Em 13 de agosto de 1959, a Volvo Cars fez história ao entregar o primeiro carro equipado com o cinto de segurança de 3 pontos, uma invenção da Volvo que, apesar da controvérsia inicial e resistência, rapidamente se tornou padrão na indústria automóvel.
O primeiro veículo a ter esse equipamento foi o Volvo PV544, com a Volvo sendo a primeira fabricante a equipar os seus carros com cintos de segurança de 3 pontos de série. Além do PV544, o modelo P120 (Amazon) também recebeu a inovação. A Volvo patenteou a tecnologia, mas a deixou aberta para uso por outras marcas, reforçando o seu compromisso com a segurança automóvel.

Em 1963, a Volvo introduziu o cinto de segurança de 3 pontos no mercado americano e em outros países, após conduzir testes que mostraram que o cinto oferecia a melhor proteção aos passageiros. Em 1967, a Volvo apresentou o estudo “28.000 Accident Report” numa conferência de segurança rodoviária nos EUA, com dados suecos de colisões ocorridas no ano anterior. Os resultados demonstraram que o uso do cinto de segurança salvava vidas e reduzia a gravidade das lesões em 50%-60%, aumentando a conscientização global sobre a importância do equipamento.

A introdução do cinto de segurança de 3 pontos, criada por Nils Bohlin e apresentada pela Volvo em 1959, salvou mais de 1 milhão de vidas globalmente e preveniu muitas lesões graves. O cinto continua a ser o fator de segurança mais eficaz para ocupantes de veículos, embora a sua utilização varie amplamente entre os países. Nos EUA, um aumento na taxa de uso pode salvar 270 vidas por ano, e há um grande potencial em regiões como África, Ásia e América do Sul.

Nils Bohlin, engenheiro sueco nascido em Härnösand, desenvolveu o cinto após trabalhar com sistemas de ejeção na aviação. Ele juntou-se à Volvo em 1958 e introduziu o cinto de 3 pontos no ano seguinte. Bohlin liderou o Departamento Central de Investigação e Desenvolvimento da Volvo até 1985 e recebeu várias honrarias por seu trabalho, incluindo o Hall of Fame for Safety and Health (1989) e o Automotive Hall of Fame (1999). Os cintos de segurança modernos da Volvo ainda seguem os princípios de Bohlin, incorporando tecnologias avançadas para proteção adicional.













