F1, Zak Brown ‘nas nuvens’ com a McLaren: “estamos de volta ao ‘jogo’…”

Por a 14 Julho 2023 10:23

Zak Brown anda extasiado de contentamento com a sua McLaren e já diz que esta está “de volta ao jogo” depois de estar “em lado nenhum” no início da época. No Grande Prémio da Grã-Bretanha, a equipa garantiu o primeiro pódio da equipa na campanha de 2023.

Depois de uma pré-temporada desafiante com o MCL60, isso deixou a equipa de Woking – nas palavras de Brown – “em lado nenhum” nas duas primeiras corridas, com apenas alguns pontos obtidos nas seis rondas seguintes.

No entanto, após uma reestruturação que viu James Key deixar o cargo de Diretor Técnico e o novo chefe de equipa Andrea Stella implementar a sua própria estratégia, todas as atenções se viraram para um grande pacote de atualizações que a McLaren tinha planeado para a Áustria.

Lando Norris impressionou ao qualificar-se em quarto lugar, ficou em terceiro no Sprint Shootout e, finalmente, terminou em quarto no Grande Prémio, e embora ainda houvesse dúvidas sobre o quanto isso se devia às características da pista, essa questão foi refutada em Silverstone, onde ambos os McLaren tinham os desenvolvimentos à sua disposição, abrindo caminho para que Norris e Oscar Piastri se qualificassem em segundo e terceiro, e terminassem em segundo e quarto – o australiano perdeu um lugar devido ao Safety Car.

Falando à Sky Sports F1 sobre o progresso da McLaren após a corrida, Brown disse: “Dada a forma como começámos o ano no Bahrein e na Arábia Saudita, onde não estávamos em lado nenhum, estar no pódio, liderar a corrida e estar lá em ritmo puro, com dois carros lá…

Brown acrescentou que sente que o líder do campeonato, Max Verstappen, está “a ficar cada vez mais à frente” à medida que a época se desenvolve mas espera mais “corridas fantásticas” nos próximos eventos.

“Acho que isso mostra o quão saudável é o desporto, o quão grande é a competição, que estamos agora a chegar a cada fim de semana e há alguém na frente que não esperávamos, alguém na parte de trás que não esperávamos”, comentou.

Quanto ao facto de a McLaren ser agora “a segunda melhor” em relação à Red Bull, Brown disse: “Não, acho que é um pouco cedo para ser tão ousado. Mas acho que agora estamos de volta ao jogo. Tenho a certeza de que as pistas se adequam a carros diferentes de formas diferentes, além de que todos continuam a fazer atualizações, por isso é possível ver quando se trabalha arduamente e funciona, o salto em frente que se pode dar.

Tanto quanto sabemos, outros podem fazer o mesmo na corrida seguinte, por isso temos de continuar a esforçar-nos”.

Brown também reservou elogios aos esforços de Stella que transformou o departamento técnico da McLaren antes de algumas contratações de grande nome – como Rob Marshall da Red Bull – chegarem para reforçar o departamento: “Ele é incrível”, disse Brown sobre Stella. “A maneira como ele herdou o que tínhamos no início do ano, reconheceu os desafios que tínhamos, fez uma reestruturação técnica, promoveu pessoas de dentro.

“Fizemos algumas grandes contratações que estão a entrar, mas ainda não entraram, por isso este ainda é o trabalho de todos os homens e mulheres sob a liderança de Andrea. Peter Prodromou no departamento de aerodinâmica, Neil Houldey [Diretor Técnico Adjunto, Engenharia e Design], Andrea, Piers Thynne [Diretor de Operações] na fábrica – todos fizeram um trabalho fantástico”.

FOTO Martin Trenkler

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
canam
canam
10 meses atrás

Resta saber se esta competitividade da Mclaren foi algo esporádico daquele circuito (embora os circuitos da F1 poucas diferenças tenham no geral), ou veio para ficar. A Mclaren tem andado aos altos e baixos desde há muitos anos. Tem 2 excelentes pilotos, mas foras de série ? Não creio.
Ainda está tudo por confirmar, sendo certo que na F1 quem pára ou evolui menos que os outros…morre.

Last edited 10 meses atrás by Canam
iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
Reply to  canam
10 meses atrás

Norris é fora de serie e Piastri para lá caminha .

mindgamesracing
mindgamesracing
10 meses atrás

Vamos ver se com este “sucesso” (em 2 GPs…) consegue voltar a pôr a McLaren como a encontrou:

  • Como uma das grandes;
  • Com um “motor de fábrica”;
  • Com apoio financeiro dum construtor automóvel;
  • Com 1 ou 2 campeões do mundo titulares na equipa;
  • Fornecedora de Tecnologia de ponta a diversas indústrias, etc, etc.

E já agora deixar de ser o “Rei do autocolante” (como carinhosamente o AS tanto gosta de o chamar) e a McLaren voltar a ter um Sponsor no seu nome – já que juntamente com a Williams são as únicas que não o têm.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado