Aston Martin DBS Superleggera é rival do Ferrari 812 Superfast

Por a 27 Junho 2018 01:54

Topo de gama da marca britânica chega com o objetivo claro de rivalizar com o Ferrari 812 Superfast, oferecendo um V12 com 725 CV capaz de levar o DBS Superleggera até aos 340 km/h, chegando aos 100 km/h em 3,4 segundos.

A festa foi bonita pá! O AUTO+ esteve em exclusivo na apresentação mundial do novo topo de gama da Aston Martin, em Londres, participou da festa e ainda teve tempo para trocar umas palavras com Andy Palmer e com Miles Nurnberger, o responsável pelo estilo do DBS Superleggera. Mas para saber isso terá de ler, tudo, na edição da próxima semana do seu AUTOSPORT. Para já, revelo-lhe alguns pormenores.

O DBS Superleggera é o modelo mais potente e veloz que alguma vez a Aston Martin produziu e com os 340 km/h de velocidade máxima e menos de quatro segundos dos 0-100 km/h, aponta, como deixou implícito Andy Palmer, o CEO da Aston Martin, ao Ferrari 812 Superfast (800 CV, 340 km/h e 2,9 segundos dos 0-100 km/h). Para este ataque aos líderes deste mercado, outro desígnio que Andy Palmer não se dá ao cuidado de esconder, a casa britânica foi aos arquivos e tirou a poeira ao nome DBS – utilizado pela última vez, num carro novo, em 2012 – substituindo o nome Vanquish no modelo topo de gama. Mas desengane-se se pensa que o nome foi retirado; voltará em 2021 quando a Aston Martin lançar o rival Ferrari 488 GTB e do McLaren 720S. Já o Superleggera (super ligeiro ou super leve, conforme entenderem o italiano) foi usado há muito tempo no DBS original, datado de 1967… ainda estava na barriguinha da minha mamã…

Acreditem que as fotos não lhe fazem justiça. Muito diferente do que faz a Ferrari e a McLaren, por exemplo, Miles Nurnberger decidiu afastar o DBS do DB11 e seguir muitos dos códigos de estilo habituais na casa britânica.

“Um carro que diz aquilo que é, sendo simplesmente romântico” é com o Miles Nurnberger, o responsável pelo estilo da Aston Martin, descreve o DBS. É por essa razão, segundo o designer alemão. Por isso é que sendo o substituto do Vanquish S, o DBS é um carro totalmente diferente.

A plataforma do DBS Superleggera tem origem no DB11 e os dois modelos partilham o bloco V12 turbo de 5.2 litros. No DBS, este bloco foi trabalhado para oferecer mais potência, nada menos que 725 CV, uns impressionantes 90 CV mais que o mesmo bloco do DB11. E se olharmos para o binário, mais boquiabertos ficamos: 900 Nm disponíveis entre as 1800 e as 5000 rpm, brutais 249,5 Nm a mais que no DB11!

Mantendo a tração às rodas traseiras, a Aston Martin ofereceu ao DBS Superleggera uma transmissão totalmente nova, com a relação final de 2,9:1 contra os 2,7:1. É assim que se chega dos 0-100 km/h em 3,4 segundos e dos 0-140 km/h em meros 6,4 segundos. Fabuloso!

Estilo sedutor e elegante

O DBS Superleggera é… lindo! Acreditem que as fotos não lhe fazem justiça. Muito diferente do que faz a Ferrari e a McLaren, por exemplo, Miles Nurnberger decidiu afastar o DBS do DB11 e seguir muitos dos códigos de estilo habituais na casa britânica. Por exemplo, este é o primeiro Aston Martin que não tem o logótipo alado da marca, antes as onze letras do nome da marca alongado no lábio superior da tampa da bagageira. Outro detalhe está no nome “Superleggera” que aparece nas nervuras das saídas de ar do capô motor. A quadrupla saída de escape (duas do lado esquerdo, duas do lado direito) lança, agora, um som trabalhado, no dizer da Aston Martin, “mais expressivo”. Contas feitas, são mais 10 dB que o DBS Superleggera faz face ao DB11.

Figuras de proa do estilo do DBS Superleggera são a enorme grelha dianteira que ocupa quase toda a frente, com os tradicionais faróis amendoados. O capot é do tempo concha, abre-se ao contrário do habitual exibindo os guarda lamas dianteiros imponentes guelras para extrair o ar quente do compartimento do motor e também ajudar a fornecer mais força descendente. Mais abaixo surgem as três letras mágicas: DBS.

Claro que num carro que pode “voar” a 340 km/h, a aerodinâmica foi muito trabalhada. Na frente há um “spliter” que conduz o ar para as zonas de pressão. O fundo do carro é plano e está muito trabalhado em termos aerodinâmicos, a traseira exibe um discreto difusor e a asa traseira é uma “Aeroblade 2”. Contas feitas, o “spliter” gera 60 kgs de força descendente, 120 kgs são oferecidos pela asa traseira, pelo que são 180 quilogramas de força descendente que é gerada pelo corpo do DBS. Se compararmos com DB11, este consegue, apenas, 70 quilos de força descendente. Mas o mais curioso é que com mais 110 quilogramas de “downforce”, o DBS Superleggera tem, exatamente, o mesmo coeficiente de arrasto.

Para além da força descendente e da aerodinâmica, o DBS conta com a ajuda dos pneus Pirelli PZero que revestem as belíssimas jantes de 21 polegadas.

O carro vai chegar ao mercado no terceiro trimestre deste ano e na Alemanha custa 274,995 euros, pelo que em Portugal ultrapassará, alegremente , a fasquia dos 320 mil euros.

Estes são os principais pormenores sobre o novo Aston Martin DBS Supeerleggera, mas na edição da próxima semana do seu AUTOSPORT, conto-lhe como foi a festa, quem estava presente, as declarações de Andy Palmer, CEO da Aston Martin, Miles Nurnberger, responsável pelo estilo e Matt Becker, o engenheiro responsável pelo projeto. Tudo para ler em exclusivo no seu AUTOSPORT.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Auto+ Destaque
últimas Autosport
auto-destaque
últimas Automais
auto-destaque
Ativar notificações? Sim Não, obrigado