F1: Afinal, Max Verstappen podia ter toda a razão…
Recorda-se quando Max Verstappen disse via rádio que “Porque não me deixaste ir? Eu podia ter ganho os cinco segundos…”? Pelos vistos, tinha toda a razão…
O Comissário Desportivo do GP do Bahrein e antigo piloto de F1, Emanuele Pirro disse ao Corriere dello Sport que Max Verstappen podia ter ganho a corrida de domingo passado se tivesse recusado devolver a liderança da corrida a Lewis Hamilton.
“O Hamilton ultrapassou os limites da pista com demasiada frequência, criando uma vantagem repetida”, disse Pirro ao Corriere dello Sport: “Foi por isso que Michael Masi, o único com autoridade para falar com as equipas, falou com a Mercedes para a avisar”.
A confusão adveio do facto da FIA ter imposto regras diferentes para diferentes ocasiões e apesar do Diretor de Corrida, Michael Masi ter vindo a público dizer que não houve mudança de regras a meio da corrida, a verdade é que a Red Bull ficou confusa: “Não sei como se chegou ao ponto em que as pessoas o fizeram sem receberem avisos”, disse Verstappen, referindo às 29 vezes que Hamilton ultrapassou os limites da pista precisamente no mesmo sítio onde foi ultrapassado por Max Verstappen: “Foi frustrante. Questionámos com o controlo de corrida, questionando se o poderíamos fazer. Não se pode dizer que não há problema em fazê-lo na corrida, mas não se pode ultrapassar ali. Deve ser preto ou branco, não deve ser cinzento”, disse Horner.
Já Helmut Marko, disse que: “Não faço ideia do que teria acontecido se não tivéssemos devolvido a posição a Hamilton”, mas Emanuelle Pirro disse que Masi não pode obrigar um piloto a devolver um lugar para evitar uma potencial penalização: “ele só pode sugerir”, disse o italiano. Como Verstappen devolveu a posição os CCD nada mais teve de fazer, mas se não o fizesse a penalização máxima era de 5 segundos. Verstappen acreditava poder conseguir a diferença.
Se calhar tinha razão. Luigi Mazzola, antigo chefe da equipa de testes da Ferrari, admitiu à Autosprint “eu teria contestado a decisão. Depois do que o Hamilton fez durante a corrida, eu esperava que a Red Bull lutasse mais duramente. Talvez tivessem pensado que o Verstappen conseguiria recuperar o lugar…”
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O verstapen tambem não precisava de ir com a sede toda ao pote ali , podia ter esperado, aí se diferencia um grande campeão de um grande piloto, por isso é que nestes anos todos de formula 1 existiram pilotos que deram muito espetaculo e não ganharam nada e outros que foram campeões do mundo, o campeonato não era ganho naquela curva e ele com o giovanasi por dentro e o hamilton a dobrar o giovanasi , só podia passar por fora da pista pois não tinha espaço, e depois foi outravez anjinho quando devolveu a posição , pois saiu… Ler mais »
Chama-se isso lamber botas.. Ou seja se fosse o pacovio do inglês a fazer o mesmo era uma injustiça… Claro…
Afinal tenho razão… Quer queira quer não…. Não é necessário ser mt esperto para ser no mínimo coerente.
Devolvam-nos a gravilha!
Se existisse gravilha o inglês era “nono”… Quantas vezes ele abusou na qualificação? F….
Vai ser giro no futuro se Hamilton fizer isto e só receber 5 segundos de penalização, todo o fórum dizer que devia levar um drive-through. lol Quando para o Verstappen só pedem 5 segundos.
Bandeira “preta’ logo… ……. ##@#@#@#@#@
Pelo amor de Deus. 29 vezes foi fora da pista no mesmo sítio, ganhando tempo precioso com essas “saídas” para se manter na luta com Verstappen, e quando é ultrapassado no mesmo sítio pelo Verstappen com este a fazer o mesmo que o Hamilton fez durante 29 vezes , Hamilton vai feito criança para o rádio queixar-se que Verstappen foi fora de pista. Que criancice. Hoje ganhas tu , amanhã ganha outro, é a vida. A FIA perdeu uma hipótese de mostrar coerência nas decisões. Devia de ter permitido a ultrapassagem pelo exagerado abuso de todos no mesmo sítio. Mas… Ler mais »
Ontem no Bahrein amanha noutro local, outra situação, a mesma decisão o mesmo vencedor, viva hipocrisia.
Mesmo.
Mesmo.. É a nova “interessante” F1… Uma vergonha pior que a Emel
Está provado o que os médicos dizem, a auto medicação é um perigo pois os medicamentos deixam de fazer efeito e a prova está aí, após tantos dias fica comprovado que para alguns já não há Rennie, Gaviscon, ou outros medicamentos para a azia que vos valha, o melhor será ao domingo de manhã tomar logo um protetor gástrico para ver se melhora a coisa.
Deve ter sido por isso que a única oportunidade que ele teve de ultrapassar foi com uma manobra ilegal, depois disso nunca mais teve hipótese nenhuma, dado isso quem é que não garante que o Hamilton, dado o que se viu, não iria sempre colado ao holandês até ao fim da corrida?????? Quando se falam em “ses” convém recordar todos os “ses” possíveis, não é?
Poder podia, mas não era a mesma coisa. 😭🍈
Ninguém leu as declarações do Massi? A penalização podia ser de 5,seg,10 ou o que fosse. Só essa declaração desmonta a temática deste artigo.
Mas este alarido todo só surge porque a direção de corrida o permitiu. Então como não é permitido passar os limites na curva 4 nos treinos e na qualificação (um dos pontos importantes num GP). Penso que será por se ganhar tempo ao exceder os limites. Se assim é então porque o permitiram na corrida? Quer dizer que na corrida não se ganha tempo? Para mim os limites de pista deveriam ser iguais em todas as sessões de um GP, e se assim fosse era mais compreensível a ordem da direção de corrida para o Max e não levava a… Ler mais »