Resultados financeiros da Stellantis revelam lucros de 16,8 milhões de euros | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Resultados financeiros da Stellantis revelam lucros de 16,8 milhões de euros

André Mendes by André Mendes
23 Fevereiro, 2023
in AUTO+
A A

Share on FacebookShare on Twitter

O Grupo Stellantis já anunciou os resultados financeiros referentes a 2022, que revelam receitas líquidas de 179 mil milhões de euros e uma subida de 18% face ao ano anterior.

Stellantis N.V. obteve resultados recorde para o exercício de 2022, com um Resultado Líquido de 16.800 milhões de euros e um Resultado Operacional Ajustado de 23.300 milhões de euros, demonstrando, assim, a rápida evolução do plano “Dare Forward 2030”, com a empresa a ganhar dinâmica em termos de eletrificação, desenvolvimento de software e integração vertical, num período crucial para a indústria.

“Além dos nossos resultados financeiros recorde e da execução rigorosa do plano estratégico ‘Dare Forward 2030’, também demonstrámos a eficácia da nossa estratégia de eletrificação na Europa. Contamos, agora, com tecnologia, produtos, matérias-primas e todo o ecossistema de baterias para liderar esse mesmo percurso transformador na América do Norte, a começar pelos nossos primeiros modelos Ram, 100% elétricos, a partir de 2023, e Jeep® a partir de 2024. O meu profundo agradecimento a cada um dos funcionários e aos nossos parceiros pelos seus contributos para um futuro mais sustentável.”

Carlos Tavares, CEO

A Stellantis está já a caminho de cumprir os compromissos assumidos no plano estratégico “Dare Forward 2030”, enquanto trabalha para preservar a liberdade de mobilidade. Lançado em março de 2022, o plano “Dare Forward 2030” assenta em três pilares fundamentais que irão levar a empresa a atingir as suas ambições financeiras de duplicar as Receitas Líquidas para 300.000 milhões de euros até 2030 (em comparação com 2021), ao mesmo tempo sustentando margens de dois dígitos em termos de Resultado Operacional Ajustado (AOI) ao longo da década.

Artigos relacionados

Pirelli P Zero Trofeo RS Equipa Porsche Taycan Turbo GT no recorde do Nürburgring com Manthey Kit

Pirelli P Zero Trofeo RS Equipa Porsche Taycan Turbo GT no recorde do Nürburgring com Manthey Kit

11 Junho, 2026
Polestar 3 Signature Edition chega a Portugal

Polestar 3 Signature Edition chega a Portugal

11 Junho, 2026

ENVOLVIMENTO: A Stellantis tem a ambição de tornar-se 100% neutra em carbono até 2038, com uma meta intermédia de redução das emissões de carbono para metade até 2030, em comparação com os níveis de 2021. Em 2022, a empresa reduziu a sua pegada de carbono industrial e em termos imobiliários em 11%. À medida que se esforça para se tornar líder em satisfação do cliente, a Stellantis alcançou uma redução de ∼30% nas taxas de defeitos em veículo a três meses, após entrega ao cliente final. Todos os principais processos de RH da empresa foram alinhados com seus compromissos de diversidade e de inclusão, e 27% dos cargos de liderança são, agora, ocupados por mulheres, visando os 30% até 2025.

TECNOLOGIA: O impulso de eletrificação da Stellantis acelerou com um aumento de 41% nas vendas globais de Veículos Elétricos a Bateria (BEV) face ao ano anterior, para 288.000 veículos em 2022. Com 23 modelos BEV agora no mercado, o portefólio de BEV irá mais do que duplicar para 47 modelos até ao final de 2024, em linha com a meta de contar com mais de 75 BEV a nível mundial e vendas globais de BEV de 5 milhões de unidades até 2030. De destacar o facto da marca Jeep ter desvendado a primeira fase da sua ofensiva BEV, com o lançamento do Jeep Avenger, o primeiro SUV Jeep totalmente elétrico e, agora, “Carro do Ano 2023” na Europa. Também estreou os Jeep Recon e Wagoneer “S” totalmente elétricos, ambos destinados ao mercado norte-americano e a outros grandes mercados globais. Seguiu-se-lhe a marca Ram, ao desvendar, no início deste mês, a tão aguardada versão de produção da 100% nova e 100% elétrica Ram 1500 VER, modelo que estará disponível no 4º trimestre de 2024.

A Stellantis é n.º 1 nas vendas de Veículos Comerciais BEV na EU30 e n.º 2 nas vendas Globais de BEV na EU30, com o Fiat Novo 500 como o BEV mais vendido em Itália e o Peugeot e-208 como o mais vendido em França. A empresa ocupa a 1ª posição nas vendas de Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) nos EUA, com o Jeep Wrangler 4xe como o PHEV mais vendido nos EUA e no Canadá.

A empresa confirmou as localizações para cinco gigafábricas (três na Europa e duas na América do Norte), com a Automotive Cells Company, Samsung SDI e LG Energy Solution. Com a integração vertical de matérias-primas a manter-se um foco principal, foram assinados acordos separados com a Vulcan Energy, Controlled Thermal Resources, Alliance Nickel Limited (anteriormente GME Resources Limited), Element 25 e Terrafame.

A Stellantis aprofundou a sua parceria estratégica com a Archer, anunciando planos para o fabrico conjunto do Midnight, a principal aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Archer, que visa aliviar o congestionamento do transporte urbano. Para acelerar o desenvolvimento das suas ofertas a hidrogénio, a empresa anunciou planos para a compra de uma participação na Symbio, líder global em mobilidade de hidrogénio com emissões zero. Para além disso, a Stellantis Ventures fez 10 investimentos em start-ups, sendo três os projetos a lançar em 2023.

Os avanços de software da Stellantis ganharam terreno com as fortes parcerias com a Amazon, Foxconn e Qualcomm, a contratação de mais de 1.500 engenheiros de software e cerca de 700 graduados da Software and Data Academy. Entretanto, o desenvolvimento das plataformas de software STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive está a progredir. Os testes com protótipos em estrada começarão no segundo semestre de 2023, com o arranque da produção da tecnologia no final de 2024. Com a aquisição da aiMotive, a Stellantis aprimorou as suas valências no domínio da inteligência artificial e das tecnologias principais de condução autónoma. A aquisição complementa os trabalhos em curso com a BMW e a Waymo.

A estratégia de crescimento em termos de software está no caminho certo para atingir as metas definidas para 2030, de 20.000 milhões de euros de Receitas Líquidas e de cerca de 40% de Margem Bruta, já que o negócio cresceu 25% em 2022 vs. 2021. No final do ano, o parque de viaturas conectadas monetizável da Stellantis (baseado no parque circulante de 5 anos) era de cerca de 13 milhões de veículos, visando cerca de 34 milhões até 2030. A STLA Brain e os esforços de padronização de sistemas e soluções existentes visam reduzir mais de 50% o número de unidades de controlo eletrónico por veículo.

VALOR: A Stellantis deu prioridade aos seus sete negócios adicionais para complementar o seu core business, tendo registado um crescimento face ao ano anterior.

• As operações U.S. Finco continuam a expandir-se, com o envolvimento, até à data, de cerca de 90% dos concessionários norte-americanos.

• Apresentação de uma abrangente estratégia de Economia Circular, incluindo o primeiro Hub de Economia Circular em Itália e uma parceria estratégica com a Qinomic para desenvolver a validação do conceito da reconversão elétrica de veículos comerciais ligeiros.

• O Aramis Group reforçou a sua liderança em vendas de automóveis usados online na Europa com aquisições em Itália e Áustria. A empresa também está a expandir as vendas online de veículos usados com o lançamento da Spoticar na América do Norte em 2023.

• Mobilisights, uma unidade de negócios independente totalmente dedicada ao crescimento do negócio de dados como serviços empresarias, lançada em janeiro de 2023.

É de destacar que todas as regiões estão a crescer e a registar rentabilidades recorde. O “Terceiro Motor” – Médio Oriente & África, América do Sul, China e Índia & Ásia-Pacífico – registou um crescimento de receitas líquidas de 34% face ao exercício anterior, tendo mais do que duplicado o seu contributo em AOI para 3.800 milhões de euros em 2022, fazendo progressos para atingir a meta de mais de 25% de receita líquida global da empresa até 2030.

O que a Stellantis demonstrou nos seus primeiros dois anos é apenas um vislumbre do grande impacto que a empresa espera ter nos ecossistemas de mobilidade no futuro.

Tags: Grupo StellantisResultados financeirosStellantis
André Mendes

André Mendes

Artigos relacionados

Pirelli P Zero Trofeo RS Equipa Porsche Taycan Turbo GT no recorde do Nürburgring com Manthey Kit
AUTO+

Pirelli P Zero Trofeo RS Equipa Porsche Taycan Turbo GT no recorde do Nürburgring com Manthey Kit

by José Luis Abreu
11 Junho, 2026
Polestar 3 Signature Edition chega a Portugal
AUTO+

Polestar 3 Signature Edition chega a Portugal

by José Luis Abreu
11 Junho, 2026
Next Post

F1 Testes do Bahrein, Dia 1: Max Verstappen termina o dia no topo da tabela

Sede da Lynk & Co inclui um ambiente destinado a inspirar quem o visita

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Ferdinand Habsburg corre em Le Mans para alimentar crianças no Malawi

Ferdinand Habsburg corre em Le Mans para alimentar crianças no Malawi

11 Junho, 2026
24h de Le Mans: BMW, Alpine e Cadillac travam duelo renhido no TL3 antes da Hyperpole

24h de Le Mans: BMW, Alpine e Cadillac travam duelo renhido no TL3 antes da Hyperpole

11 Junho, 2026
Os ‘Comissários Portugal’ voltam a representar-nos nas 24 Horas de Le Mans

Os ‘Comissários Portugal’ voltam a representar-nos nas 24 Horas de Le Mans

11 Junho, 2026
Toyota estreia protótipo de hidrogénio líquido nas 24 Horas de Le Mans

Toyota estreia protótipo de hidrogénio líquido nas 24 Horas de Le Mans

11 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright