Ensaio: Hyundai i40 SW 1.7 CRDi Blue Style

Por a 8 Janeiro 2016 10:52

Por vezes, não é necessário muito para renovar um automóvel. Quando os elementos mecânicos e de conforto que lhe garantem vantagens contra outros carros semelhantes permanecem atuais, regra geral basta apenas cara levada e alguns pequenos ajustes para manter um automóvel na lista dos modelos de referência do seu segmento. Foi o que aconteceu com o Hyundai i40 SW, um familiar que mantém intactas as características que sempre lhe permitiram destacar-se das outras grandes carrinhas, nomeadamente ao nível do espaço, mas que ganha um novo desenho da secção dianteira, onde se destaca a grelha, que adota o ar de família, bem como os vários elementos em LED no sistema de iluminação, incluindo os faróis de nevoeiro integrados. O interior continua a ser a principal arma da Hyundai i40 SW. Mesmo dentro do segmento médio superior, existem carrinhas onde os bancos traseiros são ‘sacrificados’, mas esse não é o caso da proposta coreana. Os bancos traseiros são bastante confortáveis, com um bom nível de apoio lombar, tanto para o condutor como para o passageiro, mas é a capacidade do banco traseiro que impressiona, especialmente no espaço para a cabeça, ideal para adultos mais altos, às vezes esquecidos no que diz respeito ao espaço traseiro. Além da boa habitabilidade traseira, o Hyundai i40 também se destaca pela capacidade e versatilidade da bagageira, que ultrapassa os 550 litros de capacidade. Tem um portão traseiro de dimensões consideráveis cujo acesso foi melhorado pelo botão de abertura fácil no comando central da chave que abre a bagageira imediatamente sem necessidade de usar as mãos.

O sistema de informação e entretenimento também foi melhorado, oferecendo duas variantes do ecrã touchscreen, o maior com sete polegadas de dimensão. Embora exista uma versão base Comfort, a diferença de apenas 1300 euros com o mesmo motor torna a versão Style mais interessante para o condutor devido ao acréscimo de equipamento. Já debaixo do capot mantém-se o motor 1.7 CRDi da família U-II, revisto para passar a cumprir as emissões poluentes Euro 6, mas também para oferecer níveis de emoção superiores com a potência máxima a subir dos 136 para os 141 cv. Na prática, essa diferença acaba por não se notar muito, já que o binário permanece máximo na mesma posição, entrando em ação logo às 1750 rpm, funcionando muito melhor em regimes médios e sem necessitar de recorrer à caixa de velocidades para ter boas recuperações. Além da resposta agradável do motor numa utilização convencional, a atualização operada garante ao Hyundai i40 SW consumos mais do que aceitáveis, com os pneus de baixa resistência e peças aerodinâmicas na carroçaria a ajudarem a manter os consumos médios nos 6,0 litros baixos, conseguindo baixar para valores inferiores se não existirem grandes diferenças de elevação e pouco tráfego urbano. No que à mecânica diz respeito, o modelo dispõe de suspensão independente às quatro rodas, tal como os carros mais desportivos deste segmento, mas a afinação das molas e amortecedores pesa mais para o lado da balança responsável pelo conforto, absorvendo bem as irregularidades do carro sem puxar por um comportamento mais desportivo.

Hyundai i40:

Preço € 37 800

Motor: 4 cil., 16 v., common-rail e turbo, 1685 cm3

Potência: 141 cv/4000 rpm

Binário: 340 N.m/1750-2500 rpm

Transmissão: Dianteira, cx. manual 6 vel.

Suspensão: Independente McPherson à frente e multilink atrás

Travagem: DV/D

Peso: 1723 kg

Mala: 553-1719 litros

Depósito: 70 litros

Velocidade máxima: 200 km/h

Aceleração 0 a 100 km/h: 10,5 segundos

Consumo médio: 4,7 l/100 km

Consumo médio AutoSport: 6,2 l/100 km

Emissões CO2: 123 g/km

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE AUTOMÓVEL?

Se pretender saber mais informação sobre este automóvel, clique no link AQUI, e aceda à mais completa informação que a marca tem sobre este modelo. 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado