Dakar: Alterações nas regras
Este ano, novamente as regras sofreram algumas alterações e visam, uma vez mais, garantir o máximo de igualdade de condições quando se trata de navegação, e também ‘abrandar’ os veículos para tornar a corrida mais segura. O roadbook será entregue 10 minutos (para os carros) ou 20 minutos (para as motos) antes do início de cada etapa. Após um teste em certas etapas de 2020, desta vez será em toda a prova. Além disso, as equipas nas categorias automóvel, SSV e camião receberão uma versão digital do roadbook num ‘tablet’, que eventualmente será alargado às restantes categorias.
O roadbook já destaca as zonas de perigo, mas a partir de agora os concorrentes também receberão avisos sonoros na aproximação às zonas de nível de perigo 2 e 3, para os manter alerta. Além disso, alguns setores especialmente difíceis e perigosos serão categorizados como ‘zonas lentas’ onde o limite de velocidade será ajustado. Quanto aos pneus sobressalentes, a cada moto será concedido um total de seis pneus traseiros para todo o rali.
Os ‘coletes de airbag’, que já são utilizados em várias categorias de estradas e no MotoGP, podem reduzir a gravidade dos ferimentos em caso de acidente grave. Após testes e aprovação no Rally da Andaluzia, foram tornados obrigatórios para as categorias de motos e quads.
Foram ainda introduzidas penalizações por mudanças de motor, há alguns anos para obrigar os pilotos a andar com cuidado. A partir do próximo ano, serão aplicadas penalizações em tempo a partir da segunda mudança de pistão, mesmo que o resto do motor permaneça o mesmo.
De acordo com o objetivo global de encorajar os concorrentes a cuidar bem das suas máquinas, os motociclistas já não poderão trabalhar nas suas motos nos postos de reabastecimento. A paragem de 15 minutos será reservada para reabastecimento e repouso.
Repete-se ainda o Dakar Expirience, que permitiu a 22 equipas, no ano passado, que tiveram a oportunidade de permanecer na corrida apesar de terem abandonado a prova. O objetivo é permitir que os amadores ‘rookies’ ganhem experiência para o futuro.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






