F1: Afinal, Max Verstappen podia ter toda a razão…

Por a 31 Março 2021 17:13

Recorda-se quando Max Verstappen disse via rádio que “Porque não me deixaste ir? Eu podia ter ganho os cinco segundos…”? Pelos vistos, tinha toda a razão…

O Comissário Desportivo do GP do Bahrein e antigo piloto de F1, Emanuele Pirro disse ao Corriere dello Sport que Max Verstappen podia ter ganho a corrida de domingo passado se tivesse recusado devolver a liderança da corrida a Lewis Hamilton.

“O Hamilton ultrapassou os limites da pista com demasiada frequência, criando uma vantagem repetida”, disse Pirro ao Corriere dello Sport: “Foi por isso que Michael Masi, o único com autoridade para falar com as equipas, falou com a Mercedes para a avisar”.

A confusão adveio do facto da FIA ter imposto regras diferentes para diferentes ocasiões e apesar do Diretor de Corrida, Michael Masi ter vindo a público dizer que não houve mudança de regras a meio da corrida, a verdade é que a Red Bull ficou confusa: “Não sei como se chegou ao ponto em que as pessoas o fizeram sem receberem avisos”, disse Verstappen, referindo às 29 vezes que Hamilton ultrapassou os limites da pista precisamente no mesmo sítio onde foi ultrapassado por Max Verstappen: “Foi frustrante. Questionámos com o controlo de corrida, questionando se o poderíamos fazer. Não se pode dizer que não há problema em fazê-lo na corrida, mas não se pode ultrapassar ali. Deve ser preto ou branco, não deve ser cinzento”, disse Horner.

Já Helmut Marko, disse que: “Não faço ideia do que teria acontecido se não tivéssemos devolvido a posição a Hamilton”, mas Emanuelle Pirro disse que Masi não pode obrigar um piloto a devolver um lugar para evitar uma potencial penalização: “ele só pode sugerir”, disse o italiano. Como Verstappen devolveu a posição os CCD nada mais teve de fazer, mas se não o fizesse a penalização máxima era de 5 segundos. Verstappen acreditava poder conseguir a diferença.

Se calhar tinha razão. Luigi Mazzola, antigo chefe da equipa de testes da Ferrari, admitiu à Autosprint “eu teria contestado a decisão. Depois do que o Hamilton fez durante a corrida, eu esperava que a Red Bull lutasse mais duramente. Talvez tivessem pensado que o Verstappen conseguiria recuperar o lugar…”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
37 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jem
jem
3 anos atrás

Gostava de saber onde está no Regulamento que a penalização máxima são 5 segundos.

garantia4
garantia4
Reply to  jem
3 anos atrás

É claro que poderia ser mais de 5 segundos, caso concluíssem q esta manobra contribuiu decisivamente para o resultado final (daí a 3 voltas).
Estas declarações são do Emanuelle Pirro. E com isto está tudo dito. O mesmo q esbulhou a Ferrari de uma vitória no Canadá. Ou o mesmo que perante isto, nada faz ( nem falta o ranhoso brundle a branquear).
https://www.youtube.com/watch?v=qOyIgMxsllk
Mas também há dizer que o max foi muito anjinho, ao escolher afastar-se para uma zona suja da pista para deixar passar o outro.

Kashmir
Kashmir
3 anos atrás

Já estou a ver que este ano vamos ter de fazer contas no final da corrida para saber a classificação. Vai andar tudo a ultrapassar fora dos limites da pista! Só rir com estes artigos.

831ABO
831ABO
3 anos atrás

Que saudades de Charlie Whiting.

MurrayWalker
Reply to  831ABO
3 anos atrás

O Charlie faria o mesmo que fez em 2008 com a McLaren em Spa. Diria-lhes que a ultrpassagem era legal e depois no fim, tomem lá 25 segundos de penalização. Se bem que para dar o dito pelo não dito, deve ter havido dedo do Senhor Presidente.

cyberr
cyberr
3 anos atrás

Como se vê na imagem, as marcas pretas dos pneus que estão lá marcadas são a trajectória de grande parte dos pilotos durante o GP que é onde está o carro do Max, vir dizer que o Max ultrapassou fora dos limites de pista é no mínimo para rir e logo quando ultrapassou o Hamilton que usou e abusou dessa trajectória. Se os circuitos fossem à moda antiga que fora da pista era gravilha, acabava esta brincadeira toda dos limites de pista, assim só serve para criar confusões e suspeitas. Eu apostava que ao contrário não havia a chamada da… Ler mais »

can-am
can-am
3 anos atrás

Se isso sucedesse com a Ferrari o caso não teria ficado assim de certeza. Foram muito brandos ,autenticos meninos de coro,bem comportadinhos, os da Red Bull.
Como digo, fica no ar a ideia que há uma regra não escrita nesta F1 do We race as one ,etc : no Lewis ninguém toca. Aí de quem tocar no reizinho.
O Max vai ter de andar de fininho porque à minina vai levar bordoada.
O outro joga com ” o clima actual do mundo”.
Para bom entendedor.
É péssimo.

garantia4
garantia4
Reply to  can-am
3 anos atrás

Infelizmente não dá para fazer o upload de imagens, anda aí uma espectacular do volante mercedes com um botão 2 com o dizer “pirro”.

jo02101713
jo02101713
Reply to  can-am
3 anos atrás

“O outro joga com ” o clima actual do mundo”.” Muito bom!!!

Pitão
Pitão
3 anos atrás

Concordo quando dizem que a RB pensava que o MAX voltava a ultrapassar, na hora pensaram ter superioridade suficiente para passar nas voltas que ainda faltavam, só isso, caso contrário não estou a ver a RB a ceder assim tão facilmente, só se for por ser inicio de época…

Pity
Pity
3 anos atrás

Podia ganhar ou não. Faltavam duas voltas, ou três, já não sei bem, pelo que não era certo que conseguisse abrir os cinco segundos de diferença. Provável, era, mas não era garantido, é o célebres “se”.

jem
jem
Reply to  Pity
3 anos atrás

As equipas têm de cumprir uma ordem da Direção, mesmo que discordem. O Max, na minha opinião, reagiu a quente ou então é uma das suas já habituais demonstrações que pensa pouco. A equipa só fez o que tinha a fazer, e acreditar que o Max ainda conseguiria voltar a passar o LH, pois a equipa e bem, entendeu imediatamente que se deixasse ficar o Max em pista, no final da prova ser-lhe-ia aplicada a penalização suficiente para inverter a classificação, pois a ordem tinha sido muito clara. Tem-se falado pouco, mas parece-me que houve “muita matreirice” (experiência?) do LH,… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  jem
3 anos atrás

Essa da “penalização suficiente”, seria o justo, mas não acredito que fosse aplicada. Não me lembro de nenhum caso semelhante. Os únicos casos de que me recordo de penalizações em tempo (mais ou menos) suficiente, foi quando o piloto tinha um drive through, ou um stop & go e não o cumpriu, levando os comissários a transformá-la numa penalização no tempo estimado para a passagem pelas boxes. Quanto à matreirice do Hamilton, mal seria se na sua 15ª temporada não tivesse já a “escola toda”. Imagino a matreirice do Max daqui a dez anos… faz parte do ADN dos grandes… Ler mais »

jem
jem
Reply to  Pity
3 anos atrás

Ainda há pouco tempo aconteceu com o Miguel Ramos, quando foi posto fora de pista. A FIA aplicou no final da prova uma penalização em tempo que colocou o infrator fora dos pontos necessários para que a classificação final do campeonato não fosse adulterada. Salvo erro foram 30 segundos ou até mais um pouco. A partir do momento em que a Direção de prova diz para perder a posição, isso tinha de acontecer. Ou como aconteceu, ou através de penalização suficiente para tal. Por isso é que os falados 5 segundos, poderiam ser 5 ou 10, ou o que fosse.

Pity
Pity
Reply to  jem
3 anos atrás

As penalizações não são iguais em todas as categorias.

costapedrodrgmail-com
costapedrodrgmail-com
3 anos atrás

Quanto a este assunto vejam as declarações do nuno pinto , qie esteve com o stroll na reunião com os pilotos e o michael masi antes da corrida que ele , explica o assunto com conhecimemto de causa …. Quanto ao pirro, declarações completamente ao lado , segundo o nuno pinto nunca seriam 5 segundos , mas podia ser ate excluido da corrida , no brefing de pilotos o que foi dito foi : qua não havia limiyes durante a corrida na curva 4 , mas não se podia ultrapassar por fora dos limites da pista , tanto que o… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  costapedrodrgmail-com
3 anos atrás

Artigo 27.3 : Drivers must make every reasonable effort to use the track at all times and may not leave the track without a justifiable reason.” A mercedes, a FIA, o Nuno Pinto, todos, não podem ignorar que nenhuma “instrução” do Dir. de Corrida pode ir frontalmente contra a lei. E mais, nela consta expressamente que apesar de tudo se aplica esse artº. O LH tinha que justificar, fundamentar porque saiu da pista. E ainda que não obteve nenhuma vantagem com essa manobra intencional. E fazê-lo 29 vezes. –E ainda faltaria saber se a interpretação do Masi não foi no… Ler mais »

letsme
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Tinha que justificar o Hamilton porque saiu de pista na curva 4 e todos os outros pilotos, ou acha que só o Hamilton é que saiu? Mais, o Masi avisou que não haveria limites naquela curva exceto em caso de ultrapassagens. Todos os pilotos sabiam, confirmado pelo Norris no final da corrida.

ManelDasBombas
ManelDasBombas
3 anos atrás

Acho que há por aqui demasiada gente que não compreende a dualidade de critérios que foram aplicados durante este fim de semana. Como o Nuno Pinto explicou, foi frisado no briefing dos pilotos que não haveria limites de pista na curva 4, mas que os pilotos não poderiam aproveitar esse facto para ultrapassar por fora dos limites de pista. Ora, se não há limites, ou seja, se os pilotos não são penalizados por passar no mesmo sitio 55 vezes durante a corrida, porque é que alguém que uma vez usa a parte exterior da pista para ultrapassar haveria de ser… Ler mais »

jo02101713
jo02101713
3 anos atrás

Será que ainda ninguém percebeu que isto só vai eventualmente terminar quando o “menino bonito” ultrapassar todos os recordes?!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado