Europa preparada para a transição elétrica? | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Europa preparada para a transição elétrica?

José Luis Abreu by José Luis Abreu
5 Maio, 2023
in AUTO+
A A

Share on FacebookShare on Twitter

A Europa continua com melhorias significativas no nível de preparação para os Veículos Elétricos (VE) em todo o continente. Esta é a principal conclusão do EV Readiness Index 2023 da LeasePlan, uma análise abrangente referente à preparação de 22 países europeus para os carros elétricos.

Portugal encontra-se no meio da tabela, na 12ª posição entre os 22 países analisados, descendo uma posição face a 2022, contudo regista uma evolução nos fatores referentes ao número de VE e à infraestrutura de carregamentos. O país mantém um excelente score no fator TCO (Total Cost Ownership), maioritariamente devido aos subsídios à compra e incentivos fiscais existentes no país.
Recorde-se que o Índice em análise se baseia em três fatores, nomeadamente o número de registos de VE, a maturidade da infraestrutura de VE e o Custo Total de Propriedade (TCO) de VE em cada país.

Para António Oliveira Martins, Diretor Geral da LeasePlan Portugal “É ótimo ver uma melhoria significativa nos resultados deste ano em Portugal – gradualmente temos vindo a dar passos importantes para estarmos mais preparados para a mobilidade elétrica. É essencial que agora mantenhamos esta tendência de crescimento: o índice mostra que os condutores portugueses estão prontos e dispostos a mudar. Do nosso lado, temos feito todos os esforços para tornar esta transição o mais acessível possível, com a criação de produtos como o eMotion Plan, que oferece uma solução chave na mão ao cliente – com carregador, instalação e cartão de carregamento para a via pública. Queremos que mais condutores em Portugal possam fazer a transição para a mobilidade elétrica e, embora os resultados deste ano sejam promissores, temos ainda trabalho a fazer.”

Artigos relacionados

Porsche celebra 75 anos no Reino Unido

Porsche celebra 75 anos no Reino Unido

19 Junho, 2026
Skoda Peaq já cumpriu 1,5 milhões de km

Skoda Peaq já cumpriu 1,5 milhões de km

19 Junho, 2026

VER IMAGEM EM HD

final-lp-ev-readiness-index-2023-11-1Descarregar

Principais conclusões do EV Readiness 2023:

• No geral, o EV Readiness apresentou um aumento de 12% (72 pontos combinados) em todos os países inquiridos, destacando uma melhoria geral da maturidade dos VE em toda a Europa;

• A maturidade do mercado de VE aumentou 19% (+42 pontos) em toda a Europa, refletindo a melhoria geral da penetração dos VE nos países europeus;

• As infraestruturas de carregamento melhoraram consideravelmente, com um aumento de 43% (+45 pontos) em toda a Europa. No futuro, será essencial que os governos locais, nacionais e europeus invistam em infraestruturas de carregamento, para garantir que existem soluções de carregamento para acompanhar o aumento da procura;

• Embora os VE ainda sejam mais acessíveis na maioria dos países europeus em comparação com uma alternativa ICE (Internal Combustion Engine), a maturidade do TCO dos VE diminuiu ligeiramente em 6% (-14 pontos). Esta descida está relacionada, principalmente, com o aumento dos preços da energia em 2022;

• Portugal registou um aumento de 5 pontos face a 2022 (passou de 27 para 32 – em 50 possíveis), no entanto perdeu uma posição no ranking dos 22 países analisados;

• O mercado português teve um aumento de registos de VE nas estradas, aumentando o seu score na categoria face a 2022 (de 10 para 12 pontos), e já representam 22% da quota de mercado no setor automóvel;

• No fator “Maturidade da Infraestrutura de VE” Portugal apresentou um aumento de 3 pontos (somando um total de 5 – em 13 possíveis). Apesar da melhoria, a estrutura de carregamento ainda carece de desenvolvimento e é um dos principais entraves à aquisição de veículos elétricos.

• O score no fator TCO manteve-se em relação a 2022 (15 pontos), demonstrando que apesar do aumento dos preços da eletricidade, os subsídios à compra e incentivos fiscais existentes no país têm reflexo no custo de aquisição e manutenção de um elétrico, fazendo com que seja mais rentável em comparação a um veículo a combustão.

Tags: elétricos
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Porsche celebra 75 anos no Reino Unido
AUTO+

Porsche celebra 75 anos no Reino Unido

by João Isaac
19 Junho, 2026
Skoda Peaq já cumpriu 1,5 milhões de km
AUTO+

Skoda Peaq já cumpriu 1,5 milhões de km

by João Isaac
19 Junho, 2026
Next Post

Raid COP 2023 na estrada de 1 a 4 de novembro

Entrevista a Ni Amorim (Presidente da FPAK): “O segundo ciclo é de fomento do desporto automóvel, ou seja, investimento em todas as modalidades”

Ni Amorim: "tem sido feito um trabalho muito importante pelo promotor" no CPV

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
CPR, Rali de Castelo Branco/PEC3: Rúben Rodrigues dilata liderança

CPR, Rali de Castelo Branco/PEC3: Rúben Rodrigues dilata liderança

19 Junho, 2026
CPR, Rali de Castelo Branco/PEC2: Rúben Rodrigues volta a vencer e destaca-se

CPR, Rali de Castelo Branco/PEC2: Rúben Rodrigues volta a vencer e destaca-se

19 Junho, 2026
CPR, Rali de Castelo Branco/PEC1: Rúben Rodrigues é o primeiro líder

CPR, Rali de Castelo Branco/PEC1: Rúben Rodrigues é o primeiro líder

19 Junho, 2026
GP EUA F1 2005: Pódio de Tiago Monteiro foi há 21 anos

GP EUA F1 2005: Pódio de Tiago Monteiro foi há 21 anos

19 Junho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright