Ex-chefe da Haas analisa desempenho e impacto das novas regras
Guenther Steiner, antigo diretor da equipa Haas, partilhou a sua perspetiva sobre as dificuldades de Lewis Hamilton na Ferrari e o seu futuro na Fórmula 1. Desde a sua transição para a equipa italiana em 2025, Hamilton tem enfrentado desafios de adaptação, encontrando-se atualmente na sexta posição do campeonato, com 121 pontos, 44 atrás do seu colega de equipa, Charles Leclerc.
Steiner admitiu que as expectativas em torno da chegada de Hamilton à Ferrari eram “demasiado elevadas”, um “sonho” de um oitavo campeonato mundial com a Scuderia. O ex-chefe de equipa salientou que Hamilton “nunca gostou dos carros com efeito de solo”, que são o formato atual dos monolugares. Contudo, com as novas regulamentações de 2026, que eliminarão o efeito de solo, Steiner prevê uma possível reviravolta para o piloto britânico.
“No próximo ano já não haverá efeito de solo. Vamos ver o que ele consegue fazer então”, afirmou Steiner ao SPORTbible, via Lottoland. Ele acrescentou que Hamilton terá um ano de experiência na Ferrari, conhecendo a sua cultura e estando “mais maduro” na equipa. No entanto, Steiner alertou, citado pelo MotorSport, que se as mudanças de 2026 não resultarem, Hamilton poderá considerar a sua retirada. “Se isso também não funcionar, então acabou”, referiu, indicando que uma eventual decisão seria comunicada atempadamente para permitir à equipa encontrar um substituto.
A análise de figuras experientes do desporto motorizado, como Guenther Steiner, oferece uma perspetiva valiosa sobre as dinâmicas internas das equipas e o desempenho dos pilotos. A complexidade da Fórmula 1, com as suas constantes inovações tecnológicas e regulamentares, exige uma capacidade de adaptação contínua dos pilotos.
A transição para novas equipas e a introdução de regulamentos que alteram fundamentalmente a aerodinâmica dos carros são fatores críticos que podem influenciar significativamente o sucesso ou insucesso de um piloto, mesmo um heptacampeão mundial como Lewis Hamilton.
FOTO Phillippe Nanchino/MPSA









