Fórmula E: Parceria Andretti / Porsche termina

Por a 13 Maio 2026 15:45

A Porsche e a Andretti anunciaram o fim da sua parceria no Campeonato do Mundo de Fórmula E ABB FIA, com a separação a consumar-se no final da época 2025/26. A colaboração entre as duas partes teve início em 2023, no arranque da Temporada 9, e revelou-se uma das mais frutuosas na história da competição elétrica.

A parceria reuniu o nome Andretti e a marca Porsche pela primeira vez desde 2008, quando o saudoso John Andretti competiu nas 24 Horas de Daytona com o emblema da marca alemã. O vínculo histórico entre ambos inclui ainda uma participação conjunta em Le Mans, com Mario e Michael Andretti como companheiros de equipa numa das corridas mais icónicas do desporto motorizado.

Na primeira época da Andretti como equipa cliente da Porsche na Fórmula E, o sucesso foi imediato: Jake Dennis conquistou o título de pilotos com uma vantagem de 30 pontos. Na temporada seguinte, foi Pascal Wehrlein, piloto oficial da Porsche, a sagrar-se campeão, numa demonstração eloquente da qualidade da unidade motriz da marca de Stuttgart. A época 2025/26, última ao abrigo desta parceria, decorre ainda com a Porsche a liderar tanto a classificação de equipas como a de construtores, com metade da temporada ainda por disputar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

3 comentários

  1. Pity

    13 Maio, 2026 at 20:30

    O último parágrafo é uma autêntica trapalhada. Sim, Dennis foi campeão com a Andretti, motorizada pela Porsche, mas o Wehrlein foi campeão com a Porsche Porsche, e é esta que lidera os campeonatos actuais, pelo que não faz sentido misturar tudo no mesmo saco (ou texto).
    Já agora, quem foi John Andretti?

  2. JoaoLima

    13 Maio, 2026 at 21:03

    Pity, John Andretti era filho de Aldo Andretti, irmão gémeo de Mário Andretti. Chegou a ganhar na CART, na primeira prova disputada na Oceânia, Surfers Paradise. Faleceu com apenas 56 anos, vítima de doença, em 2020, no mesmo ano que o seu pai Aldo viria a falecer com 80 anos.

  3. Pity

    14 Maio, 2026 at 12:51

    Obrigada pelo esclarecimento, João Lima.

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter