F1: Afinal, Max Verstappen podia ter toda a razão…

Por a 31 Março 2021 17:13

Recorda-se quando Max Verstappen disse via rádio que “Porque não me deixaste ir? Eu podia ter ganho os cinco segundos…”? Pelos vistos, tinha toda a razão…

O Comissário Desportivo do GP do Bahrein e antigo piloto de F1, Emanuele Pirro disse ao Corriere dello Sport que Max Verstappen podia ter ganho a corrida de domingo passado se tivesse recusado devolver a liderança da corrida a Lewis Hamilton.

“O Hamilton ultrapassou os limites da pista com demasiada frequência, criando uma vantagem repetida”, disse Pirro ao Corriere dello Sport: “Foi por isso que Michael Masi, o único com autoridade para falar com as equipas, falou com a Mercedes para a avisar”.

A confusão adveio do facto da FIA ter imposto regras diferentes para diferentes ocasiões e apesar do Diretor de Corrida, Michael Masi ter vindo a público dizer que não houve mudança de regras a meio da corrida, a verdade é que a Red Bull ficou confusa: “Não sei como se chegou ao ponto em que as pessoas o fizeram sem receberem avisos”, disse Verstappen, referindo às 29 vezes que Hamilton ultrapassou os limites da pista precisamente no mesmo sítio onde foi ultrapassado por Max Verstappen: “Foi frustrante. Questionámos com o controlo de corrida, questionando se o poderíamos fazer. Não se pode dizer que não há problema em fazê-lo na corrida, mas não se pode ultrapassar ali. Deve ser preto ou branco, não deve ser cinzento”, disse Horner.

Já Helmut Marko, disse que: “Não faço ideia do que teria acontecido se não tivéssemos devolvido a posição a Hamilton”, mas Emanuelle Pirro disse que Masi não pode obrigar um piloto a devolver um lugar para evitar uma potencial penalização: “ele só pode sugerir”, disse o italiano. Como Verstappen devolveu a posição os CCD nada mais teve de fazer, mas se não o fizesse a penalização máxima era de 5 segundos. Verstappen acreditava poder conseguir a diferença.

Se calhar tinha razão. Luigi Mazzola, antigo chefe da equipa de testes da Ferrari, admitiu à Autosprint “eu teria contestado a decisão. Depois do que o Hamilton fez durante a corrida, eu esperava que a Red Bull lutasse mais duramente. Talvez tivessem pensado que o Verstappen conseguiria recuperar o lugar…”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
37 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
costapedrodrgmail-com
costapedrodrgmail-com
3 anos atrás

O verstapen tambem não precisava de ir com a sede toda ao pote ali , podia ter esperado, aí se diferencia um grande campeão de um grande piloto, por isso é que nestes anos todos de formula 1 existiram pilotos que deram muito espetaculo e não ganharam nada e outros que foram campeões do mundo, o campeonato não era ganho naquela curva e ele com o giovanasi por dentro e o hamilton a dobrar o giovanasi , só podia passar por fora da pista pois não tinha espaço, e depois foi outravez anjinho quando devolveu a posição , pois saiu… Ler mais »

ma-nac
ma-nac
Reply to  costapedrodrgmail-com
3 anos atrás

Chama-se isso lamber botas.. Ou seja se fosse o pacovio do inglês a fazer o mesmo era uma injustiça… Claro…

ma-nac
ma-nac
3 anos atrás

Afinal tenho razão… Quer queira quer não…. Não é necessário ser mt esperto para ser no mínimo coerente.

Rhodas
Rhodas
3 anos atrás

Devolvam-nos a gravilha!

ma-nac
ma-nac
Reply to  Rhodas
3 anos atrás

Se existisse gravilha o inglês era “nono”… Quantas vezes ele abusou na qualificação? F….

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Vai ser giro no futuro se Hamilton fizer isto e só receber 5 segundos de penalização, todo o fórum dizer que devia levar um drive-through. lol Quando para o Verstappen só pedem 5 segundos.

ma-nac
ma-nac
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Bandeira “preta’ logo… ……. ##@#@#@#@#@

userAutoSport33114
userAutoSport33114
3 anos atrás

Pelo amor de Deus. 29 vezes foi fora da pista no mesmo sítio, ganhando tempo precioso com essas “saídas” para se manter na luta com Verstappen, e quando é ultrapassado no mesmo sítio pelo Verstappen com este a fazer o mesmo que o Hamilton fez durante 29 vezes , Hamilton vai feito criança para o rádio queixar-se que Verstappen foi fora de pista. Que criancice. Hoje ganhas tu , amanhã ganha outro, é a vida. A FIA perdeu uma hipótese de mostrar coerência nas decisões. Devia de ter permitido a ultrapassagem pelo exagerado abuso de todos no mesmo sítio. Mas… Ler mais »

Charutus GT
Charutus GT
Reply to  userAutoSport33114
3 anos atrás

Ontem no Bahrein amanha noutro local, outra situação, a mesma decisão o mesmo vencedor, viva hipocrisia.

ma-nac
ma-nac
Reply to  Charutus GT
3 anos atrás

Mesmo.

ma-nac
ma-nac
Reply to  userAutoSport33114
3 anos atrás

Mesmo.. É a nova “interessante” F1… Uma vergonha pior que a Emel

inoferreira
3 anos atrás

Está provado o que os médicos dizem, a auto medicação é um perigo pois os medicamentos deixam de fazer efeito e a prova está aí, após tantos dias fica comprovado que para alguns já não há Rennie, Gaviscon, ou outros medicamentos para a azia que vos valha, o melhor será ao domingo de manhã tomar logo um protetor gástrico para ver se melhora a coisa.

ZeCambota
ZeCambota
3 anos atrás

Deve ter sido por isso que a única oportunidade que ele teve de ultrapassar foi com uma manobra ilegal, depois disso nunca mais teve hipótese nenhuma, dado isso quem é que não garante que o Hamilton, dado o que se viu, não iria sempre colado ao holandês até ao fim da corrida?????? Quando se falam em “ses” convém recordar todos os “ses” possíveis, não é?

aguia25
aguia25
3 anos atrás

Poder podia, mas não era a mesma coisa. 😭🍈

Last edited 3 anos atrás by aguia25
gtman
gtman
3 anos atrás

Ninguém leu as declarações do Massi? A penalização podia ser de 5,seg,10 ou o que fosse. Só essa declaração desmonta a temática deste artigo.

Sccps79
Sccps79
3 anos atrás

Mas este alarido todo só surge porque a direção de corrida o permitiu. Então como não é permitido passar os limites na curva 4 nos treinos e na qualificação (um dos pontos importantes num GP). Penso que será por se ganhar tempo ao exceder os limites. Se assim é então porque o permitiram na corrida? Quer dizer que na corrida não se ganha tempo? Para mim os limites de pista deveriam ser iguais em todas as sessões de um GP, e se assim fosse era mais compreensível a ordem da direção de corrida para o Max e não levava a… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado