Problema crónico na asa traseira causa despiste a quatro voltas do fim
Max Verstappen abandonou o Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1 devido a uma falha recorrente na asa traseira do seu Red Bull. O piloto neerlandês rodava na terceira posição quando se despistou na curva Stowe, terminando a corrida na gravilha e motivando a entrada do Safety Car.
O tetracampeão mundial associou o incidente à mesma avaria sofrida na qualificação da ronda anterior, na Áustria. “Quando a asa traseira não fecha totalmente, perde-se muita força descendente e entramos em pião”, explicou o piloto, alertando para a gravidade da situação. “Uma vez, tudo bem, mas duas vezes… isto está a tornar-se perigoso para mim. E, obviamente, não quero isso.”
Frustração estende-se a Isack Hadjar
A insatisfação com o rendimento do monolugar afetou ambos os lados da garagem da Red Bull. Desanimado com o balanço e com a velocidade de ponta do carro, Verstappen admitiu o desalento com o desfecho do fim de semana em Silverstone: “É apenas doloroso, frustrante. No momento, estou sinceramente ansioso por ir para casa e não pensar em Fórmula 1.”
Do outro lado, Isack Hadjar concluiu a prova no quinto posto original, mas também lamentou a instabilidade do pacote aerodinâmico. O piloto francês queixou-se de uma quebra abrupta de ritmo e falta de carga no monolugar a meio da corrida. “Uma vez que mudámos a asa dianteira, ganhámos muito tempo por volta. Fiquei feliz, mas, ao mesmo tempo, senti que tinha desperdiçado a corrida”, concluiu Hadjar.
FOTO MPSA Agency











Sim, esse problema da asa é um perigo, a qualquer momento pode causar um acidente grave. Enquanto for só plantar o carro na gravilha, tudo bem, mas se acontece num momento de ultrapassagem, pode envolver mais de um carro e alguém se magoar a sério.
O problema é real e já provocou 2 saídas de pista a alta velocidade. Mas penso que o que o Max está aqui a fazer é sobretudo pressão para dentro de equipa para haver desenvolvimentos mais rápidos no carro. Ele sabe que é agora ou nunca, pois em outubro terá que tomar uma decisão em relação a ficar ou sair da equipa