O coro constante de críticas vindas por parte dos pilotos, relativamente às novas unidades motrizes e à necessidade de gestão de energia, agora que a componente elétrica equivale a componente térmica, aparentemente não afeta a opinião dos fãs que, segundo a F1, gostam muito destas corridas e parecerem até gostar mais do espetáculo atual, face ao ano passado.
De acordo com o programa Formula 1 Fan Voice, que reúne um grupo de 60.000 adeptos que avaliam o valor de entretenimento de cada grande prémio, 60% desse grupo classificou as corridas do ano passado como “boas” ou “excelentes”, uma percentagem que subiu para 66% em 2026. Curiosamente, apesar de todos os problemas de gestão de energia, a avaliação do Grande Prémio da Bélgica em Spa aumentou 24%, enquanto o Grande Prémio da Hungria, considerado por muitos adeptos mais fervorosos a corrida com aspeto mais natural da primeira metade da época, recebeu exatamente a mesma avaliação do ano anterior.
Segundo os dados da própria Fórmula 1, apenas o Grande Prémio da Grã-Bretanha recebeu uma avaliação significativamente inferior à do ano passado, algo que a organização atribui ao facto de a corrida ter terminado atrás do safety car e de a edição de 2025 do Grande Prémio britânico ser descrita como “muito movimentada”.
Falando numa conferência de imprensa no início da pausa de verão, o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, sublinhou que o desporto no seu todo se encontra numa posição muito forte, destacando o número recorde de adeptos, tanto nas bancadas como a acompanhar remotamente.
“Penso que a situação que estamos a viver hoje é realmente ótima. O campeonato está realmente no seu ponto mais alto em termos de pessoas a acompanhar, pessoas que vêm às pistas e pessoas que, de qualquer forma, sejam adeptos novos ou antigos, apreciam o sucesso daquilo que estamos a fazer”.
Quanto às críticas dos pilotos, o italiano defendeu que todos têm direito à sua opinião, preferindo uma abordagem mais construtiva e discutida em privado:
“Vocês conhecem-me, não estamos aqui para tapar a boca a ninguém. A beleza do nosso desporto é que todos podem ter uma opinião, mas a opinião é uma opinião. Há alguém que tem o dever de ter uma linha. Há certos pilotos que preferem certas coisas. Penso que, no processo, destacámos a necessidade de sermos construtivos nesse aspeto. Prefiro discutir as coisas [entre] quatro paredes para encontrar soluções. Mas, como disse, penso que quanto mais alguém se manifesta sobre certas coisas que estão fora do enquadramento, mais a negatividade deixa de estar no desporto. Passa a estar no lado pessoal. Por isso, penso que toda a gente compreendeu isso.”
Quanto à opinião dos pilotos, apesar de a valorizar, Domenicali foca-se mais na opinião dos adeptos:
“Vocês sabem muito bem o quanto respeito a joia que são os nossos pilotos. Mas, claro, eles precisam de compreender que há um caminho que temos de percorrer juntos. E os adeptos são sempre uma prioridade acima de todos, mesmo acima de mim. Eles [os pilotos] podem ter uma opinião pessoal, mas eu tenho o dever de fazer um resumo daquilo que é melhor para o desporto. Mas penso que a situação está muito forte, muito sólida, com todas as partes interessadas hoje. Por isso, precisamos de olhar para a frente e garantir que o desporto está a crescer, como disse, todos juntos, da forma certa.”
Foto: MPSA








