Luta a três pelo título anima decisão do Europeu de Ralis na Croácia

Por a 1 Outubro 2025 10:14

O Europeu de Ralis de 2025 chega à Croácia para um desfecho que se espera emocionante, com três pilotos na luta pelo cobiçado título. Jon Armstrong, Andrea Mabellini e Miko Marczyk partem para Zagreb com possibilidades reais de conquista, numa edição marcada por várias decisões importantes tanto a nível individual como coletivo.

Marczyk mantém vantagem mínima antes do confronto final

Após sete rondas pautadas pela intensidade e em grande parte, emoção, o polaco Miko Marczyk, lidera a classificação mas apenas por dois pontos, já tendo em conta o sistema de pontuação que elimina o pior resultado. Andrea Mabellini está na perseguição direta, enquanto o irlandês Armstrong ocupa a terceira posição a 18 pontos de distância, mantendo-se matematicamente na disputa graças à vitória recente no Rali Ceredigion.

Armstrong aposta na experiência e resiliência

Para se sagrar campeão, Armstrong precisa de quase pontuação máxima na Croácia – um total de 34 pontos dos 35 possíveis – e esperar que Marczyk não vá além do sétimo lugar e Mabellini do sexto. O piloto irlandês destaca o conhecimento do terreno como trunfo: “Vai ser difícil vencer o campeonato, mas a Croácia é um rali escorregadio. Nessa altura do ano, é fácil surgirem imprevistos devido à sujidade e folhas na estrada, por isso nada é impossível”.

Mabellini e Marczyk preparam-se para duelo estratégico

Miko Marczyk revela-se motivado: “Tivemos uma condução consistente, mas agora é altura de apresentar algo mais. Cada ponto conta e estou a tentar maximizar vantagens e anular fraquezas”. Já Mabellini, que chegou vivo à última prova graças ao pleno na Power Stage galesa, endurece o discurso: “Ou mantínhamos em aberto o campeonato na Power Stage, ou o perdíamos definitivamente. Foi arriscar tudo e mostrámos fortaleza mental e agora vamos à luta pelo triunfo. O jogo está em aberto”.

Múltiplos títulos também por decidir e detalhes do percurso

Além do título de pilotos, serão decididos na Croácia os campeonatos FIA ERC3, FIA ERC4, de equipas e de fornecedores de pneus. Nota para a consagração antecipada de Martin Vlček como campeão FIA Master ERC, dada a ausência de Dariusz Biedrzyński. O trajeto inclui dez classificativas e 172,36 quilómetros competitivos, com dois dias de ação em torno de Zagreb, alternando entre especiais rápidas e troços sinuosos, exigindo máxima concentração e estratégia das equipas.

O Europeu de Ralis encerra assim com emoção garantida e muita incerteza até à derradeira Power Stage croata.

FOTO @World/Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas ERC
últimas Autosport
erc
últimas Automais
erc
Ativar notificações? Sim Não, obrigado