F1: Sebastian Vettel não está convencido com os regulamentos de 2026

Por a 18 Agosto 2025 12:40

Sebastian Vettel manifestou várias reservas em relação ao novo regulamento da Fórmula 1 que entrará em vigor em 2026. Num ano que será de profundas mudanças, o tetracampeão alemão olha com alguma desconfiança para as novas regras.

Em declarações ao Auto Motor und Sport (AMuS), Vettel alertou para os riscos de a disciplina perder a sua identidade de categoria de elite, distinta de outras fórmulas mais voltadas para a inovação tecnológica.

“O desporto automóvel tem exigências diferentes. Nas 24 Horas de Le Mans, elas não têm nada a ver com as da Fórmula 1 ou com as categorias júnior. De qualquer forma, os motores 100% elétricos não funcionarão”, frisou.

As novas unidades motrizes não serão totalmente elétricas, mas a gestão da bateria passará a ter um papel central no desempenho. Vettel teme que as corridas possam depender demasiado dessa componente estratégica, em detrimento da ação em pista.

No plano técnico, o alemão apontou ainda incoerências:

“A nova regulamentação ainda não me convence totalmente. A recuperação de energia é excelente, mas limitá-la apenas ao eixo traseiro, ignorando o dianteiro, não me parece lógico.”

Outro alvo das críticas foi o peso dos monolugares. Apesar de reconhecer o esforço da FIA para reduzir dimensões, Vettel considera que a redução planeada é insuficiente:

“Estamos a avançar nessa direção, mas é apenas uma gota de água no oceano. Os carros estão demasiado pesados. Deviam pesar menos 200 quilos.”

Ainda assim, o antigo piloto de Red Bull e Ferrari fez questão de sublinhar que não é contra a evolução da Fórmula 1, defendendo antes um equilíbrio entre espetáculo e sustentabilidade:

“É preciso manter o que conhecemos, mas de forma mais respeitosa com o ambiente. O mesmo se aplica às corridas e aos eventos de desporto motorizado. Seria uma pena que o automobilismo que conhecemos desaparecesse, mas é perfeitamente normal que evolua.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

3 comentários

  1. F1 FOR FUN

    18 Agosto, 2025 at 15:00

    Espero que não seja um desastre e que deixe de ver as corridas

  2. Carlos Costa

    18 Agosto, 2025 at 19:17

    Fazer cedências a um construtor nunca deu bons resultados…. o regulamento ainda não entrou vigor.. mas algumas pessoas com responsabilidades na F1 já começaram a falar em novos motores …

  3. Breno Mascarenhas

    18 Agosto, 2025 at 21:43

    Motores muito complexos, muito valor para a parte elétrica.
    Mais combustão, 80%, menos elétrica.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado