F1: Advogados de Massa dão novo prazo para FIA concluir a sua análise aos acontecimento de 2008

Por a 14 Outubro 2023 17:16

A FIA e a FOM têm até ao dia 15 de novembro para analisar o que de facto aconteceu durante a temporada de 2008, antes da equipa jurídica de Felipe Massa tomar qualquer outra ação. Este dado foi avançado por membros da própria equipa que exige o pagamento de uma indemnização às duas entidades por irregularidades no título de pilotos do mundial de Fórmula 1 de 2008.

Depois de ameaçar com uma ação judicial sobre possíveis irregularidades no título de 2008 que lhe escapou por um ponto, Felipe Massa reuniu uma equipa jurídica para avaliar a situação, que ressurgiu devido a algumas afirmações públicas de Bernie Ecclestone, e deu início ao processo, colocando como prazo para as entidades que regulam a Fórmula 1 analisarem esta questão. A equipa jurídica deu até ao dia 12 de outubro, mas prolongou o prazo até ao próximo mês, porque entendem que a “administração [da FOM e FIA] está, de facto, a analisar o assunto de boa fé e chegará certamente à mesma conclusão que nós e tantas pessoas em todo o mundo”, sublinhou Bernardo Viana, um dos advogados de Felipe Massa. Os advogados do piloto brasileiro terão enviado uma carta no dia 15 de agosto a Stefano Domenicali e a Mohammed ben Sulayem, diretor executivo da Fórmula 1 e Presidente da FIA, respetivamente, onde dão conta que irão dar início a uma ação em tribunal para exigir o pagamento de uma compensação por irregularidades no título de pilotos do mundial de 2008, estando convictos de poderem ganhar este processo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
6 meses atrás

Mas os advogados é que dão prazos?… Pensava que só os tribunais o podiam fazer. Se fosse à FIA deiava-os à epera sentados.

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
6 meses atrás

E o rombo monumental (?) na reputação e imagem da fia se isto transitasse para os tribunais ?
Nesse sentido, não é por acaso que foi a própria fia que pediu, e pela 2a vez, mais tempo ao Massa. Informação que não consta no artigo.
‘Mas pronto’, como nos vários forums já foi decretado que a reacção do piloto é no mínimo patética… Se chegarem a um acordo ($), lá virão depois uns com o ” eu bem dizia” 🙂

https://racingnews365.com/brazilian-lawyers-give-f1-and-fia-new-deadline-in-massa-2008-case

Cágado1
Reply to  garantia4
6 meses atrás

Acho que seria um desastre para a FIA chegar a um acordo extra-judicial e não vejo que haja um tribunal com jurisdição sobre o assunto que o aceite julgar. Mas claro que esta é só uma opinião, nos tempos que vão correndo, nada é certo.

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
6 meses atrás

Seria uma humilhação para a ‘F1’ pagar-lhe um compensação pelos prejuízos causados, e possivelmente o ponto mais baixo da sua História. Será com isso que o Massa está a jogar.

“(…) e não vejo…que o aceite julgar” ?

canam
canam
6 meses atrás

O que pretende ele com tudo isto ?
Após 15 anos é que se lembra ?
Há aqui muitos gatos escondidos com os rabos de fora…e muita falta de bom senso .

garantia4
garantia4
Reply to  canam
6 meses atrás

Não. Lembrou- se após a entrevista ao Bernie. No ano de 2023.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
6 meses atrás

15 anos devia ser tempo suficiente para não se pensar nisso

Pity
Pity
6 meses atrás

Não há prazos de prescrição para isto? Se até para crimes de sangue há prescrição, não há para vigarices?

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
6 meses atrás

Se calhar, 20 anos.
E quando inicia a contagem desse prazo, já pensou?
E quem disse que se já foi ultrapassado um prazo de prescrição, tal impede que se avance para um processo judicial ?

Pity
Pity
Reply to  garantia4
6 meses atrás

O prazo iniciou-se há tanto tempo quanto o momento em que o facto aconteceu. Indique-me um caso que vá a tribunal após prescrição. Eu não conheço nenhum. Eu não digo que o Massa não se sinta frustrado mas… A trafulhice aconteceu há 15 anos e há catorze que é pública. Portanto, Massa deveria ter agido em 2009, processando Flavio Briatore e Pat Symonds por danos. Se o tivesse feito, eu aplaudiria, agora não. Vir basear-se nas palavras de outro trafulha e gabarola, que diz que soube na altura, assim como Mosley e Whitting, que já cá não estão para confirmar… Ler mais »

4RcNg
4RcNg
Reply to  garantia4
6 meses atrás

Há uma coisa que se chama homologação, que está nos princípios jurídicos normativos da Fia, relativos ás competições e ás classificações. Não são alteráveis ou apeláveis assim que transitam em homologação. E, não há nenhuma instância jurídica desportiva ou civel que promova apelo. Os próprios participantes – pilotos ou equipas – concedem ao requerer as suas licenças, que esse é o princípio normativo que assim regula. Aceitam, por isso que nunca podem apelar ou contestar á posteriori da homologação.

Last edited 6 meses atrás by Nrpm
Pity
Pity
Reply to  4RcNg
6 meses atrás

Sim, e o campeonato foi homologado antes da gala da FIA. Por isso eu acho que o Massa, o mais que pode, é pedir uma indemnização, por danos morais, aos orquestradores da tramóia. No fim da história, os únicos a ganhar, vão ser os advogados.

Lagaffe
Lagaffe
6 meses atrás

Pobre Massa.
A miséria mental a que pode chegar uma pessoa.

4RcNg
4RcNg
6 meses atrás

Este assunto é espantoso, e só pode vir de ‘advogados de Hollywood’, a patrocinar um constituinte cabeçudo e pobre de espirito.
Não há instância onde colocar legítima e legalmente esta ação.
É uma manobra de tentativa de extorsão. Só demonstra a má índole, e o quão imaturo e oportunista é o FM.
Ofereço-lhe de boa vontade uma cadeira… é para esperar sentadinho.
👎👎👎

Last edited 6 meses atrás by Nrpm
alexis
alexis
6 meses atrás

Há imagens que valem mais que 1000 palavras e esta imagem deles a cumprimentarem-se, diz muito do carácter e da personalidade do Massa, não se cumprimenta ninguém assim, deve-se cumprimentar olhando a outra pessoa nos olhos, não é o caso de Massa, o cumprimento deve ser firme e decidido o Massa está com a mão côncava, e depois aquela cara de enjoo, toda a linguagem corporal do Massa mostra que não é gente muito confiável e agora vem com esta triste novela a dar razão ao que aparenta na foto, enfim mais um catraio com BI de homem.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado