Ensaio: Kia Niro

Por a 19 Maio 2017 12:30
Kia Niro

Paulo Manuel Costa

KIA NIRO

Função sobre forma

 A Kia está a apostar no aumento da sua gama de automóveis híbridos, criando o seu primeiro modelo específico vendido exclusivamente com este tipo de motor, um crossover atrativo para um público alargado, que dá pelo nome de Niro

  A Kia, como subsidiária do Grupo Hyundai, tem beneficiado bastante da evolução tecnológica do gigante industrial coreano, mas também tem tido liberdade para dar corpo a automóveis com personalidade própria. Além de uma linguagem de design própria, começou também a investir em força no uso de motores híbridos, primeiro nos modelos normais, mas agora dando origem ao seu primeiro automóvel exclusivamente híbrido, o Kia Niro.

O Niro é um carro idealizado para ser um pouco de tudo para toda a gente. Tem a aparência de um crossover, é prático como uma berlina, e ainda oferece o comportamento dinâmico de um modelo de gama alta, graças à sua suspensão. Mas o mais importante é que a Kia consegue oferecer no mercado nacional um automóvel espaçoso, confortável e com baixos consumos, por um preço competitivo. Melhor ainda, com o desconto da campanha de lançamento, o valor na fatura cai dos 32 492 euros para os 28 292 euros, melhor até que alguns concorrentes mais pequenos.

Apesar da aparência de crossover, o Kia Niro está, na prática, mais próximo de um modelo compacto e ágil. No entanto, destaca-se pela sua excelente habitabilidade interior (graças à longa distância entre eixos), com bastante espaço para as pernas e para a cabeça, tanto nos bancos dianteiros como traseiros, podendo transportar cinco adultos confortavelmente. O painel de instrumentos e a consola central têm acesso facilitado aos comandos, com muitas das funções de entretenimento congregadas no ecrã de 4,2 polegadas no topo do tablier. A única questão a apontar na cabina é mesmo o travão ‘de mão’ ativado por pé, quase um anacronismo numa era em que os travões de mão elétricos se estão a popularizar entre a concorrência (e mesmo noutros modelos da Kia).

À primeira vista, a bagageira pode não parecer muito impressionante, especialmente quando comparada à dos modelos similares da Kia, o Carens e o Sportage. No entanto, o Niro é uma alternativa mais barata a estes, pelo que, quando se começa a tentar arrumar objetos na bagageira, os 425 litros disponibilizados crossover compacto revelam ser uma surpresa agradável, com mais espaço do que aparenta e não perdendo nenhum potencial espaço, já que as baterias ficam instaladas na sua íntegra debaixo do banco traseiro.

Em termos de equipamento, o Niro segue o mesmo espírito a que a Kia habituou o público, com uma excelente relação preço/equipamento. Apesar de estar disponível numa única versão, já inclui elementos como ar condicionado automático, banco do condutor com ajuste elétrico e apoio lombar, comandos do rádio e computador de bordo no volante, sensor de luz, abertura e ignição sem chave, sensores e câmara traseira para assistência de estacionamento, carregador USB no compartimento de arrumação entre os bancos, sensor de chuva e assistência de mudança de faixa.

 

Mecânica ideal

Com o seu motor híbrido, o Kia Niro aponta o futuro a curto prazo para este tipo de automóveis. A marca coreana combinou um motor 1.6 de injeção direta e baixa potência com um motor elétrico que debita 32 kW (43 cv), para uma potência combinada de 141 cv. Em termos de resposta, e apesar de ter como base um motor a gasolina, é quase como usar um propulsor turbo Diesel, até porque o motor elétrico funciona muito bem em acelerações a baixa rotação, ajudando a atingir rapidamente a velocidade ideal de cruzeiro. As recuperações e as manobras de ultrapassagem também se realizam rapidamente. O conjunto motor também é ajudado pela transmissão. Em vez das caixas de variação contínua (algo molengas) habitualmente usadas neste tipo de configuração, a Kia optou por instalar a sua caixa de dupla embraiagem, aqui com seis relações, que encontra mais rapidamente a altura ideal para trocar de mudança.

Mais uma vez, deve destacar-se que a base deste carro assenta num motor a gasolina, quando se fala dos consumos. A marca anuncia um valor médio abaixo dos quatro litros, o que é sempre muito otimista, mas o valor real não fica muito longe, sendo fácil manter o valor mostrado no computador de bordo nos cinco litros baixos, sem muito esforço. Mesmo andando mais em trânsito citadino, o combustível gasto não foge muitos deste valores.

Finalmente, e mesmo com um centro de gravidade mais alto, o comportamento do Kia Niro em estrada é mais parecido com o de uma berlina. Para isso, muito contribui a suspensão traseira com triângulo duplos, garantindo que a carroçaria se mantém estável em curva e que o chassis absorve facilmente as irregularidades da estrada, assegurando todo o conforto que um automóvel destes necessita para uma viagem longa para uma grande família.

Mais – Consumo e Conforto

Menos – Peso, Travão de ‘mão’

PREÇO – 32 492 €

 

Motor 4 cil., 16 v., inj. direta/híbrido, 1580 cm3 Potência 141 cv/5700 rpm Binário 265 N.m/1000-2400 rpm Transmissão Dianteira, cx. auto. 6 vel. Suspensão McPherson à frente e triângulos duplos atrás Travagem DV/D Peso 1425 kg Mala 427 litros Depósito 45 litros Velocidade máxima 162 km/h Aceleração 0 a 100 km/h 11,5 segundos Consumo médio 3,8 l/100 km Consumo médio AutoSport 5,1 l/100 km Emissões CO2 88 g/km

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz
últimas AUTO+
últimas Autosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • #Goodwood #Porsche #73MM

    autosport_oficial: "#Goodwood #Porsche #73MM
"
    142
    3
  • Close Calls... #autosport #closecalls

    autosport_oficial: "Close Calls...
#autosport #closecalls"
    84
    5
  • F3 Crash 💥 #carcrash #f3

    autosport_oficial: "F3 Crash 💥
#carcrash 
#f3"
    43
    0
  • Lewis Hamilton getting ready for Brazil GP @f1 @lewishamilton 🏁👊🏻 #racing #f1 #brasil

    autosport_oficial: "Lewis Hamilton getting ready for Brazil GP
@f1 @lewishamilton 🏁👊🏻
#racing #f1 #brasil"
    45
    2
  • MINI with 12 Cars for the New Dakar Edition 👏 @mini @dakarrally #Dakar #Mini

    autosport_oficial: "MINI with 12 Cars for the New Dakar Edition 👏
@mini @dakarrally 
#Dakar 
#Mini"
    42
    0
  • World Endurance Championship 🏁 #WEC

    autosport_oficial: "World Endurance Championship 🏁

#WEC"
    38
    0
  • Surtes & Parkes, Ferrari 330 P3 Spyder Nurburgring, 1000KM #Ferrari #Nurburgring

    autosport_oficial: "Surtes & Parkes, Ferrari 330 P3 Spyder
Nurburgring, 1000KM

#Ferrari
#Nurburgring"
    38
    1
  • Porsche 911 #Porsche #911

    autosport_oficial: "Porsche 911
#Porsche #911"
    24
    0
  • Porsche 911, 12 Hours of Sebring

    autosport_oficial: "Porsche 911, 12 Hours of Sebring"
    19
    0
  • Nurburgring, 24h 1972 #Vintage #vintagemotorsport

    autosport_oficial: "Nurburgring, 24h
1972
#Vintage #vintagemotorsport"
    29
    1