A Q1 da qualificação do GP do Azerbaijão trouxe já uma enorme surpresa. Kimi Antonelli está fora da luta pela pole, depois de um erro na curva 1. Um toque mais violento no interior da curva danificou a suspensão dianteira esquerda e colocou um ponto final prematuro ao líder do campeonato. George Russell foi o mais rápido na Q1.
Depois de termos visto a Mercedes a dominar o primeiro dia em Baku, a qualificação para o GP do Azerbaijão prometia muito, com Max Verstappen a ser o mais rápido no TL3, apesar das curtas distâncias entre os principais candidatos, George Russell e Lewis Hamilton, que terminaram o último treino no top 3.
🟢 Q1 GREEN LIGHT 🟢
— Formula 1 (@F1) September 25, 2026
Qualifying in Baku is GO GO GO! #F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/h3K98JtBGh
A meteorologia seria um dos desafios desta sessão, com o vento que se fazia sentir na capital azeri a poder comprometer as voltas dos 22 pilotos, que iam tentar dar o seu melhor. Registavam-se 41,3 °C de temperatura na pista, menos 10 °C do que o registado ontem, com 24,7 °C de temperatura do ar.
O arranque da qualificação foi adiado, com a limpeza da pista ainda a decorrer. Cinco minutos depois da hora prevista, os carros foram autorizados a entrar em pista, com o arranque da Q1 a colocar todos os carros em pista, com as primeiras voltas viradas para o aquecimento dos pneus macios, utilizados por todos os pilotos neste início de sessão.
Franco Colapinto instalou-se no topo da tabela, no segundo 45, até ser destronado por Max Verstappen, ainda no segundo 45. Isack Hadjar tirou quase meio segundo ao registo do colega de equipa, seguido de perto por Lewis Hamilton. Oscar Piastri fez o terceiro tempo, com os homens da frente a aproveitar as boleias dos cones de aspiração.
Verstappen queixava-se novamente dos ressaltos da suspensão do seu monolugar. Kimi Antonelli tocou nas proteções da pista no interior da curva 1, o que danificou o pneu dianteiro esquerdo. A equipa pediu-lhe para parar o carro, e o líder do campeonato ficava arredado da luta pela pole. Na frente, o colega de Antonelli, George Russell, agarrava o primeiro lugar, melhorando o registo de Verstappen em 0,002 segundos.
⏪ Rewind to Antonelli's moment at Turn 1 that ended his qualifying#F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/3Nee1nEO7D
— Formula 1 (@F1) September 25, 2026
A cinco minutos do fim, estavam na zona de eliminação Sergio Pérez, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Valtteri Bottas, Lance Stroll e Alex Albon. O tempo de Kimi Antonelli colocava-o na sétima posição.
Lando Norris também estava em apuros, com o seu monolugar a não responder como queria. O campeão em título queixava-se de algo partido no carro, mas a equipa não via nada de errado.
Verstappen e Hadjar continuavam a acumular voltas com o mesmo conjunto de pneus, mas foi Russell o primeiro a chegar ao segundo 43, tirando quase meio segundo ao tempo de Verstappen.
No final da sessão, Lance Stroll voltou a parar em pista temporariamente e, no topo da tabela, George Russell via confirmado o primeiro lugar na Q1, seguido de Verstappen e Hadjar, com Hamilton e Leclerc no top 5. Ficavam eliminados da qualificação os dois Audi, os dois Cadillac e os dois Aston Martin.
❌ ELIMINATED IN Q1 ❌
— Formula 1 (@F1) September 25, 2026
17: Bortoleto
18: Hulkenberg
19: Alonso
20: Perez
21: Stroll
22: Bottas 📸#F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/iS3OINpvII










