F1: FIA nega que mudança regulamentar esteja relacionada com qualquer equipa | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

F1: FIA nega que mudança regulamentar esteja relacionada com qualquer equipa

Redação by Redação
21 Agosto, 2024
in F1, FÓRMULA 1, Newsletter
A A
F1: FIA defende processo de verificações técnicas após desqualificação de Hamilton e Leclerc

FIA LOGO


Share on FacebookShare on Twitter

A FIA respondeu à especulação sobre as recentes alterações aos regulamentos técnicos da Fórmula 1, negando que estejam relacionados com uso indevido por parte de qualquer uma das equipas. 

Os rumores sobre a utilização pela Red Bull de um sistema de travagem assimétrico no seu carro RB20 foram sendo avançados como estando na origem da tomada de posição por parte da entidade federativa, mas conforme o relato do Motorsport.com, que usou fontes da FIA, a atualização dos regulamentos destina-se a preparar a competição para o futuro. A alteração estará relacionada com o novo regulamento de 2026, e não se tratará de qualquer reação a atividades das equipas.

Fonte da FIA esclareceu que “não é verdade que qualquer equipa estivesse a utilizar esse sistema”, entendo-se que a decisão de alterar os regulamentos foi motivada pelo facto das equipas procurarem evitar que os adversários explorem potenciais lacunas. As alterações visam especificamente qualquer sistema que possa gerar, intencionalmente, binário de travagem assimétricos, o que poderia proporcionar uma vantagem injusta.
A atualização afeta o artigo 11.1.2 dos regulamentos técnicos da F1, que originalmente exigia que as forças de travagem em cada elemento fossem aplicadas uniformemente nas pastilhas de travão e funcionassem como pares opostos. A nova redação proíbe explicitamente “qualquer sistema ou mecanismo que possa produzir, sistemática ou intencionalmente, binários de travagem assimétricos para um determinado eixo”.

Foto: Philippe NANCHINO/MPSA

Artigos relacionados

F1: Esteban Ocon vai deixar a Haas no final da temporada

23 Setembro, 2026
Nova Classificação do Mundial de Fórmula 1 após penalizações no GP do Mónaco de F1

Isack Hadjar renova com a Red Bull para 2027

23 Setembro, 2026
Tags: F1FIAFormula 1
Redação

Redação

Artigos relacionados

FÓRMULA 1

F1: Esteban Ocon vai deixar a Haas no final da temporada

by José Luis Abreu
23 Setembro, 2026
Nova Classificação do Mundial de Fórmula 1 após penalizações no GP do Mónaco de F1
FÓRMULA 1

Isack Hadjar renova com a Red Bull para 2027

by José Luis Abreu
23 Setembro, 2026
Next Post
ELMS, Miguel Cristóvão: “Gosto muito deste circuito”

ELMS, Miguel Cristóvão: "Gosto muito deste circuito"

GP da Grã-Bretanha F1: George Russell faz pole, Mercedes nas duas primeiras posições

F1: McLaren pronta para o regresso

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
12 Comentários
Pity
Pity
2 anos atrás

Por muito que a FIA negue, os “marretas” continuarão a afirmar o contrário. Na minha opinião, há duas possíveis explicações para esta decisão da FIA: 1) uma consciencialização maior da entidade para as áreas cinzentas do regulamento, tentando eliminá-las, ou 2) alguma equipa terá apresentado um projecto que beirava o limite do regulamento, levando a FIA a rejeitá-lo, aproveitando a ocasião para clarificar esse ponto do regulamento. Para os “descrentes”: quando uma equipa tem dúvidas sobre a legalidade dum seu projecto, apresenta-o à FIA, que o analisa e aprova ou rejeita. Na maioria das vezes essa consulta não chega ao… Ler mais »

jo baue
jo baue
Reply to  Pity
2 anos atrás

Desculpe lá, mas esse seu último parágrafo é de uma ingenuidade, ou leviandade (?) incrível. lol Sim, os “marretas” . Mas temos o outro lado: o daqueles que jamais criticam a sua querida equipa por trafulhices ( folgo em ver que os colegas foristas também já usam esta palavra) . Não será o seu caso em relação à McL? Estranho seria vê-la, ou alguém alinhado com a Ilha, a escrever neste tópico que a mesma McL… já fez precisamente o mesmo em 1997 – gerir dinamicamente a repartição de travagem das 4 rodas- e foi a Ferrari, secundada por outras… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  jo baue
2 anos atrás

Leu bem o que eu escrevi? Eu falei em quando as equipas têm dúvidas, não quando arriscam pura e simplesmente.
E não, não é o meu caso, pela simples razão de que eu sei que não há santos neste desporto.
1997 foi há 27 anos, muita coisa mudou desde então.

jo baue
jo baue
2 anos atrás

Após o ainda recente “julgamento de pelourinho” , ou linchamento em público da Ferrari,era só o que faltava não poder haver suspeitas – suspeitas- agora. Alteração das normas técnicas a meio de um campeonato = Suspeito. Sempre. Quem segue com um mínimo de atenção esta F1 sabe que na esmagadora maioria das vezes a emanação de uma Directiva Técnica é consequência de queixa de alguma equipa que pretende que haja um esclarecimento e também punição face a alguma que se esteja a aproveitar de alguma lacuna. Portanto, suspeito. Antes desta que o autosport.pt refere houve uma anterior, em 24 /6,… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  jo baue
2 anos atrás

Mas foi uma directiva técnica, ou uma actualização do regulamento? Quanto a mim, são coisas diferentes.

Leandro Marques
Leandro Marques
Reply to  jo baue
2 anos atrás

Podias escrever também o outro lado da questão, não somente os lados do scarborough e do windsor…. onde o windsor escreveu isso há a resposta do mecânico que mexe no carro. Já que – e entendo que o faças – colocas um lado poderias – e devias – ter referido o outro. Assim como poderias ter referido que também há suspeitas de duas equipas de licença britânica estarem prestes a introduzir algo que levou a esta clarificação preventiva por parte da FIA e não por alguma equipa estar a usar algo ilegal ou de legalidade duvidosa. Se é para lançar… Ler mais »

jo baue
jo baue
Reply to  Leandro Marques
2 anos atrás

Se a tua questão é essa: O outro lado é aquele que vocês evidenciaram imediatamente ao ficarem tão escandalizados com as suspeitas (e sobre quem suspeita , se bem que tenham razão que não há provas),e até chamando à lide a FIA em abono da defesa da RBR. Ficou claro. E não é preciso a ajuda das declarações do mecânico Calum Nicholas da RBR em causa própria para essa clareza. Só que, em contraponto, exercendo o contraditório, o que vocês não fizeram, isto é, faltou a tal ‘ outra parte’, há que dizer que não só é legítimo alguém ter… Ler mais »

Leandro Marques
Leandro Marques
Reply to  jo baue
2 anos atrás

Primeiro ponto. Isto já se fala há dias. O outro colega florista adepto da Ferrari já andava há dias a alimentar esta narrativa. Eu só comentei quando surgiram outros boatos (você usa a expressão suspeita) sobre que isto na verdade era derivado de outros projetos de outras duas equipas e após ele insistir na sua narrativa de boatos quando a própria FIA já tinha dito o contrário. Por isso, não. Não foi imediatamente, foi após ver alguém querer persistir num erro. Segundo ponto: se quem mexe no carro e sabe o que se passa tem menos “voz” do que um… Ler mais »

jo baue
jo baue
Reply to  Leandro Marques
2 anos atrás

Bastante confusa e sem nexo, a tua argumentação ( opinião).

2. https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/suspeita

Leandro Marques
Leandro Marques
Reply to  jo baue
2 anos atrás

Entendi, os argumentos ficaram escassos para esses lados. Estamos conversados, para mim, fim da conversa com o caro sobre este tema.

jo baue
jo baue
Reply to  Leandro Marques
2 anos atrás

Ficam-te mal essas peneiras.
Confundir contradizer a ‘ verdade única ‘ dizendo que fazem sentido colocar suspeitas com ‘ rasgar as vestes’ mostra bem a tua confusão mental.

P.s. Primeiro tratas- me por ‘ tu’ e logo a seguir formalmente mostra como és errático .

simiao jms
simiao jms
2 anos atrás

No dia que a Ferrari começe a dar na cabeça a todo o plantel sempre quero ouvir as opiniões…

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Mercedes-AMG CLA 45 4MATIC+: 680 cv por 80.600 €

Mercedes-AMG CLA 45 4MATIC+: 680 cv por 80.600 €

23 Setembro, 2026

F1: Esteban Ocon vai deixar a Haas no final da temporada

23 Setembro, 2026
Nova Classificação do Mundial de Fórmula 1 após penalizações no GP do Mónaco de F1

Isack Hadjar renova com a Red Bull para 2027

23 Setembro, 2026
Rallye do Algarve é na próxima semana

Rallye do Algarve é na próxima semana

23 Setembro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz