Tyrrell P34 (de 6 rodas): uma das grandes atrações do Estoril Classics de 2024 | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Tyrrell P34 (de 6 rodas): uma das grandes atrações do Estoril Classics de 2024

José Luis Abreu by José Luis Abreu
11 Setembro, 2024
in F1, FÓRMULA 1, Newsletter
A A
Tyrrell P34 (de 6 rodas): uma das grandes atrações do Estoril Classics de 2024

Share on FacebookShare on Twitter

O Estoril Classics é um palco que permite vislumbrar carros raríssimos e que deixaram a marca na história do desporto automóvel e este ano não será exceção, sendo um dos casos o emblemático Tyrrell P34 – o único Fórmula 1 de seis rodas a competir.

Ao longo da história do automobilismo, algumas máquinas destacaram-se pela o avanço tecnológico que apresentaram ou pelos resultados que conquistaram, como foi o caso do Auto Union de Grande Prémio dos anos 1930 ou do Porsche 917 do final dos 1960 e início dos 1970.

O Tyrrell P34, animado pelo venerável motor Ford Cosworth DFV, é um dos carros que cai nesta categoria de carros que ficaram indelevelmente na história do desporto automóvel.

Artigos relacionados

F1: Alex Albon faz história e festeja com um tributo especial

F1: Alex Albon faz história e festeja com um tributo especial

10 Junho, 2026

F1: Aston Martin com grande pacote de melhorias à vista

10 Junho, 2026

O P34 – Project 34 – foi uma ideia de Derek Gardner, o competente projetista da Tyrrell nos 1970, numa era em que quase todas as equipas usavam os propulsores concebidos e construídos pela Cosworth.

Neste cenário, eram os chassis que procuravam fazer a diferença competitiva, e todas as escuderias tentavam encontrar soluções para se imporem no palco dos Grandes Prémios.

Foi desta necessidade que o engenheiro inglês abordou a possibilidade de conceber em 1975 um monolugar com seis rodas – duas normais na traseira e quatro mais pequenas na dianteira.

Isto permitia um menor arrasto aerodinâmico, uma vez que os pneus de 10’’ ficariam escondidos pela asa dianteira, permitindo ainda uma canalização de mais ar para asa traseira, que passava a funcionar de uma forma mais eficiente.

Claro que no desporto automóvel nada é de graça e colocar quatro rodas na dianteira, todas elas direcionais, representava peso extra, uma característica da qual qualquer engenheiro de corridas foge a sete pés. Para além disso, o arrefecimento dos travões dianteiros era também um problema.

Ainda assim, Derek Gardner conseguiu contornar os problemas e, na quarta prova da temporada de 1976, a Tyrrell apresentou-se em Jarama, para o Grande Prémio de Espanha, com um P34 para Patrick Depailler, ao passo que ‘desconfiado’ Jody Scheckter continuava aos comandos de um 007.

O francês mostrou a validade do projeto com o terceiro posto na qualificação, muito embora tenha abandonado na corrida devido a problemas de travões. No entanto, os resultados começariam a aparecer no Grande Prémio do Mónaco, com um segundo lugar para Scheckter e um terceiro para Depailler.

Mas seria em Anderstorp que o arrojo de Derek Gardner seria recompensado, com o sul-africano a liderar uma dobradinha para a Tyrrell, naquela que foi a única vitória da história de um carro de seis rodas num Grande Prémio de Fórmula 1.

No final da temporada, com dez pódios e uma vitória, o Tyrrell P34 garantia à equipa de Ken Tyrrell o terceiro lugar no Campeonato de Construtores, a 12 pontos da Ferrari, a Campeã.

Mas um problema começava a afligir o carro de seis rodas – a falta de desenvolvimento dos pneus dianteiros de 10’’, que eram concebidos e fornecidos pela GoodYear.

Segundo os cálculos de Derek Gardner, a diferença de performances entre os pneumáticos traseiros, comuns a todas as equipas, e os dianteiros, específicos para a Tyrrell, cifrava-se nos dois segundos por volta, o que criava enormes problemas de comportamento do P34, que em 1977 seriam pilotados por Patrick Depailler e Roonie Peterson.

Na sua segunda temporada, o Tyrrell, mesmo com uma carenagem para o motor, não se mostrou capaz de repetir os resultados da época anterior, conquistando apenas quatro pódios, o que atirou a equipa do ‘Lenhador’ para o sexto lugar do Campeonato de Construtores.

Em 1978 a formação britânica voltaria a um design convencional, com apenas quatro rodas, mas o Tyrrell P34 ficaria na história da Fórmula 1, como sendo o único monolugar a competir e, inclusivamente, a vencer um Grande Prémio.

É este ‘pedaço de história de automobilismo’ que os adeptos portugueses poderão olhar durante o Estoril Classics, uma vez que Jonathan Holtzman levará até ao Autódromo do Estoril o seu Tyrrell P34 com o chassis #009 (um ‘continuation’ realizado com os planos originais e com a autorização da Tyrrell), sendo a configuração apresentada a de 1976, com o motor exposto, semelhante à que permitiu Scheckter vencer na Suécia.

Na época, a Tyrrell construiu oito chassis que ficaram completamente desactualizados quando a equipa decidiu terminar o projeto no final 1977. No entanto, Ken Tyrrell, percebendo que o seu carro teria valor histórico no futuro, vendeu-os a todos, exceto um, precisamente aquele em que Scheckter venceu na Suécia. Hoje em dia, um P34 original está avaliado em mais de um milhão de euros.

O único ‘Fórmula 1 de seis rodas da história’ tomará parte no tradicional Classic GP do Estoril Classics, sendo um dos carros que mais interesse suscitará da parte dos fãs, até porque todos aqueles que adquirirem ingressos de paddock, poderão ver de bem perto o Tyrrell P34.

Os bilhetes para o paddock estão já à venda, custando o ingresso diário 20 euros para sexta-feira e 35 euros para sábado e domingo. O passe para os três dias fica apenas em 50 euros, ao passo que as crianças até aos 16 anos tem acesso livre ao paddock, desde que acompanhadas por um adulto.

Os bilhetes podem ser adquiridos através do website oficial BOL.pt ou na FNAC ou Worten. Como tem sido habitual, o número de ingressos está limitado ao espaço físico do paddock do Autódromo do Estoril.

Como é tradição desde a primeira edição do Estoril Classics, o acesso à bancada A do Autódromo do Estoril é grátis, permitindo que todos os adeptos possam assistir à grande festa que se celebra no histórico circuito português

Tags: Estoril ClassicsF1 6 rodasTyrrell P34
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

F1: Alex Albon faz história e festeja com um tributo especial
FÓRMULA 1

F1: Alex Albon faz história e festeja com um tributo especial

by Fábio Mendes
10 Junho, 2026
FÓRMULA 1

F1: Aston Martin com grande pacote de melhorias à vista

by Fábio Mendes
10 Junho, 2026
Next Post
Ernesto Cunha venceu Rali de Vouzela: “é importante elogiar o rali e a forma como foi promovido”

CPR, Rali da Água, Ernesto Cunha: “consolidar posição que temos no CPR

Pedro Perino assegura a pole termina em 4.º na Ultimate Cup Series

Pedro Perino assegura a pole termina em 4.º na Ultimate Cup Series

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
F1: Alex Albon faz história e festeja com um tributo especial

F1: Alex Albon faz história e festeja com um tributo especial

10 Junho, 2026
Galloper de regresso com SUV e “pick-up”

Galloper de regresso com SUV e “pick-up”

10 Junho, 2026

WEC: Ferrari vai atualizar o 499P

10 Junho, 2026
WEC: Vector abandona programa da Isotta Fraschini, Duqueine entra em cena

Tipo 6 LMH-C pode regressar com a High Class Racing

10 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright