Renault abre encomendas para o 5 mais barato

A versão mais acessível do Renault 5 E-Tech, denominada Five, já pode ser encomendada, com um preço base a partir de 24.990€. Esta variante tem motor de 95 cv (70 kW) e bateria de 40 kWh, com autonomia WLTP de até 312 km, afigurando-se como a opção de entrada nesta gama do modelo 100% elétrico.
Posicionado como novo modelo de entrada na gama do Renault 5 E-Tech, o Five já pode ser encomendado com preço a partir dos 24.990€, sendo descrito como a opção mais adequada para quem não precisa de fazer muitos quilómetros semanalmente, mas não abdica do estilo e do carácter nostálgico do 5.
Mas, sobretudo, ao surgir com preço mais em conta, o 5 E-Tech Fiva virá reforçar o potencial sucesso deste modelo, apresentado em fevereiro de 2024 e já com mais de 40.000 unidades vendidas em toda a Europa desde o lançamento. Já no caso de Portugal, o 5 E-Tech foi o elétrico mais vendido no mercado de particulares em abril.
Regressando à versão Five, é composta pelo motor de 95 cv (70 kW) de potência e 215 Nm de binário e pela bateria de 40 kWh, com a marca a aplicar-lhe a designação “autonomia urbana”, apresentando autonomia WLTP de até 312 km. Esta variante é também produzida sobre a plataforma AmpR Small, dispondo de atributos como as jantes de 18 polegadas ou o eixo traseiro multi-link.
Acelera dos 0 aos 100 km/h em 12 segundos e atinge os 130 km/h de velocidade máxima, sendo claramente mais orientado para ritmos urbanos, tanto mais que o seu raio de viragem é de 10,3 metros.
Dispõe de carregador de bordo de 11 kW compatível com os pontos de carregamento domésticos e urbanos, que permite passar dos 15% aos 80% de carga da bateria em 2h37.
O interior revela sistema de ecrã duplo OpenR, com um ecrã de 7 polegadas para o painel de instrumentos e ecrã multimédia de 10 polegadas ao centro. Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, o sistema multimédia recebe atualizações automáticas à distância (OTA). O equipamento de bordo inclui ainda duas portas USB-C à frente, faróis Full LED, ar condicionado manual, travão de estacionamento elétrico e banco traseiro com rebatimento bipartido 60/40.
Outra novidade
Brevemente, será lançada outra variante, com bateria de 52 kWh e autonomia homologada até 410 km em ciclo combinado WLTP. Esta versão será denominada Evolution e contará com motor elétrico de 120 cv (90 kW), dispondo ainda de carregador de bordo de 11 kW (bidirecional) e a possibilidade de recarregar em postos rápidos a 100 kW (15% a 80% em 30 minutos).
Proposta com preço a partir dos 31.000€, a versão Evolution vem de série com ar condicionado automático e bomba de calor, com opção de tecnologia V2L (veículo para carga).
Com a chegada destas duas novas versões, a gama elétrica Renault 5 E-Tech pretende direcionar-se a diferentes estilos de vida, juntando-se às outras já existentes – Techno, Iconic Cinq e Roland-Garros. O 5 E-Tech é fabricado em França, na fábrica de Ampere, em Douai, que faz parte do complexo ElectriCity.
Por Pedro Junceiro
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Cágado1
15 Junho, 2025 at 23:21
Quando a opção de entrada numa gama tem um preço de 25,000€ e uma autonomia teórica de 312Km, está tudo dito quanto ao estado actual da mobilidade elétrica. Tem muito que evoluir ou ser susbtituída por outra teconologia. Hei de continuar à espera.