Indycar prepara novo carro revolucionário para 2028
A Indycar anunciou os primeiros detalhes sobre o novo carro que será introduzido na temporada de 2028 da NTT Indycar Series. A atualização foi partilhada com os proprietários das equipas durante o fim de semana em Road America e marca um passo estratégico rumo ao futuro da categoria. O desenvolvimento do novo chassis – que será produzido pela Dallara – avança com um extenso planeamento técnico e testes em pista agendados para o início de 2026.
Dallara lidera a evolução do chassis
Parceira da Indycar desde 1997 e fornecedora exclusiva desde 2008, a Dallara será novamente responsável pelo desenvolvimento do novo monolugar. O projeto conjuga um design moderno, pensado para atrair uma nova geração de fãs, com elementos visuais que continuam a refletir a identidade inconfundível dos carros da Indycar.
“Chegou o momento de introduzirmos um novo chassis para a NTT Indycar SERIES,” afirmou J. Douglas Boles, presidente da Indycar. O DW12 serviu-nos muito bem, oferecendo corridas espetaculares e melhorias essenciais de segurança. Mas as atualizações recentes – como o aeroscreen e o sistema híbrido – tornaram claro que é hora de um carro completamente novo. Estamos entusiasmados com o que os nossos engenheiros e a Dallara projetaram em conjunto.”
Competição em todos os tipos de circuito
O novo carro será ainda mais eficaz em todos os quatro tipos de pistas visitadas pela Indycar: super-ovais,
ovais curtas, circuitos citadinos, e pistas permanentes. Graças ao uso de tecnologias de simulação de última geração, a Dallara está a desenvolver um chassis que melhora a dinâmica de corrida e oferece maior capacidade de luta em pista. Está também prevista uma redução de peso entre 38 a 45 quilos, comparativamente ao chassis atual.
Potência Aprimorada e Motorização Híbrida Evoluída
Está planeada a introdução de um novo motor V6 biturbo de 2.4 litros, que oferecerá mais binário e potência do que a atual fórmula de motor.
A Xtrac, fornecedora exclusiva de transmissões da categoria desde 2000, continuará com a nova geração de caixas de velocidades.
A nova unidade será 11 quilos mais leve e partilhará componentes com a futura caixa do INDY NXT by Firestone, facilitando a logística para as equipas que participam nas duas séries.
A tecnologia híbrida de baixa voltagem, lançada com sucesso em 2024, será significativamente melhorada, oferecendo: maior duração de utilização, mais potência, e um desempenho global superior.
Segurança reforçada e cockpit mais ergonómico
A segurança mantém-se no centro do projeto, com especial atenção à: melhoria da posição de condução com um cockpit mais ergonómico, nova geração do aeroscreen integrada no design, e um roll hoop redesenhado para maior proteção. Todos os elementos estão a ser desenvolvidos em estreita colaboração entre a Dallara, a equipa técnica da Indycar e os seus responsáveis médicos.
A Performance Friction Corporation (PFC) continuará a ser a fornecedora exclusiva dos sistemas de travagem da série, como tem acontecido desde 2017.
Mais Novidades em Breve
Renderizações e detalhes adicionais sobre o novo carro, incluindo outros parceiros tecnológicos, serão revelados futuramente.
Este plano para o novo carro reforça o crescimento contínuo da principal categoria de monolugares dos Estados Unidos. Entre os marcos recentes da Indycar destacam-se: Um aumento de 27% na audiência televisiva em relação ao ano anterior, com média de 2 milhões de espectadores na temporada de 2025 (dados FOX);
A renovação da parceria com a Firestone como fornecedora de pneus;
O anúncio do Indycar Grand Prix of Arlington, em colaboração com os Dallas Cowboys, Texas Rangers e a cidade de Arlington, Texas, com estreia marcada para 2026;
A aquisição do Acura Grand Prix of Long Beach pela Penske Entertainment.
FOTO Indy 500 Penske Entertainment Doug Mathews
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





