F1, Helmut Marko: Rumores sobre Verstappen perder campeonato “são um perfeito disparate”

Por a 14 Outubro 2022 09:30

A FIA confirmou que a Red Bull ultrapassou o limite orçamental em 2021 definido no regulamento financeiro da Fórmula 1, apesar dos responsáveis da equipa continuarem a afirmar que isso não aconteceu e que estão em discussões com o órgão federativo sobre esta matéria. Muito se tem especulado sobre potenciais penalizações à equipa depois da Federação Internacional do Automóvel não ter imediatamente aplicado qualquer sanção. Os rumores dão conta de um potencial acordo entre FIA e Red Bull, que lembra o que aconteceu com a Ferrari, mas também da possibilidade dos pilotos da equipa virem a perder pontos no campeonato do ano passado, podendo resultar na retirada do título de Max Verstappen. Isso parece longe de poder acontecer e Helmut Marko afirma que são disparates.

“Como disse, ainda não estamos conscientes de qualquer culpa, razão pela qual as discussões com a FIA ainda estão em curso”, disse Marko ao F1-Insider. “Mas os rumores de que Max poderia perder o seu título mundial de 2021, por exemplo, são um perfeito disparate. O passado mostrou que mesmo as violações extremas dos regulamentos foram punidas de forma muito branda pela FIA”.

Tem sido evidente que os responsáveis das equipas rivais da Mercedes e Ferrari estão a pressionar a FIA a aplicar sanções significativas que vão para além de uma mera multa, mas o responsável da Red Bull mantém a postura que o regulamento não foi violado.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

18 comentários

  1. Pity

    14 Outubro, 2022 at 10:00

    Ah! Entendi! “O passado mostrou que mesmo as violações extremas dos regulamentos foram punidas de forma muito branda pela FIA” Como no passado era tudo uma rebaldaria, podem fazer o que quiserem que nada acontece.
    Penalização suficientemente dissuasora, sem chegar ao extremo de retirar o título, é o que espero.

    • asfonseca

      14 Outubro, 2022 at 11:59

      A RB assumiu perfeitamente que segundo o passado, a penalização nunca colocará em causa os resultados desportivos. Assim,e bem a RB assume que pode ultrapassar o tecto orçamental que não perderá o tilulo. Na prática benefecia-se o infractor.
      Não concordo com não retirar pontos (perder o titulo pode ser consequencia, neste caso), pois quando se gasta mais dinheiro do que o permitido é para melhorar o rendimento dos carros, que podem significar umas décimas por volta reflectidos nuns segundos por prova que no fim podem dar um titulo.
      O problema é no regulamento não estar descrto perfeitamente as penalizações. Se o Max perder o titulo devido a isto era mau para ele, pois não tem culpa desta gestão da equipa, mas no fim é beneficiado pela maior competitividade do carro que lhe deu um titulo (e não estou com a polémica da ultima prova do campeonato aqui envolvida) .
      Se não castigarem severamente agora, o que impede nos anos seguintes as restantes equipas com bolsos cheios como a Mercedes e Ferrari de ultrapassarem? Não podem ser mais penalizadas do que a RB desta vez, a desculpa, de foi a primeira vez não cola, se efectivamente poderá ter dado um titulo, qie os beneficiou no patrocinio da Oracle etc.
      Tudo perfeitamente evitável com um regulamento bem escrito.

      • Pity

        14 Outubro, 2022 at 12:54

        No geral concordo, mas vamos comparar o incomparável:
        em 2007, a McLaren pagou uma multa de 100 milhões e perdeu os pontos nos construtores,, ou seja, levou um duplo rombo, já que não recebeu as verbas a que teria direito, mas os pilotos nada sofreram.
        Usando o mesmo raciocínio, já que o piloto não tem culpa das trafulhices da equipa, apesar de beneficiar com elas, eu penalizaria apenas a equipa, seja com retirada total ou parcial dos pontos, o que diminuiria a verba a receber, ou / e redução de tempo em túnel de vento (o que iria doer bastante). Seja qual for a penalização, ela deve ser divulgada e não com acordos secretos, como aconteceu com a Ferrari.

        • asfonseca

          14 Outubro, 2022 at 14:37

          Entendo o raciocinio relativamente ao patrocínio, mas na prática o que interessa é o titulo de Pilotos, o de construtores não tem impacto nem expressão, penso que li algures que a Oracle só deu o patrocínio devido ao campeonato do Max (mas pode ter sido a RB a preparar e querer implciar uma perca de patrocinio elevada).
          Mas seguindo esse raciocinio, um piloto doutra equipa que perde o campeonato com alguem que na prática tem o carro ilegal faz sentido? Alem de que o campeao ajuda o campeonato dos construtores (no ano passado não foi assim, mas por margem pequena).
          Na prática se tirarem pontos à RB, mas não ao piloto, eles tornam a fazer mesmo, gastam mais dinheiro e apostam no titulo de pilotos, o que aparece na capa dos jornais é o piloto que ganha provas, e aparece o patrocinio no carro de quem ganha.
          O titulo do ano passado já está manchado e está, independentemente do castigo, é apenas mais alguma coisa a ajudar, para o bem e para o mal. No limite o Max fica campeão sempre com uma aurea de polémica, caso retirassem o titulo a polémica existira sempre e seria o Hamilton a ser acusado de ganhar o titulo na secretaria (não comento as decisões da ultima prova, que isso já é história).

          • jo baue

            14 Outubro, 2022 at 16:08

            De acordo. E não há nenhum precedente em sentido contrário. É só ver os campeonatos que roubaram aos pilotos da Ferrari em 2005/2006 (mass damper), 2007 ( aqui por 1 pontoque não seria o escândalo), ou 2008 ( McLadren a correr com um Ferrari-B ou a trafulhice de manterem os pontos de Singapura), nos anos MB (jantes furadas, testes secretos, óleo cheirado a kms, DAS, ilegalidades limitadas, Tokens, sensores fia durante as corridas do vettel ao ponto de o obrigarem nestas a fazer testes, mas a imprensa amiga caladinha), e agora, como antes do domínio dos cruzes, a RBR.

          • Pity

            14 Outubro, 2022 at 16:30

            É exactamente porque a polémica só mudaria de dono, que eu não concordo que retirem o título ao Max. O Max não tem culpa da forma como o título foi atribuído e, apesar dos vários incidentes em que ele e Hamilton se viram envolvidos, o título assentará bem a qualquer deles. Portanto, deixem ficar como está.

          • asfonseca

            14 Outubro, 2022 at 17:16

            É válido e entendo a questão da polémica mudar de lado, mas imaginemos que não existia a ultima corrida e com os incidentes do ano, que para mim foram incidentes de corrida, pelo menos para mim que vejo há muito F1.
            Para o Hamilton seria justo perder o campeonato (por 2 pontos, penso), contra o Max, sabendo que o Max utilizou um carro ilegal para o bater?
            O Max não tem culpa, mas usufruiui e na historia daqui a umas décadas o que aparece e interessa é o titulo de pilotos. Alguem quer saber se quando o Jody Shecktar, James Hunt, Nigel Mansel, etc, foram campeões, quem foi o titulo de construtores? Não me parece, assim, para mim se uma equipa cai, caem todos na equipa, pois recebem milhões (alguns…), para a representar e também se promover. Acho que aqui não vamos estar totalmente de acordo.

          • Pity

            14 Outubro, 2022 at 18:24

            O título de construtores, ou melhor, a classificação final nos construtores, interessa e muito às equipas, por causa dos milhões que recebem da F1. Porque é que pensa que a Alpine e a McLaren estão tão interessadas em ficar na frente uma da outra?

          • asfonseca

            14 Outubro, 2022 at 18:47

            Mas o que recebem da F1 é superior aos patrocínios e ao prestígio? Gostaria de ver um survey à RB, Mercedes e Ferari a questionar qual preferiam, titulo de pilotos ou construtores (caso só pudessem ter um)? Aceito que que esteja completamente errado. Para mim como adepto é como vejo, mas….

          • asfonseca

            14 Outubro, 2022 at 17:18

            É válido e entendo a questão da polémica mudar de lado, mas imaginemos que não existia a ultima corrida e com os incidentes do ano, que para mim foram incidentes de corrida, pelo menos para mim que vejo há muito F1.
            Para o Hamilton seria justo perder o campeonato (por 2 pontos, penso), contra o Max, sabendo que o Max utilizou um carro ilegal para o bater?
            O Max não tem culpa, mas usufruiu e na historia daqui a umas décadas o que aparece e interessa é o titulo de pilotos. Alguem quer saber se quando o Jody Shecktar, James Hunt, Nigel Mansel, etc, foram campeões, quem foi o titulo de construtores? Não me parece, assim, para mim se uma equipa cai, caem todos na equipa, pois recebem milhões (alguns…), para a representar e também se promover. Acho que aqui não vamos estar totalmente de acordo.

          • [email protected]

            16 Outubro, 2022 at 23:08

            Se o dinheiro que gastaram a mais não benificiou os resultados e os pontos que os pilotos conseguiram, porque será que transgrediram? Desde pequeno que me habituei a ver os batoteiros desclassificados. Não estou a dizer que dêm o titulo ao Hamilton. Depois de tudo, penso que ele não o quereria. A sua carreira está acima destas mesquinhices. Mas, o básico, seria repor a verdade e desclassificar a Red Bull e os seus pilotos. Só assim a F1 e a FIA reconquistariam alguma credibilidade. Penso que a Red Bull e o Verstapen deveriam ter tido um pouco de paciencia para conquistar aquilo que possam merecer a título desportivo. E a FIA deveria ajudar a que isso acontecesse naturalmente. Sem pressões
            da FOM, do espetaculo, ou dos lucros. Assim, meus amigos, fica tudo manchado. É batota!

        • [email protected]

          14 Outubro, 2022 at 15:04

          Não tem comparação com 2007, porque em 2007 não ficou provado que a McLaren tivesse usado informação da Ferrari.
          Mas se é verdade que os pilotos não foram prejudicados, não deixa de ser verdade que coisas estranhas aconteceram nas duas últimas corridas e que impediram o Lewis de ser campeão com uma vantagem absurda…

          • jo baue

            14 Outubro, 2022 at 15:53

            “em 2007 não ficou provado que a McLaren tivesse usado informação da Ferrari.”
            Quando espera´vamos que já tínhamos lido de tudo…

          • Pity

            14 Outubro, 2022 at 16:32

            Por isso eu disse que ia comparar o incomparável.
            Que coisas estranhas?

        • [email protected]

          16 Outubro, 2022 at 22:55

          Mas a violação pode ter afetado os resultados desportivos, certo?

  2. inoferreira

    14 Outubro, 2022 at 10:22

    A Red Bull sabe que pode estar descansada

  3. [email protected]

    16 Outubro, 2022 at 1:36

    2021, gamado! 2022, gamado! E assim vamos. Grande campeão este, sim senhor. … A F1 está a ficar pior que a FIFA! :/

  4. [email protected]

    16 Outubro, 2022 at 22:54

    Verifica-se que uma equipa que venceu 2 titulos mundiais
    violou o regulamento financeiro do campeonato. No mesmo ano onde foi “roubar” varios ativos humanos altamente qualificados ao maior rival, pagando-lhes mais. Alguém tem dúvida de qual deverá ser a sanção? Não percebo! Os regulamentos servem para quê?

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado