F1: As lições aprendidas pela McLaren

Por a 13 Janeiro 2026 09:55

A McLaren reconhece que cometeu erros ao longo da luta pelos títulos da Fórmula 1 em 2025, mas garante ter retirado lições valiosas desse processo, com vista a defender os seus dois Campeonatos de Construtores consecutivos na próxima temporada.

A época de 2025 terminou da melhor forma para a equipa de Woking, que conquistou o segundo título consecutivo de Construtores e celebrou ainda o Campeonato de Pilotos, graças a Lando Norris, que superou Max Verstappen. No entanto, o desfecho esteve longe de ser confortável.

Durante a fase final da temporada, Verstappen recuperou terreno com uma série de vitórias e pódios, beneficiando também de alguns erros da McLaren. Entre os momentos mais críticos estiveram a dupla desclassificação no Grande Prémio de Las Vegas e uma estratégia falhada no Qatar, que permitiu ao piloto da Red Bull construir uma vantagem significativa.

Apesar de a McLaren ter apresentado o monolugar mais consistente ao longo do ano, pequenos deslizes poderiam ter custado o título de Pilotos, caso a sorte tivesse sorrido mais a Verstappen.

Zac Brown (US) CEO McLaren F1 Team (GBR) MCL39/Mercedes, during the Australian Formula 1 GP, at the Albert Park circuit in Melbourne from March 14 to 16, 2025 in Australia (AUS).

Numa carta aberta publicada no site oficial da equipa, o CEO Zak Brown sublinhou que esses episódios foram analisados internamente e transformados em oportunidades de aprendizagem. Segundo o dirigente, a competitividade extrema da última época antes da grande mudança regulamentar obrigou a McLaren a elevar o seu nível de exigência e a reagir de forma rápida e estruturada às dificuldades.

Brown destacou ainda que a equipa assumiu responsabilidades sempre que errou, abordando os problemas de forma direta, aberta e construtiva, com o objetivo de sair mais forte e alinhada. Para o responsável norte-americano, a capacidade de resposta sob pressão é decisiva na conquista de campeonatos, e a forma como a McLaren lidou com os momentos mais difíceis reforça a confiança para o futuro.

“Red Bull e Max Verstappen pressionaram-nos até à última corrida”, afirmou Zak Brown. “No último ano antes de uma grande mudança de regulamentos, a competição foi mais intensa do que nunca, mas gostámos do desafio. Houve momentos difíceis e cometemos alguns erros que favoreceram os nossos adversários, o que é importante reconhecer. Esses erros foram resolvidos rapidamente e deram-nos lições valiosas que nos tornaram uma equipa melhor.”

“Somos competidores e sabemos que, no desporto, coisas más acontecem. O importante é a forma como reagimos. Quando erramos, assumimos a responsabilidade e enfrentamos as situações de forma direta, aberta e construtiva. As lições que aprendemos no ano passado fazem parte da nossa evolução constante e vão ajudar-nos a estar melhor preparados. Somos uma equipa relativamente jovem, mas aprendemos depressa. Os campeonatos ganham-se pela forma como se responde à pressão, e estou orgulhoso de como lidámos com esses momentos.”

Fotos: F1 e MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado