ENSAIO: SEAT LEON X-PERIENCE 2.0 TDI 4DRIVE

Por a 3 Fevereiro 2017 15:39

Mesmo não sendo um verdadeiro SUV, o SEAT Leon X-Perience é uma boa combinação de um automóvel familiar com capacidade para andar fora de estrada, por um preço convidativo

A SEAT já tem um verdadeiro SUV na sua gama, mas o Leon X-Perience continua a ser uma boa proposta para os condutores mais aventureiros, combinando alguma capacidade para fazer todo-o-terreno com os aspetos práticos normalmente associados a uma carrinha, já que a variante X-Perience é derivada da ST. Mesmo com uma distância ao solo aumentada em 27 mm, o comportamento do Leon X-Perience não perde para a carrinha normal em estrada aberta, recorrendo a uma solução multibraços para o eixo traseiro, com molas e amortecedores separados, uma combinação que garante um bom nível de estabilidade em curva. Em estradões de terra ou com mais obstáculos e desníveis, o chassis tem um desempenho mais do que apropriado, mantendo um bom nível de conforto para todos os ocupantes a velocidades mais reduzidas. É também neste tipo de piso que se sente o sistema Haldex da tração às quatro rodas a funcionar. Normalmente, o Leon X-Perience funciona como um normal automóvel familiar de tração dianteira, mas o sistema transmite potência para o eixo traseiro de forma rápida e eficaz, assegurando tração mesmo em situações de menor aderência.

A versão ensaiada estava equipada com o motor 2.0 TDI de 150 cv, que não é o mais potente da gama, mas garante boas acelerações e recuperações desde baixas rotações e consegue lidar perfeitamente com o peso adicional do sistema de tração integral. Existe, no entanto, sempre alguma tendência para consumos mais elevados que em veículos equivalentes do Grupo VW com este motor, podendo subir ligeiramente acima de uma média de 6 litros por cada 100 km. Também é ligeiramente desapontante que este motor esteja equipado em exclusivo com caixa manual de seis velocidades, pois a caixa DSG, exclusiva da variante de 184 cv de potência, tornaria o X-Perience mais confortável para o condutor.

O Leon X-Perience com motor 2.0 TDI tem uma lista de equipamento que já é bastante interessante, tendo em conta que pode ser adquirido por menos de 40 mil euros, mas é possível acrescentar alguns extras sem gastar muito mais. No que diz respeito ao habitáculo, a variante aventureira tem as mesmas características da carrinha espanhola natural, com destaque para o excelente espaço para as pernas nos bancos traseiros, bem como uma bagageira de dimensões bastante generosas, ultrapassando os 580 litros de capacidade.

PREÇO BASE 38 936 €

FICHA TÉCNICA

Motor 4 cil., 16 v., common-rail e turbo, 1984 cm3 Potência 150 cv/3500-4000 rpm Binário 340 N.m/1750-3000 rpm Transmissão Integral, cx. man. 6 vel. Suspensão McPherson à frente e multilink atrás Travagem DV/D Peso 1492 kg Mala 587 litros Depósito 55 litros Velocidade máxima 208 km/h Aceleração 0 a 100 km/h 8,7 segundos Consumo médio 4,8 l/100 km Consumo médio AutoSport 6,2 l/100 km Emissões CO2 125 g/km

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado