Vendas de carros cresceram 4,5% em abril | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Vendas de carros cresceram 4,5% em abril

Fábio Mendes by Fábio Mendes
6 Maio, 2025
in AUTO+, Destaque Homepage, Notícias
A A
Importação de veículos a crescer em julho

Share on FacebookShare on Twitter

As vendas de automóveis em Portugal cresceram 4,5% em abril, comparativamente com os dados do mesmo mês de 2024. Os ligeiros de passageiros elétricos totalizaram 19,8% das vendas deste segmento, mantendo-se assim a procura sólida pelos modelos totalmente sem emissões.

O mercado de automóveis novos em Portugal cresceu 4,5% em abril de 2025, comparativamente com o mesmo mês de 2024, com 21.825 veículos matriculados, de acordo com os dados mais recentes avançados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Os mesmos dados apontam para um aumento ligeiro de 0,2% no conjunto dos quatro primeiros meses de 2025, tendo sido matriculados 89.613 unidades entre janeiro e abril.

Artigos relacionados

EUA proíbem vendas da Polestar

EUA proíbem vendas da Polestar

26 Junho, 2026
Volkswagen: menos quatro fábricas e 100.000 empregos!

Volkswagen: menos quatro fábricas e 100.000 empregos!

26 Junho, 2026

Por categorias, o segmento dos automóveis ligeiros de passageiros, mais representativo em termos globais, contou com um total de 18.752 registos em abril de 2025, ou seja, mais 8,2% do que no mesmo mês de 2024. Na soma dos quatro primeiros meses do ano, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 77.297 unidades, mais 1,2% relativamente ao mesmo período de 2024.

No caso dos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, estes são cada vez mais relevantes, com 65,8% dos registos a pertencerem a esta tipologia, com destaque para os híbridos (24,7%) e elétricos (20,6%). No mês de abril, o peso dos elétricos foi de 19,8%.

No mercado de ligeiros de mercadorias registou-se em abril um decréscimo de 16,8% face ao mês homólogo do ano anterior, com 2.525 unidades matriculadas. A tendência de descida verifica-se ainda no acumulado dos quatro meses de 2025, com menos 4,3% face ao ano passado, equivalendo a 10.171 unidades matriculadas.

Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em abril de 2025 verificou-se um aumento de 3,0% em relação ao mês homólogo de 2024, tendo sido comercializados 548 veículos. Nos quatro primeiros meses, as matrículas desta categoria totalizaram 2.145 unidades, o que representa um decréscimo de 11,3% deste mercado face ao primeiro quadrimestre de 2024.

Peugeot destaca-se

Por marcas, no mercado dos ligeiros de passageiros, por ser o mais representativo, o grande destaque do mês de abril foi o desempenho da Peugeot, que matriculou 1.932 unidades no quarto mês do ano, num aumento de 64,6% face ao mesmo mês do ano passado. A quota de mercado reflete esse mesmo ganho, superando os 10% (10,30%).

A Mercedes-Benz foi a segunda melhor no mês de abril, com 1.557 unidades matriculadas, com um crescimento de 13,2% em comparação com o mesmo mês de 2024, ficando à frente da Dacia, que matriculou 1.537 exemplares, num aumento de 3,6%. A Volkswagen, com 1.314 unidades, matriculadas, foi a quarta melhor, crescendo 1,8%, ficando à frente da Renault, esta com um registo de 1.259 unidades matriculadas, crescendo 7,6% face a abril de 2024. Também com vendas acima das mil unidades, BMW, com 1.178 unidades (-6,3%), e Toyota, com 1.024 unidades (-12,6%).

Realce ainda para a Nissan, que teve um aumento de 55,3% em abril, com 632 unidades matriculadas, para a Opel, que teve uma subida de 31,6%, com 612 unidades matriculadas em abril, para a Ford, que registou um aumento de 36,9%, com 519 unidades, ou para a BYD, que teve um crescimento de 148,5%, com 425 matrículas no mês de abril. A maior queda entre as marcas da frente coube à Tesla, que matriculou 302 unidades, verificando-se uma descida de 33%.

Na soma dos quatro meses, a Peugeot regista um aumento de 5,0% entre janeiro e abril, com 8.426 ligeiros de passageiros matriculados, abrindo uma vantagem cada vez maior sobre a Renault, que está em segundo lugar na tabela, com 6.186 unidades matriculadas, significando um aumento de 2,5% face ao mesmo período do ano passado.

Depois, bastante próximas, surgem a Dacia e Mercedes-Benz, com a marca romena a ter um total de 5.981 unidades matriculadas (crescendo marginalmente – 0,1%), enquanto a alemã a registar 5,902 unidades (num aumento de 4,0%). Seguem-se a BMW (4.945 unidades; +8,8%), Toyota (4.182 unidades;+1,8%), Volkswagen (4.079 unidades; +14,6%) e Nissan (3.780 unidades; +13,1%).

O “top 10” fica completo com a Citroën, que matriculou 3.504 unidades (-25,0%) e Kia, com 3.104 matrículas (+3,4%). Nota, ainda, para a quebra da Tesla, que apresenta uma descida de 26,7% entre janeiro e abril, com 2.447 ligeiros matriculados. Em contraponto, entre as marcas generalistas, a BYD cresce 189,5%, com 1.685 veículos matriculados.

Por Pedro Junceiro

Tags: Abrilvendas de carros
Fábio Mendes

Fábio Mendes

Em 2013 criei um blog com um grupo de amigos, que me abriu as portas para o fantástico mundo do motorsport e do AutoSport, onde escrevo desde 2017.

Artigos relacionados

EUA proíbem vendas da Polestar
AUTO+

EUA proíbem vendas da Polestar

by José Caetano
26 Junho, 2026
Volkswagen: menos quatro fábricas e 100.000 empregos!
AUTO+

Volkswagen: menos quatro fábricas e 100.000 empregos!

by José Caetano
26 Junho, 2026
Next Post
Rally de Portugal: A melhor forma de chegar às Zonas Espetáculo? É com o WAZE

Faltam 9 dias para o Rali de Portugal: como era o Arganil 56,5 km face aos troços atuais do Rali de Portugal

Toto Wolff falou com Mohammed Ben Sulayem e diz que perceção pública foge à realidade

F1: Toto Wolff defendeu a McLaren das suspeitas da Red Bull

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
GP Áustria F1: Red Bull em dificuldades com atualizações

GP Áustria F1: Red Bull em dificuldades com atualizações

27 Junho, 2026
GP Áustria F1: Oscar Piastri admite que a McLaren está um passo atrás de… Kimi Antonelli

GP Áustria F1: Oscar Piastri admite que a McLaren está um passo atrás de… Kimi Antonelli

27 Junho, 2026
WRC, Rali da Acrópole/PEC9: Fourmaux vence, Ogier ‘chega-se’ a Neuville…

WRC, Rali da Acrópole/PEC9: Fourmaux vence, Ogier ‘chega-se’ a Neuville…

27 Junho, 2026
GP Áustria F1: Cadillac sofre com falhas mecânicas nos treinos livres

GP Áustria F1: Cadillac sofre com falhas mecânicas nos treinos livres

27 Junho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright