E “cortar o motor” dos F1 “1 ou 2 segundos” para quem abuse dos limites da pista?

Por a 15 Dezembro 2021 12:07

O facto de muitas das pistas onde se corre na Fórmula 1 serem as mesmas onde se realiza o Mundial de Motociclismo levou a que cada vez mais nos circuitos fosse aparecendo asfalto nas escapatórias ao invés da gravilha. Não é só essa a razão, há outras, mas isso levou a que a F1 tivesse de passar a policiar muito mais os abusos dos limites da pista, assegurando que os pilotos não explorem as abundantes áreas de escapatória para obterem vantagem.

Isto tem sido complicado para a direção de corrida ainda mais ao longo de 2021, começando logo no Bahrein, mas Nico Rosberg tem uma ideia, que passa por cortar o motor do monolugar do piloto prevaricador por “um ou dois segundos” para qualquer piloto que abuse dos limites da pista, criando assim uma ‘pena’ quase imediata a quem o faça: “é realmente importante criar algum tipo de dissuasor para quando se sai da pista, e uma ideia que tenho é cortar o motor para qualquer piloto que saia da pista, durante um ou dois segundos”, disse Rosberg.

Martin Brundle apoia a ideia, mas tem consciência dos riscos de segurança: “pode ser perigoso para os carros atrás se o carro da frente abranda subitamente'”, explicou Brundle.

É verdade o que Brundle diz, mas a F1 sabe de tecnologia o suficiente para o fazer numa zona determinada, por exemplo uma reta, associando a isso uma nova luz, de cor diferente, na traseira do monolugar. Por exemplo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

17 comentários

  1. [email protected]

    15 Dezembro, 2021 at 12:30

    Uma parvoíce destas vinda de um ex piloto, é inqualificável, só se for fan de acidentes como uma grande parte do pessoal aqui do sitio.

  2. Cágado1

    15 Dezembro, 2021 at 12:33

    É cortar a potência eléctrica na zona de DRS seguinte. É fácil e parece-me muito menos perigoso.

  3. Lisboa

    15 Dezembro, 2021 at 12:52

    Se voltar a colocar areia nas escapatórias não é exequível devido ao MotoGp, então coloquem lombas amovíveis com 20cm de altura.

    Mais de metade das ultrapassagens que se verificou este ano, num GP como o Mónaco nunca teriam existido e, quem diz ultrapassagens, diz defesas de posição.

    • Pity

      15 Dezembro, 2021 at 21:49

      20cm não será pouco? talvez meio metro fosse melhor. 🙂 🙂 🙂
      Pode juntar-se ao Rosberg, no “brilhantismo” das ideias.

  4. JCF

    15 Dezembro, 2021 at 12:59

    Ui ui… brake tests aleatórios… até aqui era só o Max que os fazia, se isto fosse implementado já não era preciso travar à frente dos outros, o trabalho sujo seria feito pela própria FIA… até podia ser publicitado na transmissão televisiva, em rodapé surgia a mensagem “estejam atentos que nos próximos 60 segundos a FIA vai cortar a potência do motor do carro X… será que alguém vai voar pelos ares? Estejam atentos, srs. telespectadores”…

  5. RRS

    15 Dezembro, 2021 at 13:15

    Não.

  6. Scirocco

    15 Dezembro, 2021 at 13:22

    Faria mais sentido desactivar o DRS na volta seguinte. Agora a proposta do Nico não faz sentido pelos perigos que acarreta.
    De qualquer maneira vou mais no sentido de pôr lombas ou outras soluções que obriguem o piloto a pensar duas vezes antes de arriscar

  7. Furelli GP

    15 Dezembro, 2021 at 14:07

    Não mexam nisso. É artificial e estraga a essência da F1. Veja-se a Formula E: com tantas coisas artificiais por vezes temos corridas que dão cócó como a de Valência, para não falar no Fanboost que, apesar de ter a sua lógica, só beneficia os pilotos populares.

    De facto, no F1 Mobile (jogo) há uma penalização idêntica para quem passar os limites, provocar colisão ou cortar uma curva. Sendo um jogo online tem a sua lógica, para evitar comportamentos abusivos. Mas é só um jogo. E a F1 não é um jogo.

    • Furelli GP

      15 Dezembro, 2021 at 14:14

      O que não invalida que não se possa explorar outro tipo de penalizações. Por exemplo, ter que levantar o pé durante 1 ou 2 segundos numa zona estabelecida (a meio de uma recta, por exemplo – encostando-se a um lado fora da trajectória para não causar perturbações). Não sei se será a melhor opção, mas formas de penalizar não faltam.

  8. ...

    15 Dezembro, 2021 at 14:27

    “Long lap” como no moto GP!

  9. Génesis

    15 Dezembro, 2021 at 14:29

    Se assim for o max passa metade da corrida com o motor desligado

  10. Daniel Sousa

    15 Dezembro, 2021 at 15:37

    basta penalizar, não é preciso inventar.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1