Fórmula 1: Decisão sobre regulamento dos novos motores poderá ser adiado

Por a 24 Junho 2022 16:44

O anúncio sobre o novo regulamento de unidades motrizes para 2026 deveria acontecer no Conselho Mundial da FIA do próximo dia 29 de junho, mas segundo a publicação Motorsport-Total.com pode ter sido adiado em consequência da saída de Peter Bayer daquele órgão federativo. 

Segundo a publicação alemã, estava tudo pronto para o anúncio da entrada da Porsche na Red Bull a 6 de julho, antes do GP da Áustria no Red Bull Ring, enquanto a Audi vai tornar-se proprietária maioritária da Sauber, com Finn Rausing a manter ações. As unidades motrizes que vão mover os Alfa Romeo/Sauber serão produzidas na Alemanha.

O objetivo era que as novas regras sobre os motores ficassem fechadas até final de junho, mas desde a saída de Peter Bayer, o homem que estava a negociar os regulamentos para 2026, essa data pode sofrer alterações. Ainda não sendo oficial que isso aconteça, o possível adiamento será particularmente desfavorável à Porsche e Audi, que têm parecer favorável da Volkswagen se o regulamento se mantiver como foi negociado até agora. Alguma mudança de última hora pode alterar a decisão do grupo e sem ratificação no Conselho Mundial da FIA, não há anúncio por parte das duas marcas. 

Segundo Toto Wolff, a esperança é que em setembro o regulamento esteja ratificado. “Espero que tenhamos regras fixas em setembro. Se todos se unirem, seria bom”, disse Wolff, acrescentando que na Mercedes são “muito cuidadosos para que as regras sejam aprovadas porque queremos começar, mas as regras também precisam ser corrigidas”. As palavras de Wolff levam a crer que ainda há espaço para negociar a entrada de novos construtores de motores com os já existentes, como por exemplo a chamada regra “CapEx”. “CapEx” significa “Capital Expenditure” e é um item destinado a permitir que novos produtores de unidades motrizes invistam em infraestrutura no futuro sem que os custos entrem no limite de orçamento para o desenvolvimento das unidades, ou seja Porsche e Audi só podem gastar sem limite na produção enquanto o motor não estiver terminado.

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