Prodrive desenvolve combustível sustentável para os desportos motorizados

Por a 13 Outubro 2021 17:29

Depois da Prodrive ter ‘desenvolvido’ muita adrenalina aos adeptos dos desportos motorizados, o preparador britânico será uma das primeiras grandes equipas do mundo a competir com uma nova geração de combustíveis sustentáveis avançados num campeonato da FIA, o que irá fazer no Dakar.

A Prodrive/Bahrain Raid Xtreme (BRX) utilizará este combustível no Rali Dakar de forma a demonstrar que tais combustíveis sustentáveis podem ser utilizados como um substituto directo dos combustíveis fósseis em veículos de produção. E esta é uma solução intermédia muito significativa, pois as emissões de C02 com estes combustíveis podem ‘cair’ até 80%.

A Prodrive tem vindo a desenvolver combustível sustentável ao longo dos últimos oito meses em conjunto com Coryton Advanced Fuels, empresa com sede no Reino Unido. Denominado Prodrive ECOpower, foi especificamente desenvolvido para demonstrar os benefícios ambientais da mais recente tecnologia de combustível sustentável.

Os principais componentes são o biocombustível da geração 2, fabricado a partir de resíduos agrícolas, e os combustíveis criados através da captura de carbono da atmosfera. Como resultado, o combustível reduz as emissões de gases com efeito de estufa em 80% em comparação com a gasolina equivalente.

O presidente da Prodrive, David Richards, afirmou: “Sou um grande defensor dos desportos motorizados, e por isso estamos a assumir a liderança no desenvolvimento, prova e promoção de novas tecnologias que podem ajudar a enfrentar as alterações climáticas. Cobrindo milhares de quilómetros através dos terrenos mais difíceis, no Dakar e noutras provas de todo o terreno, esse é o ambiente perfeito para mostrar os benefícios da próxima geração de combustíveis sustentáveis e demonstrar que podem ser utilizados em veículos rodoviários para reduzir a utilização de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo que continuam a oferecer o mesmo desempenho e alcance”.

O combustível foi desenvolvido nas instalações da Prodrive Powertrain na sua sede em Banbury, no Reino Unido, e foi já utilizado no Prodrive Hunter T1+ da equipa BRX, no mesmo motor, não modificado, que anteriormente funcionava com gasolina. Embora o Prodrive ECOpower tenha sido desenvolvido para utilização em desportos motorizados, este combustível sustentável pode ser utilizado como um substituto direto da gasolina sem chumbo em quase todos os veículos e a empresa planeia utilizar um combustível quase idêntico em vários dos seus veículos rodoviários para provar ainda mais a tecnologia.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado