Gabriel Bortoleto foi desclassificado dos resultados do Sprint do Grande Prémio de Miami após os comissários da FIA detetarem uma violação técnica no seu Audi durante as verificações pós-corrida. O piloto brasileiro havia cruzado a linha de chegada em 11.º lugar na prova disputada este sábado.
Durante as verificações técnicas de rotina após o Sprint, a pressão do ar de admissão do motor do Audi de Bortoleto foi detetada acima do limite máximo de 4,8 barA, violando o Artigo C5.3.2 do Regulamento Técnico de Fórmula 1. O regulamento é explícito ao estipular que “a pressão do ar de admissão do motor deve ser inferior a 4,8 barA em todos os momentos”, sendo medida por dois dispositivos aprovados e selados pela FIA instalados a jusante do sistema de arrefecimento do ar de carga. O caso foi registado pelo Delegado Técnico da FIA Jo Bauer e encaminhado para os comissários, que aplicaram a desqualificação.
A equipa reconheceu a infração perante os comissários, mas apresentou atenuantes em sua defesa. Segundo o documento de decisão do painel:
“Os comissários ouviram os representantes da equipa do Carro 5. Estes admitiram que a conclusão do Delegado Técnico era correta. Contudo, a título atenuante, explicaram que isto aconteceu ao longo de uma volta, quando as temperaturas subiram mais do que esperavam. Assim que isso se tornou evidente, tomaram medidas para repor a pressão dentro dos limites regulamentares. Embora o facto de terem tomado medidas para colocar o carro em conformidade seja reconhecido, os regulamentos são claros ao exigir que o carro esteja em conformidade ‘em todos os momentos’, o que não aconteceu. Dado tratar-se de uma infração técnica, foi aplicada a penalização habitual de desqualificação do Carro 5 da classificação da Sprint.”
A desqualificação de Bortoleto agrava um Sprint já marcado por infortúnios para a Audi, que perdera Nico Hülkenberg antes mesmo do arranque da corrida, após o carro do alemão ter entrado em chamas durante as voltas de reconhecimento.
Foto: Philippe Nanchino /MPSA











