Aston Martin F1 ‘desconfia’ da decisão da FIA

Por a 5 Abril 2021 17:31

Depois de toda a polémica do Mercedes cor de rosa em 2020, com o Racing Point RP20, a nova Aston Martin herdou um problema que se pode tornar bicudo para a equipa e por muito que o chefe da equipa, Otmar Szafnauer ‘refile’, a decisão da FIA foi tomada, os regulamentos mudados e as únicas duas equipas que utilizam ‘low rake’, Mercedes e Aston Martin, podem ter um ano bem diferente de 2020.

A Mercedes, tal como se viu no Bahrein, parece ter argumentos para ir à luta, mas a Aston Martin mostrou bem mais dificuldades face ao ponto em que estava no final de 2020. E por isso Otmar Szafnauer, diretor da equipa de Aston Martin, entende que a FIA quis beneficiar a Red Bull para ‘combater’ o domínio da Mercedes: “Nunca houve uma votação sobre a decisão”, disse ao Formel1.de. Se a votação tivesse tido lugar, Szafnauer diz que a decisão teria muito provavelmente tido resultados diferentes. “É preciso ter em mente que apenas duas equipas se baseiam no conceito de low-rake. Apenas uma terceira equipa teria votado também contra. Então não teria existido a maioria necessária” disse Szafnauer, que desconfia igualmente dos ‘novos’ pneus Pirelli: “Não sou especialista em pneus, mas imediatamente após as mudanças terem sido decididas, a Pirelli anunciou que também iria apresentar uma nova construção de pneus”.

E o que isto significa? Que a nova construção de pneus resolve um problema que a Red Bull tinha, pelo menos mais do que a Mercedes e que agora vê resolvido com pneus menos propícios ao desgaste. Resumindo, Szafnauer tem um problema complicado nas mãos para resolver, pois não tem grande latitude para efetuar mudanças no carro, ainda agora começou a época e já está 17 pontos atrás da McLaren/Mercedes e 11 da Ferrari.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MP67
MP67
3 anos atrás

Apesar de poder ter alguma razão, o capataz do stroll deveria ser o último a falar depois da multinha que pagou para construir o mercedes rosa.

jem
jem
3 anos atrás

Isso é o óbvio. O que nunca se saberá (penso eu), é se são alterações premeditadas com esse fim. A FIA sempre teve e penso que continuará a ter, uma postura muito opaca relativamente a muita coisa, nomeadamente os interesses de alguns. Também por isso apaixona, pois fica sempre na ideia de muitos que determinadas decisões são para favorecer alguém, e depois aparecem outras que são o contrário. Ou seja, o equilíbrio artificial, mas que sustenta a F1.

pedro_speed
pedro_speed
3 anos atrás

Prevejo um ano para esquecer para a Aston Martin. O melhor é concentrarem-se desde já no carro do próximo ano.

cyberr
cyberr
3 anos atrás

Temos pena, copiaste agora safa-te, pelos vistos os originais conseguiram encontrar uma solução eficaz, agora só têm de comprar o “pacote” da solução e os verdes também começam a andar melhorzito senão nem para os Alfas há carro e depois claro a culpa é do Vettel!!

garantia4
garantia4
3 anos atrás

(1) Faz 39 anos que o Gilles se apresentou na Califórnia com uma dupla asa traseira. Escolha audaz e arriscada. A brigada inglesa – os donos da F1- tinham introduzido os travões refrigerados a água, uma artimanha que os permitia correr abaixo do peso máx. O líquido devia pulverizar os discos, mas no mundo real sucedia q era rapidamente descarregado na pista. O regulamento da F1 dos ingleses permitia o enchimento dos líquidos antes de irem às verificações, e assim a enésima trafulhice resultava. O Gilles cortou a meta em 3º . E por isso, os ingleses não perdoaram, e… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by jo baue
Charutus GT
Charutus GT
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Descoberta a vigarice, acabou-se a festa inglesa……

Lisboa
3 anos atrás

A FIA permite que andem com carros copiados… A FIA é amiga. A FIA altera as regras… A FIA é mazinha. Para quem afirmou que copiou a Mercedes usando fotos, epá, vão agora fotografar os Red-Bull, a não ser que a máquina fotográfica “Xerox” ou “Minolta”, não consiga agora “fotografar” a equipa austríaca. No meio disto tudo, quem realmente deve se estar a rir à grande, é o Perez. Tardou 12 meses, mas fez-se alguma justiça e, se este ano já está difícil, imagem para o próximo quando tiverem de desenhar o carro desde o zero, aí vão fazer companhia… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Vão fazer companhia à Haas porquê? A Jordan/Midland/Spyker/Force India/Racing Point/Aston Martin quase sempre fez os seus carros, e andou quase sempre no meio do pelotão, porque é que não há-de continuar no meio da tabela? O ano passado, foi o único em que copiaram, não podendo continuar a copiar, têm de se esforçar, os técnicos continuam lá e não devem ter desaprendido..

Scb2
Scb2
Reply to  Pity
3 anos atrás

Mas tanto falaram que copiaram para se dedicarem ao carro deste ano que afinal… trabalhem mais e chorem menos

Pity
Pity
Reply to  Scb2
3 anos atrás

Erraram o conceito, e não foram os únicos…
Quanto ao choro, completamente de acordo.

*RPMS*™
3 anos atrás

Agora que a batota já não funciona, vão ter que fazer como as outras equipas e ter que desenvolver o próprio carro…simples!

Cumprimentos

917/30
3 anos atrás

Szafnauer esse poço de imparcialidade…Os pneus???? bem sabemos que está a defender a sua dama e não podia deixar de dar a sua alfinetada, mas, se não é especialista em pneus não fale em… pneus!!!

Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

Depois de ver o Drive for Survive ainda tenho mais nojo desta gente que está à frente desta equipa. Já parecem o nosso ex primeiro ministro Sócrates. Este Lawrence Stroll e o Otto Szafnauer são do piorio, verdadeiros vigaristas.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

E lá cai por terra as teorias dos haters que a FIA só beneficia a Mercedes… lol Curioso como agora já ninguém fala sobre isso. hahahaha

Charutus GT
Charutus GT
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Mania da perseguição, so voce e os mais incautos acreditam.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado