F1: Sabia que Vettel, a seguir a Latifi, é o piloto mais ‘arrasado’ em qualificação pelo colega de equipa? | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

F1: Sabia que Vettel, a seguir a Latifi, é o piloto mais ‘arrasado’ em qualificação pelo colega de equipa?

José Luis Abreu by José Luis Abreu
13 Dezembro, 2020
in F1, FÓRMULA 1, Newsletter
A A
FÓRMULA 1, TESTES BARCELONA: DAS Mercedes…

Share on FacebookShare on Twitter

Ainda faltam umas horas para o fim da época de Fórmula 1, mas há um dado que já pode ser analisado. A luta de colegas de equipa em qualificação. É sempre um tema interessante, já que havendo diferenças entre todos os monolugares das 10 equipas do plantel, a melhor comparação possível é sempre entre colegas de equipa e nesse particular há dados interessantes.

O primeiro é que só houve dois casos em que um dos pilotos foi completamente ‘esmagado’ em qualificação. Alex Albon, na Red Bull e Nicholas Latifi, na Williams. Em todos os restantes houve mais ou menos equilíbrio.

De referir que nesta lista nem todas as somas redundam em 17 qualificações, já que há vários casos em que não faz sentido atribuir uma derrota a um piloto, quando este teve qualquer tipo de problema que distorce o resultado. Neste caso, e para além das ausências/pilotos substitutos (aconteceram vários este ano), na McLaren houve várias nuances que só permitem comparar 13 qualificações.

Artigos relacionados

Lista de inscritos do Rali da Finlândia confirma plantel de luxo: Jari-Matti Latvala de volta

8 Julho, 2026
24h Le Mans: Toyota em busca da sexta vitória

WEC, 6h de São Paulo: Informações e Horários

7 Julho, 2026

Regra geral, e apesar dos ‘resultados’, houve imensos casos com diferenças ‘marginais’.

Por exemplo, apesar de Lewis Hamilton ter ‘batido’ Valtteri Bottas 12 vezes, face a 5 poles do finlandês a margem entre ambos ficou abaixo de um décimo, em média.

Na Red Bull, Verstappen ‘cilindrou’ Albon (17-0) e a diferença em qualificação foi quase meio segundo. É muito, tendo em conta o nível que se exige aos pilotos da equipa. Por aqui se percebe parte das razões que Albon está com um pé fora da equipa.

Que Lance Stroll é rápido em qualificação, já todos sabemos, e daí que perde apenas 7-5 para Sergio Pérez, com uma margem média de 150 centésimos.

Carlos Sainz bate Lando Norris na McLaren por 8-5, mas por uma margem mínima, menos de meio décimo.

Uma das surpresas do ano foi a derrota de Sebastian Vettel por 14-3 face a Charles Leclerc, e pior do que isso a margem, quase oito décimos de média, que é ‘só’ a maior do ano.

Daniel Ricciardo também bateu Esteban Ocon claramente, por 15-2, sendo a margem também significativa, quase quatro décimos.

Outra diferença acentuada é a de Pierre Gasly face a Daniil Kvyat, 12-4, mas aqui a média de diferença é mais ou menos curta, menos de dois décimos.

George Russel bate Nicholas Latifi por 16-0 e esta é a segunda diferença mais acentuada do ano entre colegas de equipa, quase seis décimos.

Na Alfa Romeo, Antonio Giovinazzi bate Kimi Raikkonen po 9-8, com uma média de margem menor que meio décimo.

Por fim, Kevin Magnussen bate Romain Grosjean por 7-6, com uma margem, também, irrisória, menos de meio décimo.

São dados interessantes que mostram claramente algumas diferenças entre colegas de equipa, que por sua vez se refletem nos resultados em corrida, ainda que aí entrem na equação muito mais variáveis.

Claro que o que conta no final para a ordem no campeonato, são os pontos, mas as qualificações mostram a rapidez natural de cada piloto.

Assim que possível, vamos fazer uma tabela de campenoato, de acordo com as ‘classificações’ das qualificações e depois compará-la com a das corridas.

José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Newsletter

Lista de inscritos do Rali da Finlândia confirma plantel de luxo: Jari-Matti Latvala de volta

by José Luis Abreu
8 Julho, 2026
24h Le Mans: Toyota em busca da sexta vitória
Newsletter

WEC, 6h de São Paulo: Informações e Horários

by Fábio Mendes
7 Julho, 2026
Next Post
GP Abu Dhabi F1: Lewis Hamilton não está a 100%

GP Abu Dhabi F1: Lewis Hamilton não está a 100%

GP Abu Dhabi F1: Fernando Alonso de volta os comandos do Renault R25 (Vídeo)

F1, Daniel Ricciardo: "V10 mais intimidante que os V6"

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários

Lista de inscritos do Rali da Finlândia confirma plantel de luxo: Jari-Matti Latvala de volta

8 Julho, 2026
Fernando Barrichello estreia Jaguar GEN4 no Festival de Goodwood

Fernando Barrichello estreia Jaguar GEN4 no Festival de Goodwood

8 Julho, 2026
X-Offroad: Clássicos do Todo-o-Terreno Regressam ao Couço

X-Offroad regressa ao Couço com as velhas glórias do todo-o-terreno nacional

8 Julho, 2026
Sébastien Loeb e a arte de encantar ao volante

Sébastien Loeb e a arte de encantar ao volante

8 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright