a noite.
Tenho uma curiosidade em perceber primeiro é se o Adrian Newey vai ter horas neste carro, outra curiosidade é o que acha do motor, o que ele pode extrair do motor mercedes, uma vez que ele trabalhou com o motor Honda.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado