Clio regressa ao topo da Europa após cinco anos

Por a 6 Junho 2025 20:10

O Renault Clio voltou a ser o carro mais vendido da Europa no mês de abril de 2025, de acordo com os dados mais recentes da JATO Dynamics, regressando a uma posição que já não ocupava desde junho de 2020. Entre os elétricos, o Skoda Elroq “entrou” a liderar…

Vivia-se ainda em plena pandemia de Covid-19 da última vez que o Renault Clio liderou a tabela de modelos mais vendidos da Europa – junho de 2020. Desde então que o modelo francês tem vindo a ocupar posições secundárias no mercado europeu, sobretudo atendendo ao crescimento da tendência SUV entre o segmento B.

No entanto, em abril de 2025, o Clio regressou à posição cimeira da tabela de vendas do mercado europeu, de acordo com os dados mais recentes da JATO Dynamics, com o modelo da Renault a contar com 18.997 unidades matriculadas em abril (15% dos quais com motor turbodiesel), ainda assim com uma descida de 3% face aos registos do mesmo mês de 2024.

Porém, o seu rival dos últimos anos, o Dacia Sandero, teve uma quebra maior, de 28%, matriculando 18.590 unidades e ficando com o segundo lugar da tabela de vendas, com o Peugeot 208 a fechar o “top 3”, outro modelo de segmento B, a ficar no terceiro posto, com 16.529 automóveis matriculados (também com descida de 6% face ao ano passado).

Por outro lado, o destaque vai para o Volkswagen Tiguan, que saltou para o quarto lugar da tabela de vendas de abril, matriculando 16.277 unidades (35% dos quais com motorização Diesel), crescendo 32% face ao mesmo mês de 2024, seguido por três modelos que também tiveram um mês de abril muito positivo – o Citroën C3, com 16.113 unidades (+7%), o Toyota Yaris Cross (15.989 unidades; +14%) e o Dacia Duster (15.900 unidades; +17%).

Elroq lidera nos BEV

No que diz respeito aos automóveis 100% elétricos, o Skoda Elroq assumiu o comando com 7.998 unidades matriculadas, comprovando a boa aceitação deste SUV médio logo no arranque das vendas.

Seguiram-se três automóveis da Volkswagen, sobressaindo a prestação impressionante do ID.7, que foi o terceiro mais vendido em abril com 6.776 unidades e um crescimento de 640%. À sua frente, em segundo, ficou o ID.3 (6.932 unidades; +34%), enquanto atrás de si ficou o ID.4 (6.297 unidades; +3%).

O Kia EV3 também “entrou” bem no mercado dos elétricos, com o quinto lugar, matriculando-se 5.680 unidades, logo seguido do também bem-sucedido Renault 5 E-Tech, que foi o sexto melhor, com 5.662 unidades matriculadas.

Em contrapartida, os volumes do Tesla Model Y e do Volvo EX30 diminuíram 53% e 57%, respetivamente.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado