F1: 30 anos do incidente entre Ayrton Senna e Alain Prost

Por a 22 Outubro 2019 17:30

A rivalidade entre Ayrton Senna e Alain Prost foi uma das mais intensas da história da F1. A forma como os dois pilotos, muitos diferentes um do outro, se enfrentaram na pista ainda hoje é recordada com saudade.

A história desta rivalidade é longa e conhecida de todos, mas terá tido o seu pico a 22 de Outubro de 1989, quando numa tentativa de ultrapassagem, um toque entre os dois aconteceu. Prost saiu do carro, mas Senna continuou e acabou por cruzar a linha de meta em primeiro, o que fazia de Senna campeão. Mas a Senna ficaria sem a vitória por uma decisão na secretaria, com a justificação de que regressou à pista de forma incorrecta. Seguiu-se uma batalha de Senna e da McLaren contra a FISA que valeu uma pena suspensa e uma multa ao piloto.

Foi o culminar de uma rivalidade que teria novo episódio marcante no ano seguinte no mesmo palco, em que, também num incidente, Senna e Prost ficaram fora de prova, com o título a sorrir a Senna. Este é um dos muitos exemplos que mostra a intensidade da disputa entre os dois pilotos. Uma disputa que ficou para a história e que será relembrada para sempre como um dos momentos mais intensos da F1.

Link para o vídeo AQUI

19
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
Tiagocm
Membro
Tiagocm

Ha dúvidas de que o campeonato foi entregue ao Prost?
Não venham com a desculpa do “Senna merulhou sem hipotese de paprar para curvar quando se ve nitidamente o Prost a virar contra o Senna ainda antes da curva, não me digam que ia fazer corta-mato…

Senna84
Membro
Senna84

Sem dúvida! Foi uma decisão de secretária sem nexo nenhum!

MLS
Membro
MLS

Senna ter ganho não faria dele campeão, ele estava a 16 de Prost com a vitoria ficaria a 6.

Para além desta decisão inacreditável, levou uma multa e mais 6 meses de suspensão.
Não havia mesmo vergonha na cara naquela altura.

Lisboa
Membro
Lisboa

Naquela altura apenas os 11 melhores resultados, contavam para a decisão do campeonato. O Prost tinha 81 pontos, mas só 76 contavam para o campeonato.

O Senna era obrigado a vencer as 2 provas que faltavam e esperar que o Prost não fizesse pelo menos um 2° lugar.

can-am
Membro
can-am

Hoje o Senna seria penalizado na hora.A manobra foi desesperada pois num gancho a 90 ° era impossivel passar a menos que o Prost abrisse a porta, o que não era obviamente o caso, dado que estava em jogo um campeonato.
Mas o Senna foi sempre protegido por uma imprensa amiga que lhe perdoava os erros, que cometia como os outros.
O ter sido desclassificado foi o cumprir do regulamento da época.Apenas isso.

Valsenninha
Membro
Valsenninha

Carríssimo… Entendo o seu ponto de vista, mas na altura os regulamentos tinham um nome, e todos nós sabemos bem qual…. Mas enfim, em 1990, todos foram a favor de Senna no Briefing da corrida… O Prost fez o que tinha que fazer (foi é burro de fechar a porta de forma tão descarada e antes da curva, se fechasse na curva tudo bem), o Senna se precipitou, tinha melhores pneus que Prost e teria mais algumas voltas para tentar ultrapassar, depois da excelente corrida que tinha feito… mas enfim, foi o que foi, certo que a vitória não lhe… Ler mais »

dumberdog
Membro
dumberdog

Se havia alguém a ser penalizado teria que ser o Prost pois abalroou o Senna, quando já estava ao seu lado. A manobra de ultrapassagem foi perfeitamente normal pois basta ver, tanto pelos onboards como pelas cameras da pista, que o Prost quis terminar o campeonato logo ali ficando os dois na chicane; não contava era que o Senna continuasse, fosse às boxes substituir a frente danificada do seu carro e, com a “faca nos dentes”, viesse a ganhar a corrida, para depois ser desclassificado por alegadamente ter regressado à pista de forma ilegal pois, pelas regras deveria tê-lo feito… Ler mais »

Senna84
Membro
Senna84

Enfim opiniões todos temos. Foi o Prost que fechou tendo largura para fazer a curva. Aconteceu o mesmo entre o Albon e o Norris este fim de semana. Manobra absolutamente legal!

Eu_não_sou_o_frenando_afondo
Membro
Eu_não_sou_o_frenando_afondo

Como Albon foi na manobra com Norris no Japão? Ai espera…

ramedlaV
Membro
ramedlaV

foram dois dos grandes, adorava ver as suas lutas, um com cabeça e outro com o coração. Será que Leclerc e Max nos poderão oferecer estas lutas?

dumberdog
Membro
dumberdog

Engraçado que a primeira corrida que acompanhei em directo uma certa manhã de Domingo em 1989 foi esse tal GP do Japão onde o Mágico enfrentava uma vez mais o Professor. A espera desesperante após a corrida para se saber qual seria o resultado final. Enfim foi uma luta de titãs até ao acidente na chicane, se a corrida tem continuado teria sido uma das melhores de sempre com dois dos grandes pilotos da história. Embora considere que o Ayrton Senna fosse o mais corajoso, mais rápido e tremendamente inovador na forma como abordava aspectos como a preparação física e… Ler mais »

f1pam
Membro
f1pam

Este GP não deu em directo pela TV cá em Portugal
Só deu em diferido no domingo de manha. Ai, nessa altura já se sabia o resultado

Senna84
Membro
Senna84

Penso o mesmo. Mas se o Max tem muito de Senna, o Leclerc também! Destemidos e por vezes pouco ponderados. Um Prost comparo mais ao Hamilton. Um tipo ultra focado e consistente. Basta ver o número de poles do Senna em comparação com o número de vitórias em GPs. Foi sem dúvidas, na minha opinião, o mais rápido e espetacular de sempre, mas se fosse mais calculista tinha ganho mais GPs. Por outro lado se o fosse não era o Senna! O melhor de sempre.

malhaxuxas
Membro
malhaxuxas

…Mas se o Max tem muito de Senna, o Leclerc também! Destemidos e por vezes pouco ponderados…
Não acho nada disso. Nem um nem outro têm o carisma de Senna. Senna já chegou à F1 como “BIG STAR” e não deixou ninguém indiferente, para os que gostaram e odiaram (tifosis). E aquele carácter só mesmo de um “não europeu”. Estes “meninos” de hoje são medianos ao pé do Senna. Diria que nem aos calcanhares do Piquet eles chegam. O único que se aproxima hoje é Hamilton e no passado recente Michael Schumacher. Só!

Senna84
Membro
Senna84

Um pouco…de Senna. Não disse iguais. O Hamilton é um piloto muito mais ponderado do que o Senna era. Não digo mais rápido. Não chegou bem como big star, mas brilhou rápido na toleman. Numa época com Picket, Prost e Lauda.

Lisboa
Membro
Lisboa

Apesar de achar que o Prost era mais cerebral que o Senna, nesta prova não foi mais astuto. Bastava ao francês o 2° para ser campeão no Japão. Se tivesse deixado o Senna passar, o brasileiro tinha ganho a prova e feito 69 pontos, enquanto com o 2° lugar, o Prost alcançava 81 pontos a contar para o campeonato e com essa pontuação a uma prova do fim, era campeão sem polémica alguma.

Mas não, quis o destino que uma tentativa de ultrapassagem, passado 30 anos ainda se comente com tamanha paixão e ódio.

Senna84
Membro
Senna84

Foram estes anos que fizeram quase todos se apaixonar pelo desporto automóvel.

*RPMS*
Membro
*RPMS*

Foi uma cena que o Prost fez ao Senna!
Manobra anti-desportiva por parte do francês que sabia que tinha a protecção do presidente da FIA. Teve a devida resposta no ano seguinte…

Cumprimentos

Eu_não_sou_o_frenando_afondo
Membro
Eu_não_sou_o_frenando_afondo

Quem vê a maneira como Prost faz a curva na volta anterior e compara com a da volta em que fecha a porta a Senna percebe logo que ele viu Senna e decidiu fazer a curva mais cedo, tão cedo que se Senna não tivesse lá teria cortado a curva. Depois veio a fantochada de penalizar Senna por ter cortado a chicane, quando não tinha ganho vantagem nenhuma com isso. Foi mesmo daquelas situações em que o ladrão entrou na casa, atirou no dono e acabam por prender o dono, por este ter decidido fugir pela janela quando nas regras… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport