Ford Ranger PHEV com 52 km em modo EV

Por a 3 Julho 2025 14:33

A versão híbrida “plug-in” (PHEV) do Ford Ranger já se encontra disponível na Europa, permitindo a esta “pick-up” valorizar-se enquanto veículo de trabalho e de lazer, com autonomia elétrica de 52 km em cidade e 281 cv de potência máxima. Preços começam nos 66.847€ para a versão XLT.

O Ford Ranger PHEV já está disponível na Europa, com esta “pick-up” a tornar-se num modelo ainda mais versátil, já que é a primeira vez que conta com um sistema híbrido para condução puramente elétrica sem penalizar as suas competências em todo-o-terreno.

O sistema híbrido “plug-in” combina motor a gasolina 2.3 EcoBoost com um motor elétrico (e-motor) de 102 cv (75 kW), sendo este alimentado por bateria de iões de lítio de 11,8 kWh (útil). A bateria pode ser carregada por fonte de alimentação externa ou pelo motor a gasolina. No caso de se utilizar um carregador monofásico de 16 amperes, atinge-se a carga completa da bateria em menos de quatro horas. De acordo com a marca, o Ranger PHEV tem autonomia elétrica em ciclo combinado WLTP de 43 km, subindo para 52 km no ciclo urbano.

O valor combinado de potência é de 281 cv, enquanto o binário máximo é de 697 Nm, sendo este último o mais elevado de sempre em todas as versões Ranger produzidas em série. O consumo homologado em ciclo misto WLTP é de 3,1-3,2 l/100 km, para emissões de CO2 de 70-72 g/km.

O conjunto é complementado pela nova Transmissão Híbrida Modular com caixa de 10 velocidades: um mecanismo de embraiagem ativado eletronicamente acopla e desacopla o motor elétrico e o motor a gasolina, em função do modo de condução selecionado, otimizando a eficiência e a entrega de binário para transportar cargas e na condução fora de estrada. Durante a condução, é possível selecionar modos “Auto EV” (gestão automática híbrida), “EV Now” (modo elétrico forçado), “EV Later” (guarda da carga para momento posterior) ou “EV Charge” (carregamento através do motor a gasolina).

O sistema e-4WD do Ranger PHEV tem a capacidade de enviar automaticamente para as quatro rodas o binário resultante da propulsão a gasolina, elétrica ou híbrida, permitindo enfrentar terrenos difíceis ou adaptar-se a cenários de condução específicos, com o apoio da caixa de transferência de dois níveis e do bloqueio do diferencial traseiro. Os condutores podem escolher entre os modos “Normal”, “Eco”, “Sport”, “Escorregadio”, “Reboque/Carga”, “Lama/Sulcos” e “Areia”, alterando-se vários parâmetros relacionados com o sistema motriz.

As longarinas traseiras da carroçaria foram redesenhadas para acomodar a bateria de tração, ao passo que a afinação da suspensão foi também alterada, em comparação com os Ranger Diesel tendo em conta o chassis e a distribuição de peso específicos do Ranger PHEV. A capacidade de reboque mantém-se nos 3.500 kg.

Para lazer e trabalho

Todos os Ranger PHEV dispõem de cabina dupla com cinco lugares. No interior, o sistema de conectividade Ford SYNC 4 com navegação conectada e ecrã tátil de 12 polegadas é de série, assim como o painel de instrumentos digital de 8 polegadas e carregamento wireless para telemóveis. Para melhorar a insonorização a bordo, recorre à tecnologia Active Noise Control, semelhante à utilizada em auscultadores “premium”, que permite assim anular muito do ruído proveniente do motor 2.3 EcoBoost.

Disponível na versão exclusiva de lançamento Stormtrak, bem como nas versões Wildtrak e XLT, o Ranger PHEV introduz também, pela primeira vez, o Pro Power Onboard na gama, permitindo alimentar ferramentas diversas até 6,9 kW. Esta versão mais robusta (há uma mais simples de 2,3 kW) possui duas tomadas de 15 A na caixa de carga, com 3,45 kW disponíveis em cada tomada, para operar um pequeno estaleiro de obras, incluindo betoneira compacta (1.500 W) ou holofotes (800 W) em funcionamento simultâneo.

As versões Ranger PHEV Wildtrak apresentam detalhes interiores e exteriores exclusivos, bancos dianteiros e volante aquecidos e iluminação de zona a 360 graus para melhor visibilidade ao redor da “pick-up” em trabalho ou na montagem de um acampamento em condições de pouca luz. A versão de lançamento Stormtrak apresenta estilo e materiais exclusivos, juntamente com um sistema de som B&O com 10 altifalantes, faróis Matrix LED, Pro Power Onboard de 2,3 kW e sistema Flexible Rack para a plataforma de carga.

A produção do Ranger PHEV para a Europa tem lugar em Silverton, África do Sul, com as primeiras entregas aos clientes europeus já em curso.

Preços:

Ranger XLT Cabina Dupla PHEV e-AWD: 66.847€

Ranger Wildtrack Cabina Dupla PHEV e-AWD: 73.231€

Ranger Stromtrack Cabina Dupla PHEV e-AWD: 85.299€

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