CRÓNICA: Estou preocupado com o WRC

Por a 11 Dezembro 2019 13:48

Uma

apresentação de uma marca é sempre um momento importante no

desporto motorizado, e mesmo que as novidades não sejam muitas – o

que neste momento em que escrevo é incerto, porque a apresentação,

da Skoda MotorSport, ainda não decorreu, é sempre bom falar com os

colegas jornalistas que seguem o WRC, de várias proveniências, e

todos eles têm um ponto em comum: estão preocupados com o futuro do

WRC. O que também se passa comigo…

A

saída da Citroën foi uma notícia muito má e ainda que o

campeonato de 2020, se espere novamente competitivo, com Sébastien

Ogier e Elfyn Evans na Toyota, face a Thierry Neuville e Ott Tanak na

Hyundai, é preciso olhar mais longe e esse horizonte tem muitas

nuvens negras.

Neste

momento nem sequer é possível garantir que os híbridos no WRC vão

ver a luz do dia em 2022, já que as marcas têm de dar o “sim ou

sopas” à FIA até abril de 2020, e se algo falhar, a possibilidade

da FIA dar um forte passo atrás é muito forte.

Esse

passo atrás pode fazer os adeptos sentirem-se como na transição de

1986 para 1987, e embora a passagem dos atuais WRC para uma espécie

de R5 Plus como topo do WRC para obviar custos e dar um passo atrás

para dar depois dois à frente, não fosse, se acontecesse, tão

radical, a verdade é que o WRC está a passar por momentos difíceis.

Fonte

da FIA diz que está na calha a decisão para um novo construtor, e

mesmo não dizendo qual, todos os que nos lembramos, parecem

improváveis. Subaru? Talvez, repetir algo que já teve muito sucesso

na marca. Mitsubishi, que passou por momentos muito difíceis e está

a reerguer-se. Opel? Não, está no Grupo PSA. Algo vindo da aliança

Renault/Nissan? Com a Renault na F1 e a Nissan na Fórmula E parece

difícil. Nem sequer é fácil olhar para a lista de marcas e

especular.

O

Grupo Volkswagen já disse que desporto motorizado, só

‘eletrificado’. Até a Audi está na corda bamba no DTM.

Mesmo que

a FIA optasse pelos R5 Plus para o topo dos ralis, mesmo havendo oito

marcas com R5, é mais fácil excluir que acrescentar. Citroën C3

R5, Ford Fiesta R5 MK2, Hyundai i20 R5, Peugeot 208 T16 R5, Proton

Iriz R5, Škoda Fabia R5 evo e Volkswagem Polo GTI R5. A Toyota tem o

Etios R5, mas não é um produto global, a Mitsubishi tem o Mirage,

mas com homologação ‘local’.

A Toyota já mostrou vontade de

construir um R5, deve estar a fazê-lo no segredo dos deuses, mas

ainda é cedo. Portanto, também não seria um caminho fácil.

A

verdade é que os novos WRC de 2017, e o sucesso imediato que

trouxeram, ‘adormeceram’ os responsáveis do WRC, e esta recente

febre dos construtores com a eletrificação – não podem deixar de

ir atrás das modas – está a colocar problemas ao WRC que se

atrasou nesse aspeto.

O WEC tem híbridos há uma década, a F1

desde 2014, e já tinha KERS e afins, o WorldRX marcou passo porque

os construtores não quiseram ‘virar’ elétricos já em 2020, e o

WRC, se tiver ‘eletricidade’ será em 2022, e com sistemas muito

básicos para o que já existe na indústria automóvel.

Portanto, estou oficialmente seriamente preocupado com o WRC e temo nova travessia do deserto a médio prazo. Espero, muito sinceramente, que não seja assim…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado