ERC, Oliver Solberg vence Rali da Escandinávia | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

ERC, Oliver Solberg vence Rali da Escandinávia

José Luis Abreu by José Luis Abreu
15 Junho, 2024
in ERC, Ralis
A A
ERC, Oliver Solberg vence Rali da Escandinávia

Share on FacebookShare on Twitter

Oliver Solberg vence pela segunda vez o Royal Rally of Scandinavia depois de ter batido os seus rivais após uma grande batalha em dia e meio de rali. O sueco de 22 anos começou o segundo dia com uma estreita vantagem de 3,3 segundos sobre Hayden Paddon. Mas enquanto Paddon admitiu ter “diminuído o ritmo” devido ao facto de não ter “qualquer boa sensação no carro ou aderência” durante a etapa da manhã, Solberg aproveitou para se destacar, confirmando depois durante a tarde o triunfo.

Ao volante de um Škoda Fabia RS Rally2, Solberg foi o mais rápido em todas as quatro especiais desta manhã, chegando ao serviço do meio-dia em Karlstad com uma vantagem de 13,7 segundos.

E o líder do Campeonato FIA WRC2 continuou a pressionar durante a tarde, adicionando mais quatro vitórias em troços à sua conta, para terminar com 38.0 segundos de avanço, depois de Paddon ter sido prejudicado por danos nos pneus no troço decisivo, caindo para o terceiro lugar: “Ontem não estava contente, mas hoje a sensação foi melhor, o carro adapta-se melhor às estradas de hoje e encontrei uma boa confiança”, disse Solberg, que foi navegado pelo britânico Elliott Edmondson.

Artigos relacionados

WRC, Rally da Arábia Saudita: Kalle Rovanperä foi o mais rápido

WRC: Jari-Matti Latvala defende o cancelamento da ronda da Arábia Saudita

6 Agosto, 2026
WRC: Paraguai com 10 Rally1 inscritos

WRC: Paraguai com 10 Rally1 inscritos

5 Agosto, 2026

“O carro escorrega muito nestas estradas, mas as de hoje são mais largas e temos mais margem, por isso a velocidade era boa e, assim, temos de estar contentes: “Mas as diferenças são muito pequenas. Ontem, para mim, o nível aqui era muito mais elevado do que no WRC2. Os tempos foram tão equilibrados que foi uma loucura, fantástico.”

Para o atual campeão do ERC, Paddon, o terceiro lugar marcou o seu primeiro pódio da época. E com a saída de Mathieu Franceschi na Power Stage, Paddon está agora igualado em 56 pontos com o francês no topo da tabela do título: “O Oliver tem feito um trabalho muito bom e nós não tivemos resposta”, disse Paddon, que guiou o Hyundai i20 N Rally2 da BRC Racing Team e teve depois um contratempo na Power Stage. “É frustrante [o resultado], é provavelmente um pouco mais do que esperávamos porque os outros estão a ficar mais rápidos e nós estamos provavelmente um pouco mais limitados com o nosso pacote. Melhorámo-lo para este rali, mas quando os níveis de aderência estavam baixos, como aconteceu esta manhã, tivemos mais dificuldades e não fomos capazes de lutar.”

Depois da frustração de se retirar da liderança do V-Híd Rally Hungary, em abril, o pódio de Heikkilä foi muito merecido, apesar de um problema com uma válvula de escape na PEC15 e um momento de folga numa junção no penúltimo teste terem permitido a Mathieu Franceschi aproximar-se a 3,8 segundos de Heikkilä.
No entanto, o finlandês da Toyota passou para segundo quando Paddon abrandou e Franceschi sofreu o desgosto de se retirar pela primeira vez em 2024.
Um pião de Frank Tore Larsen na PEC12 custou caro, quando o norueguês perdeu quase 18 segundos ao tentar colocar o seu Volkswagen Polo GTI R5 na direção certa. Mas recuperou a compostura para terminar em quarto, enquanto Mads Østberg lutou com problemas de manuseamento e potência para terminar em quinto no seu Citroën C3 Rally2 da TRT Rally Team.

Mārtiṇš Sesks saiu da luta entre os cinco primeiros quando o seu Toyota parou e fez dois piões: “Não sei o que está a acontecer, o carro simplesmente parou na travagem”, disse o desanimado piloto da MRF Tyres, depois de ter perdido quase 20 segundos e de ter caído de quinto para oitavo, antes de terminar em sexto. Isak Reiersen, um mecânico de automóveis de 20 anos de Karlstad e vencedor do Junior ERC no Royal Rally of Scandinavia no ano passado, impressionou em sétimo, com Miko Marczyk, Andrea Mabellini e Simone Tempestini a completarem o top 10.

O múltiplo campeão do FIA World Rallycross, Johan Kristoffersson, ficou em 11º, seguido por Kalle Gustavssson, o campeão do ERC de 2022, Efrén Llarena, e Filip Mareš, que recuperou ao longo do último dia.
Jon Armstrong e Eyvind Brynildsen começaram a segunda etapa entre os 15 primeiros classificados, mas desistiram devido a problemas de sobreaquecimento e de travões, respetivamente.
Philip Allen, que completou a primeira etapa à frente de Petter Solberg, desistiu na SS12, enquanto Solberg, o vencedor do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA de 2003, superou um problema na barra de direção para terminar em 15º lugar – e conquistar o último ponto do ERC – no seu primeiro rali internacional desde 2019 e a sua primeira participação no Europeu de Ralis desde 1998.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Tags: ERCOliver SolbergRali da Escandinávia
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

WRC, Rally da Arábia Saudita: Kalle Rovanperä foi o mais rápido
Destaque Homepage

WRC: Jari-Matti Latvala defende o cancelamento da ronda da Arábia Saudita

by Fábio Mendes
6 Agosto, 2026
WRC: Paraguai com 10 Rally1 inscritos
Ralis

WRC: Paraguai com 10 Rally1 inscritos

by Fábio Mendes
5 Agosto, 2026
Next Post
24 Horas de Le Mans: Filipe Albuquerque com o terceiro lugar na qualificação

24 Horas de Le Mans: Más notícias para Filipe Albuquerque

24 Horas de Le Mans, H4: Robert Shwartzman ainda na liderança com o Ferrari privado

24 Horas de Le Mans, H4: Robert Shwartzman ainda na liderança com o Ferrari privado

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Eurocup-5: Anunciado novo campeonato de monolugares e Speedy Motorsport é uma das oito primeiras equipas

Eurocup-5: Anunciado novo campeonato de monolugares e Speedy Motorsport é uma das oito primeiras equipas

6 Agosto, 2026
MG parceira da Liga Portugal

MG parceira da Liga Portugal

6 Agosto, 2026

F1: Mika Häkkinen desaconselha a McLaren a contratar Max Verstappen

6 Agosto, 2026
XPENG G9L estreia-se na Europa com foco no luxo e na inteligência artificial

XPENG G9L estreia-se na Europa com foco no luxo e na inteligência artificial

6 Agosto, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright