GP Austrália F1, 2º pelotão: McLaren aproveita problemas alheios | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

GP Austrália F1, 2º pelotão: McLaren aproveita problemas alheios

Jorge Girão by Jorge Girão
11 Abril, 2022
in Autosport Exclusivo, F1, FÓRMULA 1
A A
GP Austrália F1, 2º pelotão: McLaren aproveita problemas alheios

Share on FacebookShare on Twitter

A McLaren venceu a batalha do Segundo Pelotão no Grande Prémio da Austrália, num ressurgimento da equipa de Woking, mas os azares de Alonso e a má qualificação de Valtteri Bottas ajudaram ao sucesso de Lando Norris e de Daniel Ricciardo.

A luta pela primazia atrás das “Três Grandes” tem sofrido bastante flutuações, com a Haas, surpreendentemente, a impor-se no Bahrein, tendo sido a Alpine a elevar-se a líder na Arábia Saudita.
Havia alguma expectativa quanto ao equilíbrio de forças na Austrália, havendo a ideia generalizada de que a equipa do construtor gaulês e a Alfa Romeo poderiam ser as protagonistas, dado terem mostrado ser as mais competitivas em Jeddah.
Os treinos-livres confirmaram as expectativas e, através de Fernando Alonso, a Alpine parecia ser capaz de alcançar um resultado impressionante.
O espanhol mostrou um ritmo rapidíssimo desde cedo e evidenciava ser capaz de ser um agente disruptor na luta pelas duas primeiras linhas da grelha de partida, o que significava colocar-se entre os Ferrari e os Red Bull.

Porém, a qualificação acabaria por ser madrasta para o bicampeão mundial e para Valtteri Bottas, assistindo-se ao surgimento de outros protagonistas – os pilotos da McLaren.
O finlandês da Alfa Romeo apostava numa afinação que privilegiava a velocidade de ponta, contando com as lutas do meio do pelotão, e isso prejudicou-o na qualificação, não passando à Q3 pela primeira vez em 103 eventos, ficando a ideia de que não tinha conseguido explorar todo o potencial do seu monolugar.
Já Alonso, estava ao seu melhor nível, não tendo qualquer dificuldade em alcançar o derradeiro segmento da sessão que define a grelha de partida.

Artigos relacionados

F1, Red Bull contesta avaliação da FIA dos motores… e sobe o tom do protesto

F1, Red Bull contesta avaliação da FIA dos motores… e sobe o tom do protesto

18 Junho, 2026
Evoluções no motor Ferrari podem mudar tudo na F1

Evoluções no motor Ferrari podem mudar tudo na F1

18 Junho, 2026

O piloto da Alpine estava rapidíssimo e nos dois primeiros sectores da sua primeira volta da Q3, era mais rápido que Charles Leclerc, que acabaria na pole-position, mas no terceiro, o sistema hidráulico do seu A522 entrava em falência, impedindo Alonso de realizar reduções de caixa, ao passo que a direcção assistida deixava de funcionar.
A meio de uma curva, o bicampeão mundial não evitava uma saída de pista, acabando a sua qualificação, quando as projecções apontavam para um terceiro lugar na grelha de partida, possivelmente o segundo.

Após a qualificação, Alonso e Bottas viam as suas corridas condicionadas, quando mostravam potencial para ser contendores ao topo do Segundo Pelotão, ao passo que a McLaren, apesar de ter um carro basicamente igual ao que tinha apresentado em Sakhir, conseguia conter os problemas de travões no eixo dianteiro, o que permitia a Lando Norris colocar-se no quarto lugar da grelha de partida, beneficiando dos problemas de Carlos Sainz, mas batendo os dois Mercedes, e Daniel Ricciardo no sétimo à frente de Esteban Ocon.
Para a corrida esperava-se uma estratégia de apenas uma paragem nas boxes, sendo os pneus privilegiados os médios (C3) e os duros (C2) – os macios (C5) eram demasiado frágeis para o asfalto australiano.

Num circuito em que as alterações tinham tornado as ultrapassagens mais fáceis, mas que não eram uma certeza, o arranque poderia ser determinante para a luta pela primazia no Segundo Pelotão, mas Alonso, tentando estrategicamente suplantar o déficit causado pela qualificação, partia com pneus duros, ao contrário dos seus principais adversários.
Norris perdia posições para os dois Mercedes na partida para o Grande Prémio da Austrália, passando a liderar atrás das “Três Grandes”, seguido pelo seu colega de equipa, Ocon, Pierre Gasly, Alonso, Yuki Tsunoda e Bottas.

O francês da Alpine não conseguiu acompanhar o ritmo dos dois McLaren, permitindo o isolamento de Norris e Ricciardo.
Alonso e Bottas conseguiram ver-se livres do AlphaTauri à sua frente, mas antes dos pilotos realizarem as trocas de pneus estavam já a oito e nove segundos, respectivamente, do inglês da equipa de Woking.
O espanhol, com uma estratégia diferente, arrancou com pneus duros, mantinha-se em pista, não podendo aproveitar a segunda situação de Safety-Car – provocada pelo despiste de Sebastian Vettel, vigésima terceira volta; a primeira tinha sido despoletada pela saída de pista de Carlos Sainz, na segunda – acabando o agrupamento do pelotão e a passagem pelas boxes de quase todos os pilotos por o prejudicar.
Para agravar a situação do homem da Alpine, uma situação de Safety-Car Virtual, na trigésima nona volta – devido ao abandono de Max Verstappen – obrigou-o a entrar nas boxes, quando ainda era demasiado cedo, atirando-o para a cauda do pelotão.

Integrado num “comboio de DRS”, liderado por Lance Stroll, Alonso teve dificuldades em ganhar posições, acabando por destruir os seus pneus médios, o que o obrigou a passar novamente pelas boxes.
Num fim-de-semana em que mostrou ter performance para incomodar os Red Bull em qualificação, o piloto da Alpine terminava num desapontante décimo sétimo lugar e último entre os classificados.
Bottas, por seu turno, estava também envolvido no grupo liderado por Stroll, perdendo muito tempo até se conseguir desenvencilhar-se do canadiano e de Gasly, o que conseguiu apenas na quinquagésima segunda volta, estava já a 10,3s de Ocon, o oitavo (Alex Albon não tinha ainda parado), e a 22,4s de Norris.

Nas seis voltas que restavam, o piloto da Alfa Romeo recuperaria 3,5s ao francês e 7,3s ao inglês da McLaren, tendo ainda assinado pelo caminho a quinta volta mais rápida da corrida, a menos de dois décimos de segundo da marca de Russell e mais rápido que Hamilton.
Mais uma vez, a equipa de Hinwil não conseguia ao longo de todo o fim-de-semana explorar totalmente o potencial do seu monolugar, tendo uma qualificação menos conseguida, comprometido a corrida de Bottas, que terminou em oitavo atrás dos dois McLaren e de Ocon.

Norris e Ricciardo, num circuito menos exigente para os travões, conseguiam maximizar as oportunidades, vencendo o Segundo Pelotão, apesar do inglês ter de realizar as três últimas voltas a poupar gasolina, perdendo cerca de 6,7s no total.
Foi um susto, mas no final era Norris que levava a melhor, acompanhado de perto por Ricciardo.

Tags: Formula 1GP Austrália F1Jorge Girão
Jorge Girão

Jorge Girão

Artigos relacionados

F1, Red Bull contesta avaliação da FIA dos motores… e sobe o tom do protesto
Destaque Homepage

F1, Red Bull contesta avaliação da FIA dos motores… e sobe o tom do protesto

by José Luis Abreu
18 Junho, 2026
Evoluções no motor Ferrari podem mudar tudo na F1
Destaque Homepage

Evoluções no motor Ferrari podem mudar tudo na F1

by José Luis Abreu
18 Junho, 2026
Next Post

Confirma-se! O Maserati Coupé azul era mesmo o novo GranTurismo Folgore

GP Austrália F1: Otmar Szafnauer tem dúvidas sobre a Haas

GP Austrália F1: As reações dos pilotos no fim da prova

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Rali de Castelo Branco: ‘Waze’, horários e mapas

Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão: Rúben Rodrigues ao ‘ataque’ da liderança do CPR

18 Junho, 2026
Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão: Guia do Espectador e Mapas da prova

Rali de Castelo Branco/Vila Velha de Ródão: Lista de inscritos com oito RC2

18 Junho, 2026
Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão: cortes de estrada WAZE para melhores acessos às Zonas Espetáculo

Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão: cortes de estrada WAZE para melhores acessos às Zonas Espetáculo

18 Junho, 2026
Rali de Castelo Branco: ‘Waze’, horários e mapas

Rali de Castelo Branco: ‘Waze’, horários e mapas

18 Junho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright