Dan Ticktum será o novo piloto de desenvolvimento da Williams em 2020. O piloto, que já tem assegurada a presença na F2 com a DAMS, irá estar assim mais perto da F1.
Ticktum era membro do programa da Red Bull mas, apesar do seu talento, as atitudes do jovem começaram a não agradar aos responsáveis que terminaram a ligação este ano. Foi vice-campeão na F3 europeia mas levantou suspeitas sobre o aumento de forma de Mick Schumacher na segunda metade da época e na sua passagem pelo Japão, também com pouco sucesso. Já esteve envolvido em algumas polémicas e esteve dois anos banido da competição nos tempos da F4 britânica, por ter propositadamente provocado um acidente, em situação de Safety Car.
Ticktum é um piloto com talento e as duas vitórias em Macau são a prova, mas a sua propensão para comentários menos próprios terão sido um dos factores que levaram a sua dispensa do programa da Red Bull, além da justificação oficial, que apontava para a falta de resultados como o principal factor. Mas agora o caminho para a F1 parece ter novo rumo e pode passar pela Williams:
“É um privilégio fazer parte da Williams Racing Driver Academy, especialmente considerando a incrível herança da Williams no nosso desporto”, disse Ticktum. “O tempo no simulador e a experiência de trabalho com a equipa serão de grande importância para o meu desenvolvimento. Estar totalmente integrado nas operações será uma oportunidade fantástica e espero ajudar sempre que puder”.
A vice-diretora da Williams, Claire Williams, disse: “Estou muito feliz que Dan, outro jovem talento britânico, se tenha juntado à Williams Racing Driver Academy. A sua capacidade ao volante foi demonstrada com sucessos consecutivos no prestigioso Grande Prémio de Macau em 2017 e 2018. O conhecimento técnico de Dan será inestimável para a equipa e estamos ansiosos para o ajudar a crescer e desenvolver em 2020.”










