“Um sonho tornado realidade”, M-Sport lança mais jovens talentos no WRC

Por a 19 Janeiro 2026 11:33

A M-Sport Ford World Rally Team inicia uma nova etapa no Campeonato do Mundo de Ralis com uma aposta clara no futuro. Apesar da saída da Red Bull, a equipa britânica reforça a sua identidade como ‘escola de talentos’ ao apresentar uma estrutura rejuvenescida, apoiada pela Motorsport Ireland Rally Academy. Com Josh McErlean a caminho da sua segunda temporada e a estreia absoluta de Jon Armstrong aos comandos de um Rally1, a formação liderada por Richard Millener prepara-se para enfrentar o exigente Rali de Monte Carlo com ambição e o objetivo de provar que a juventude é o motor ideal para o sucesso no palco mundial.”

Para o Diretor de Equipa Richard Millener, “a M-Sport tem sido reconhecida por trazer jovens talentos para o pináculo do WRC e tenho a certeza de que estes rapazes que reunimos este ano seguirão esses passos. E é ótimo ter dois pilotos jovens, dois co-pilotos jovens, ter o Josh e o Owen de volta na equipa e o Jon e o Shane a subir da categoria Rally 2. Vai ser muito emocionante” começou por dizer Millener que falou um pouco do que é liderar a M-Sport: “Costumo dizer que não sei se é mais difícil cuidar dos meus próprios filhos ou destes rapazes. Depende do rali, acho eu. Mas eu não lhes posso dizer como pilotar. Eles são melhores pilotos do que eu, nós estamos aqui para tentar dar-lhes o melhor carro e a melhor equipa à volta deles para os ajudar a fazer o que precisam de fazer, e dar-lhes o apoio ao longo de toda a temporada. Este é apenas o início de um ano muito longo. Portanto, queremos sair daqui com um resultado sólido para nos pôr a andar.”

Josh McErlean entra na sua segunda temporada de Rally 1: “Acho que fazer 14 rondas do Campeonato do Mundo de Rali faz-te crescer muito depressa. Obviamente, no ano passado a começar a temporada foi uma experiência e tanto. Por isso, estar de volta para uma segunda temporada completa com a equipa é incrível e sinto-me muito honrado por estar nesta posição. Portanto, espero que possamos colocar toda a aprendizagem do ano passado em boas performances este ano e ter uma boa temporada”, disse.

Já Jon Armstrong é uma estreia nos Rally1, ele que tem tido um percurso intenso nos ralis que até passou pelos… simuladores: “é definitivamente um sonho tornado realidade. Mas vai ser um grande desafio. Sabíamos disso ao vir para aqui e temos apenas de tentar desfrutar de cada passo do caminho e tentar ganhar o máximo de quilometragem possível. Mas claro, estamos no auge do desporto e a competição à nossa volta é muito, muito boa. São os melhores do mundo. Por isso sim, espero que sejamos aprendizes rápidos e no final do Monte Carlo teremos uma boa ideia de onde estamos e isso prepara-nos para o resto do ano. Por isso sim, somos rapazes cheios de sorte e é graças à M-Sport e à Motorsport Ireland Rally Academy. Todos os que nos apoiam para estarmos aqui e vamos aproveitar ao máximo” disse Armstrong que falou um pouco o Rali de Monte Carlo: “é um evento muito exigente. Na verdade, é a minha primeira vez que faço o Rali de Monte Carlo. Portanto sim, fazê-lo num Rally 1 é um grande desafio e apenas temos de focarmos-nos realmente no que podes controlar, como fazer bons reconhecimentos, tirar boas notas e vamos ver que tempo faz, e tentar fazer boas escolhas de pneus. Veremos como corre. Mas é muito difícil saber no que nos focarmo-nos até estarmos no meio da ação. E as primeiras especiais na noite de quinta-feira nas montanhas serão exigentes, mas dar-nos-ão uma boa ideia.”

FOTOS Red Bull Content Pool / Janus Ree

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado